quarta-feira, 27 de abril de 2022

CONHECENDO A CASA DE BERNARDO AUGUSTO DA VEIGA Nesta foto da década de 1890, vemos a residência da família de Bernardo da Veiga, no Alto da Glória, Curitiba, construída em 1896, ao lado da Capela Nossa Senhora da Glória.

 CONHECENDO A CASA DE BERNARDO AUGUSTO DA VEIGA
Nesta foto da década de 1890, vemos a residência da família de Bernardo da Veiga, no Alto da Glória, Curitiba, construída em 1896, ao lado da Capela Nossa Senhora da Glória.


Pode ser uma imagem de 1 pessoa
CONHECENDO A CASA DE BERNARDO AUGUSTO DA VEIGA
Nesta foto da década de 1890, vemos a residência da família de Bernardo da Veiga, no Alto da Glória, Curitiba, construída em 1896, ao lado da Capela Nossa Senhora da Glória. Mais tarde ele construiu outra casa no outro lado da Capela, ambas na Avenida João Gualberto (antiga Boulevard 2 de Julho).
Bernardo Augusto da Veiga nasceu em Alfenas, Minas Gerais, em 06/01/1867. Advogado, jornalista e ervateiro, foi proprietário do jornal “Diário da Tarde” por um tempo. Ocupou interinamente o cargo de diretor do Museu Paranaense em 1900, durante a doença de Agostinho Ermelino de Leão.
Casou aos 30 anos de idade com a viúva de Francisco Fasce Fontana, Maria das Dores Leão em 1897. Tiveram três filhos, Gabriel (nasceu em 1898), Maria Dolores (nasceu em 1900) e Agostinho Bernardo (nasceu em 1904).
Bernardo Augusto da Veiga enquanto dono do jornal “Diário da Tarde” acabou em uma briga política com Vicente Machado, então presidente do Paraná. Em razão disso mudou-se com a família para a Europa.
Esta casa infelizmente foi demolida, hoje tem um edifício no local.
(Foto: Acervo Casa da Memória)
Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário