Igreja Bom Jesus dos Perdões
Os frades franciscanos, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, chegaram em Curitiba em 1899. Em 1901 ergueram em frente a Praça Rui Barbosa uma capelinha e um convento de madeira (com 9 x 12 m).
Em julho de 1907 iniciaram a construção da igreja atual e em 14 de setembro de 1908 a cruz foi colocada no topo da torre de 42 metros de altura. A Igreja foi consagrada em 24 de julho de 1909. A construção foi muito rápida, o que não é comum para igrejas. Custou 60 Contos de Réis, sendo a maior parte de arrecadações junto aos fiéis.
A pintura interna foi feita por Frei Vicêncio entre 1916 e 1917.
O órgão, encomendado na Alemanha, chegou em 1924.
No início a igreja tinha três pequenos sinos, que foram substituídos em 1933 por outros maiores, chamados de Senhor Bom Jesus, São Francisco e Santo Antônio. Os sinos foram fundidos na Fundição Müeller (aquela mesma, onde hoje tem um centro comercial). Na mesma ocasião da inauguração dos sinos foi inaugurado o relógio da torre que, como o órgão, veio da Alemanha.
“A composição arquitetônica da igreja é neogótica, corrente estilística muito empregada nas edificações religiosas deste período. O neogótico foi trazido da Europa com os demais estilos revividos pelo ecletismo, no final do século XIX. As características deste estilo estão na tendência longilínea das suas paredes, no verticalismo de seus elementos arquitetônicos.”
A igreja é bem bonita, tanto externa como internamente. Vale uma visita. É uma Unidade de Interesse de Preservação.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário