terça-feira, 3 de janeiro de 2023

BANCA DE FRUTAS DO NAGIB

 

BANCA DE FRUTAS DO NAGIB




Mostrando para a minha sogra o catálogo da exposição do fotógrafo Synval Stocchero, numa das fotos ela comentou que tratava-se da região do Edifício Tijucas e perto da banca do Nagib!
Opa! Há anos eu conheço essa banca de frutas pois morei na região por muito tempo. As frutas são sempre muito bonitas e esse tipo de comércio individual (merceria, armazém, quitanda), são cada vez mais raros de se encontrar. Depois dessa minha mania de fotografar tudo, sempre que passava em frente a essa banca de frutas, tinha vontade de fotografa-la, tanto que uma vez a fotografei de dentro do carro e postei aqui mesmo sob o título de Quitanda, ao que me corrigiu minha sogra dizendo que o seu Nagib tem uma banca de frutas, quitanda implicaria na venda de frutas, verduras e legumes.
Eis que surgiu a oportunidade ideal para conhecer melhor a história dessa banca de frutas. Minha sogra disse que sua família e a família do seu Nagib são amigas desde que ele era um piá! Eram vizinhos e as crianças freqüentavam as casas uma das outras. Já adultos, o seu Nagib ficou amigo também do meu sogro (seu Modesto), que junto com minha sogra (Dona Pina) possuíam uma mercearia no Alto da XV. De madrugada, seu Modesto e o seu Nagib se encontravam no Mercado Municipal para comprar frutas para seus comércios e dai veio a amizade deles.
Com a recomendação da minha sogra, me apresentei ao seu Nagib e pedi para fotografar a sua banca. Fiz as fotos e conversei um pouquinho com ele.
O seu Nagib tem essa banca de frutas há 52 anos e diz que essa é a terapia dele. Disse ele que Dona Pina de vez em quando aparece para uma conversa, assim como o irmão dela, um engenheiro que ainda trabalha no Edifício Tijucas. Reclamou que as outras irmãs da Dona Pina nunca dão as caras por lá.
A Banca do seu Nagib fica no comecinho da Al. Dr. Carlos de Carvalho, quase esquina com a Des. Ermelino de Leão. A banca abre bem cedo, assim, se quiser comprar frutas muito melhores do que se encontra normalmente nos mercados, passe lá e leve um dedo de prosa com o seu Nagib, certamente ele tem muita história para contar da Curitiba que passou diante de suas frutas nesses 52 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário