quinta-feira, 28 de abril de 2022

Em 1895, descendentes de alemães em Curitiba, fundaram o "Radfahrer Club de Curityba", uma agremiação só de ciclistas. Organizados, seus membros usavam uniformes e tinham até estandarte para identificação/divulgação.

 Em 1895, descendentes de alemães em Curitiba, fundaram o "Radfahrer Club de Curityba", uma agremiação só de ciclistas. Organizados, seus membros usavam uniformes e tinham até estandarte para identificação/divulgação.


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Em 1895, descendentes de alemães em Curitiba, fundaram o "Radfahrer Club de Curityba", uma agremiação só de ciclistas. Organizados, seus membros usavam uniformes e tinham até estandarte para identificação/divulgação.

A bicicleta foi a primeira condução mecânica que rodou pelas ruas de Curitiba duas décadas antes do primeiro automóvel aparecer por aqui, em 1903. Naquela época, os meios de locomoção dos curitibanos se restringia aos cavalos de montaria, carroças, carruagens de aluguel e charretes particulares. Coletivamente, os bondes de mulas tinham itinerários, desde 1887. Assim, alternativamente, muitos cavalheiros e damas da elite usavam as bicicletas também como meio de transporte e, também, em competições.

O espanhol Laffite, montou aqui a sua "Oficina Central" de consertos (foto 3) e revenda de bicicletas bem antes da virada do século 20. No limiar de 1900, Paulo Hauer vendia em sua loja, na Praça Tiradentes, as afamadas bicicletas alemãs da marca Dürkop.

Existiam, também, duas oficinas que arrendavam as magrelas; uma delas ficava no início da Rua Westphalen e a outra na antiga Rua Ivahy, hoje Getúlio Vargas. Essa última pertencia a João Destéfani (Jango), tio do Cid Destefani.

O gosto pelas magrelas se expandiu por Curitiba. Todo piá sonhava em ganhar sua bicicleta no Natal, prometida muitas vezes para aqueles que passassem de ano na escola. Os de menores posses se contentavam em emprestar dos amigos mais abonados, ou então, quando arrumavam alguns trocados, alugavam as bicicletas.

Houve tempo em que as competições ciclísticas eram famosas na cidade. Principalmente na década de 1950, quando as lojas Hermes Macedo e Prosdócimo patrocinavam as corridas com as disputas de ciclistas que se tornaram célebres campeões, como o foi José Kalkbrenner Filho, que chegou a vencer campeonato sul-americano.

(Extraído e adaptado da Gazeta do Povo. - Fotos: gazetadopovo.com.br; Pt.wikipedia.com)

Paulo Grani. 

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