terça-feira, 3 de janeiro de 2023

A XV de Novembro é conhecida também como "Rua das Flores"

 

A XV de Novembro é conhecida também como "Rua das Flores"

No ano de 1857, Curitiba tinha 12 vias importantes, pelas quais a população passava diariamente. Eram elas a Rua do FogoRua DireitaRua da EntradaRua da CariocaEstrada da MarinhaRua FechadaRua do RosárioRua do Nogueira, Rua das Flores, Rua do ComércioRua do Saldanha e Rua da Assembleia.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua XV de Novembro - Curitiba Space

Rua das Flores é sem dúvida a mais famosa da cidade e reúne moradores e turistas de todos os lugares em uma só via. O termo “das Flores” deu lugar ao “XV de Novembro”, que homenageia a data da Proclamação da República do Brasil. Durante sua história, o local teve sua ocupação datada na metade do século XIX em função do enriquecimento da cidade oriundo do ciclo da erva-mate. Na então Rua das Flores, o cenário era formado por casas térreas mal alinhadas que abrigavam roseiras e trepadeiras, justificando assim o nome. Após a visita do Imperador D. Pedro II, em 1880, a via foi batizada como Rua da Imperatriz, fato que perdurou por pouco tempo, até a Proclamação da República.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua XV de Novembro - Curitiba Space

Até a década de 1930, a Rua XV de Novembro teve o panorama alterado com a construção de edificações ecléticas que tornariam a região baseada em três pilares: comércio, habitação e lazer. Além da conotação comercial, o local passou a ganhar ares de centro cultural da cidade ao abrigar a tradicional e histórica Cinelândia de Curitiba com o Cine AvenidaPalácio e o Ópera.

No dia 20 de maio de 1972, a Rua XV de Novembro, que fica bem no centro de  Curitiba, se tornou a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do país. A ação, na década que marcou o planejamento urbano da cidade, desagradou parte da população, que usava a via diariamente. Com isso, o centro ganhou um grande corredor de passagem, em uma época com vários cinemas de rua, bares e lojas na XV. O calçadão, como é conhecido, começa na Praça General Osório e se estende até a Praça Santos Andrade.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua XV de Novembro - Curitiba Space

No seu trajeto, destaque para a Boca Maldita, o Bondinho, a Galeria Tijucas, o Palácio Avenida, o cruzamento com a Marechal Floriano Peixoto, as casas antigas, as lojas de departamento, a Associação Comercial do Paraná, o Correio Velho e o prédio histórico da UFPR. Diariamente, vários personagens da cidade são vistos na via, como o Oil Man, a “Mulher da Cobra”, o Leão Brasil e outros.

Dois anos depois do calçamento, em 1974, a paisagem da Rua XV foi tombada como Paisagem, por lei estadual.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua XV de Novembro - Curitiba Space

Após o fim do calçadão, na esquina com a Rua Presidente Faria, a Rua XV de Novembro mantém seu espaço para os carros. A via se estende até o bairro que ajudou a nomear, o Alto da XV.

Referências:
HOERNER Jr, Valério. Ruas e Histórias de Curitiba, 2° edição. Curitiba: Artes & Textos, 2002. 183p.
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.
PATRIMÔNIO CULTURAL. Paisagem Urbana da Rua XV de Novembro. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.
URBAN, Raul Guilherme. Os 40 anos do calçadão da XV. Disponível em <http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2012/00118814.pdf>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário