BOM JESUS DO SUL P.R. História
São antigas as movimentações na região de Bom Jesus do Sul, as primeiras foram por conta da extração da erva-mate, quando caudilhos argentinos e paraguaios obrigavam os caboclos brasileiros a trabalharem por míseros vinténs. Era o tempo dos mensus e dos obrageros, tão bem descritos pelo professor Ruy Christovam Wachowicz em seus relatos sobre o sudoeste e oeste paranaense.
Antigamente denominada Bom Jesus do Barracão, por sua proximidade com o município de Barracão, a localidade conheceu todos os reveses de lutas pela posse da terra e fronteiriças, tanto no período do Contestado, quanto na fatídica Revolta dos Colonos, em 1957, ocasião em que foram registradas inúmeras mortes de colonos que queriam cultivar um pedaço de terra.
O primeiro professor da comunidade foi Natalício Rodrigues e muitas foram as famílias que ajudaram a fazer a história local, dentre as quais destacam-se as de sobrenome: Mazzocatto, Maran, Farias, Colla, Fortes, Leal, Deola, da Rosa, Ferrari, Simão, Ribeiro Paz, Panassolo dos Santos, Rodrigues de Jesus (Balo), Marques da Silva, Antunes Barbosa, Gomes, Dias Wilialba, Welter, Dill, Manhabosco, Santim, Gradaski, Siqueira Gomes, Costa, Lourenço Pôncio, Piran, Brandão Chaves, dos Santos, Lima da Luz, Puton, Pavani, Quidão, José Zetilino, Lourenço Mafalda (Negrão), Gosman, Nito, Pedroso, Malaquias, Demarqui, Strapasson e outros.
A localidade ganhou este nome a partir da vinda da primeira imagem do Bom Jesus, por volta de 1936, trazida por padres missionários, sendo responsáveis por esta ação as famílias Mazzocatto, Fermino Leal, Maran, além de outras. Formação Administrativa
O município foi criado pela Lei Estadual n.º 11.260, de 21 de dezembro de 1995, com território desmembrado de Barracão.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário