Nas décadas de 50 e 60 as ruas de São José dos Pinhais transformaram-se em pistas para corridas das carreteiras, carros Ford ou Chevrolet modificados com motor V8.
O Automobilismo fez sua primeira aparição oficial no Brasil em 1908, quando o Automóvel Clube do Brasil em parceria com o Automóvel Clube de São Paulo realiza a primeira corrida automobilística do país. Nas décadas de 20 e 30 começavam as corridas regulares no país e por volta de 10 anos depois chegaram a São José dos Pinhais.
Nas décadas de 50 e 60 as ruas de São José dos Pinhais transformaram-se em pistas para corridas das carreteiras, carros Ford ou Chevrolet modificados com motor V8. A mobilização na cidade era tamanha que até as principais ruas eram fechadas para a disputa, incluindo a XV de Novembro. Competiam na cidade nomes como Adir Moss, Agostinho Tozo, Germano Schlögl, Miroslau Socachewski, Waldemiro Lopes, Euclides Bastos, Paulo Buso, Angelo Cunha e Vaz Lobos. Muitos participaram até das gloriosas “Mil Milhas de Interlagos”. Germano, com a parceria de Euclides Bastos (Perereca), atingiu o melhor resultado nesta prova, um 4º lugar em 1956.
Em 1977 o contorno sul de São José dos Pinhais estava inacabado e o trecho de terra virou pista de corrida. Já no ano de 1982 dez pilotos são-joseenses participaram da primeira corrida em Mafra-SC, de onde retornaram com a ideia de montar um autódromo na cidade, assim nasce o antigo Autódromo Moacir Piovesan, localizado no bairro Agaraú e gerenciado por Fredolin Mühlstedt, que em 1985 recebeu os primeiros eventos oficiais de Velocidade na Terra pelo Campeonato Paranaense. Após seu fechamento, Gastão Vosguerau reuniu esforços e criou em 1997, dentro do Frigorífico Argus, o Autódromo de São José dos Pinhais. Atualmente o Velocidade na Terra abrange diversas categorias e municípios.
Imagens da década de 1950 retiradas do álbum fotográfico de Germano Schlögl.
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