OS PRIMEIROS ÔNIBUS DE CURITIBA
Que tal dar um passeio no tempo e embarcar num dos primeiros ônibus de Curitiba e ir até ao Bacachery, Portão, Alto Cajuru, ou ... ?
Em 1928, começaram a circular os primeiros ônibus da Companhia Força e Luz do Paraná
Que tal dar um passeio no tempo, até a década de 1920, e embarcar num dos primeiros ônibus de Curitiba e ir até o Bacachery ?
(Foto: curitiba.pr.gov.br).
Paulo Grani
(Foto: curitiba.pr.gov.br).
Paulo Grani
Auto-Omnibus da linha Praça Zacharias-Portão.
Ônibus da linha Centro-Alto Cajuru.
OS PRIMEIROS ÔNIBUS DE CURITIBA
Que tal dar um passeio no tempo e embarcar num dos primeiros ônibus de Curitiba e ir até ao Bacachery, Portão, Alto Cajuru, ou ... ?
Em 1928, começaram a circular os primeiros ônibus da Companhia Força e Luz do Paraná, a nova responsável pelo transporte coletivo. Dois anos mais tarde começaram a aparecer as linhas particulares de ônibus, apesar dos bondes ainda serem a preferência da população.
Procurando granjear fregueses e confiança a Auto Viação Brasil lança seu primeiro "auto-omnibus" conforme texto publicado no jornal Dezenove de Dezembro, à época:
"Damos aqui dois flagrantes da nossa objetiva, tomados por ocasião da saída, hontem, do novo, elegante e possante auto-omnibus que vae fazer, a preços populares, o serviço de passageiros entre a praça Zacharias e o populoso arrabalde do Portão. Como se vê no clichê, o novo omnibus é de linhas elegantíssimas e de grande lotação.
Sua corrosserie, de acabamento luxuoso, com assentos estufados e revestidos de couro, foi construída em Curytiba nas grandes officinas da firma Rogge e Irmaos. É montada em chassis de caminhão Graham Brothers, de 6 cilindros e grande resistência. Graças ao molejo aperfeiçoado dos caminhões Graham Brothers, o novo omnibus offerece o maior conforto aos passageiros.
O grande carro, propriedade da nova empresa de transportes urbanos "Auto Viação Brasil", fará o percurso da praça Zacharias ao Portão acompanhando a linha dos Bonds ao preço de 200 réis até o Agua Verde e mais 200 réis dali ao Portão.
É este o primeiro carro da nova empresa que já tem encommendado outro de maior capacidade.
Este novo carro que dentro de pouco tempo trafegará na cidade [...] terá freios hidraulicos nas quatro rodas, o que garantirá perfeita segurança aos 34 passageiros de sua lotação. Este chassis foi encommendado na Soc. Importadora de Automóveis Ltda., à Rua Ébano Pereira 5 e 7, agência dos afamados carros Doodge e caminhões e omnibus Grahm Brothers [...]."
Fotos: gazetadopovo.com.br / cmc.pr.gov.br / facebook)
Paulo Grani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário