Viva a inspiração do Bosque de Portugal, uma trilha repleta de tranquilidade e poesia esperam por você!
Todo mundo precisa, de vez em quando, de um minutinho de caminhada tranquila, pertinho da natureza, e com muita inspiração para retomar a rotina com as baterias recarregadas. Em Curitiba, esse minutinho está aqui: no Bosque de Portugal.
Em uma região residencial, no bairro Jardim Social, o pequeno o charmoso bosque é como um oásis. Já na entrada é possível sentir essa tranquilidade acolhedora, em meio aos dias tão agitados da capital.
O Bosque de Portugal, como diz o nome, é uma homenagem ao país que colonizou o Brasil e às suas contribuições para a história. E é justamente aqui que mora seu charme!
No bosque, há apenas uma trilha, calçada de pedras, que acompanha um pequeno riacho. Caminhar por ela já é maravilhoso apenas pelo contato com a natureza e o clima de serenidade. Mas, tem mais!
Ao longo do caminho, totens de concreto trazem azulejos com trechos de poesias de autores portugueses. Entre eles, Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves e Camilo Pessanha.
O trecho que inicia nosso texto está entre esses poemas, e é de Mário de Sá-Carneiro: “Um pouco mais de sol – eu era brasa. Um pouco mais de azul – eu era além”. São vários versos para você enxergar a vida com outros olhos e aprender sobre nossa história e a própria poesia. Vai ser impossível não guardar vários deles no coração!
As homenagens ao povo português estão, também, no piso de mosaico da entrada do bosque, que representa o mar e uma caravela, em menção às grandes navegações.
Em volta dele, sete colunas trazem os nomes de países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau).
Ainda na entrada, pela Rua Fagundes Varella, há um painel de azulejos, o marco da poesia e a praça de eventos. Depois de exercitar a mente, ainda dá para exercitar o corpo em uma pista de cooper em torno do bosque!
Endereço: R. Fagundes Varela, s/n – Jardim Social | Telefone: (41) 3350-9630 | Site da Prefeitura de Curitiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário