sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

O Conflito dos posseiros Porecatu pr

 O Conflito dos posseiros Porecatu pr


Nenhuma descrição de foto disponível.

Em 1942 o Interventor Manoel Ribas incentiva o ocupação de terras no Paraná, sendo o titulo definitivo a ser entregue após 6 anos de produção e pagamento de impostos em cerca de 120 mil hectares de área onde é atualmente Porecatu, Jaguapitã e Centenário do Sul.
Em 1947 assume Moysés Lupion, que não cumpre a promessa e passa a entregar as terras sem títulos a amigos fazendeiros. Moyses Lupion também decidiu doar e vender terras para conhecidos fazendeiros de São Paulo. Os posseiros entravam com pedido de posse de terra, mas não era recebida resposta do Governo, o que ocasionou o inicio da guerrilha. O foco da revolta era a Vila Progresso, atualmente Centenário do Sul. O primeiro embate foi na fazenda Guaracy, em 28/08/1947. Do lado dos rebeldes, morreram João Japão, Cassiano Coelho, Benedito Barbudo e Pedro Vieira de Moraes (com 14 anos na época).
Em 1951 quando Bento Munhoz é eleito, Porecatu esta no auge do conflito e o governador Bento Munhoz tenta negociar, mas o PCB que estava liderando o movimento não aceitou o acordo. Diante do impasse, o governo decidiu organizar o Cerco de Porecatu, Na madrugada do dia 17 de julho de 1951, os policiais invadiram a região controlada pelos resistentes pondo fim ao conflito. fontes Gazeta do Povo , http://memorialdademocracia.com.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_do_Quebra_Milho

Nenhum comentário:

Postar um comentário