domingo, 1 de janeiro de 2023

O Cine Ópera ficava em frente ao Cine Avenida e ao lado do Odeon, na Rua XV

 

O Cine Ópera ficava em frente ao Cine Avenida e ao lado do Odeon, na Rua XV

Cine Ópera foi inaugurado em julho de 1941, com “All This And Heaven Too”, do ucraniano Anatole Litvak, e, com endereço privilegiado, fazia parte da Cinelândia Curitibana.

Localizado na Av. Luiz Xavier, o Ópera ficava em frente ao Cine Avenida, um dos mais importantes da cidade, e ao lado do Odeon. A grafia correta do nome do edifício se confunde, alternando entre “Heloísa” e “Eloisa”.  David Carneiro, o idealizador da construção, escolheu esse nome por ser o mesmo de sua filha, falecida em decorrência de uma doença crônica.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Ópera - Curitiba Space

Um dos grandes diferenciais do Ópera era a sua variedade de atrações, não se limitando apenas as projeções. No local eram realizados concertos, recitais e alguns outros eventos. Os destaques foram a apresentação do tenor italiano Beniamino Gigli, o I Festival do Cinema de Curitiba, em 1957, e três edições do “Tribunascope de Ouro”, organizadas por Júlio Neto, João Feder e Henrique Lemanski, da “Tribuna do Paraná”.

O primeiro dono do cinema foi o jovem Leôncio Aranoski, mas, por sua falta de experiência, o local não conseguiu rivalizar com o Cine Avenida, inaugurado 12 anos antes. Com isso, Carneiro assumiu o comando do local, mas logo passou a outro interessado, Ismail Macedo. Pouco tempo depois, a empresa foi vendida ao comerciante Jorge Miguel Azuz. O grupo Verde Martinez e o Zonari também se tornaram donos do local, até seu fechamento, em 1979. A última sessão, no dia 9 de janeiro, foi a reprise de “Dio, come ti amo!”, filme hispano-italiano de 1966, do diretor Miguel Iglesias.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Ópera - Curitiba Space

Atualmente, o prédio é ocupado por um hotel da cidade, que já se tornou um clássico da região.

Referências:
CRISTO, Luciana; MIYAKAMA, Nivea. 24 Quadros – Uma viagem pela Cinelândia de Curitiba. Curitiba. Travessa dos Editores. 2010. 168p
SEED. Cine Ópera. Disponível em <http://www.cinema.seed.pr.gov.br>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário