UM POUCO SOBRE A CASINHA DE MADEIRA DO BATEL
No começo desse mês estive nessa bela casinha de madeira no Batel e lá, pude conversar com o Sr. João Antônio Kaviski, filho de Antônio Kaviski e Vitalina Maganhoto, descendente de poloneses e italianos.
Seu pai, Antônio, construiu a casa em 1937, onde viveu por toda sua vida com seus três filhos, sendo João o mais novo.
Seu avô, Pedro Kaviski, tinha uma olaria na região do Barigui e segundo me disse o Sr. João, essa olaria foi uma das que forneceu tijolos para a construção do prédio histórico da UFPR da Santos Andrade, levados ao centro de Curitiba com muita dificuldade por carroças.
O local onde a casa foi construída em 1937 não tinha ruas, a última era que mais tarde tornou-se a Rua Francisco Rocha, sendo portanto uma região rural.
A casa tomada por cupins, sofre para manter-se em pé e apesar do evidente amor e emoção que seu João refere-se à casa e à história da família, percebe-se que o tempo dessa linda casinha, que serviu bravamente ao seu propósito de abrigar e ver crescer uma família, está chegando ao fim.
A história da família Kaviski, como a de muitas outras famílias, se entrelaça com a história de Curitiba e é sempre uma grande, grande honra para mim poder registrar e contar um pouquinho dessas histórias.
A última foto quase passa por uma foto antiga, mas foi feita no mesmo dia das outras. O carro, também da família, é de 1947.
Nenhum comentário:
Postar um comentário