sábado, 10 de junho de 2023

1968, a Apollo 8 foi lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA na primeira missão tripulada à Lua.

 1968, a Apollo 8 foi lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA na primeira missão tripulada à Lua.


Nenhuma descrição de foto disponível.

1968, a Apollo 8 foi lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA na primeira missão tripulada à Lua. Os astronautas Jim Lovell, Frank Borman e Bill Anders foram os primeiros a lançar usando o poderoso foguete Saturno V, atingindo uma velocidade nunca antes alcançada por humanos.

Em 21 de dezembro de 1968, o foguete Saturno V estava pronto na plataforma de lançamento na Flórida, com os astronautas Frank Borman, Jim Lovell e William Anders a bordo. O Saturno V é o veículo mais poderoso criado por humanos antes ou depois. Nunca havia carregado humanos antes.

Os astronautas mantinham um diário, enquanto observavam imagens que nenhum ser humano antes tinha visto. Na véspera do Natal, a Apollo 8 alcançou a órbita lunar. Borman, Lovell e Anders se tornaram os primeiros seres humanos a deixar a órbita da Terra e os primeiros a vislumbrar o outro lado da lua.

A nave tinha uma câmera de TV a bordo e os homens fizeram seis transmissões, a última das quais no horário nobre na véspera de Natal.

Para a transmissão da véspera de Natal, a NASA não deu aos homens nenhuma instrução específica sobre o que eles deveriam dizer. Eles apenas deveriam dizer algo "apropriado".

E assim, para uma audiência de 1 bilhão de pessoas, Bill Anders começou a transmissão, seguido por Lovell e, depois, Borman:

"Para todas as pessoas na Terra, a tripulação da Apollo 8 tem uma mensagem que gostaríamos de enviar a vocês.

No princípio, Deus criou o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e as trevas cobriam a face das profundezas.

E o Espírito de Deus se movia sobre as águas. E Deus disse: Haja luz: e houve luz.

E Deus viu que a luz era boa: e Deus separou a luz das trevas. "

"E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro.

E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam sob o firmamento das águas que estavam acima do firmamento: e assim era.

E Deus chamou o firmamento de Céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo. "

"E disse Deus: Que as águas debaixo dos céus se ajuntem num só lugar, e apareça a terra seca: e assim foi.

E Deus chamou a terra seca de Terra; e o ajuntamento das águas chamado mares: e Deus viu que era bom. "

Os astronautas disseram mais tarde que escolheram o capítulo 1 do livro do Gênesis por causa de sua importância não só para os cristãos.

Na manhã de Natal, os astronautas ligaram o motor da nave e começaram a voltar para casa. Enquanto ganhavam velocidade, festejaram o Natal ceando peru recheado e conhaque.

Poucos dias depois, a espaçonave pousou no oceano Pacífico e um porta-aviões os recolheu. Eles haviam passado o primeiro Natal no espaço e voltaram para casa em segurança a tempo de tocar no novo ano, 1969.

A missão foi uma conquista surpreendente que galvanizou o público, pois a possibilidade de tocar e atravessar a superfície lunar se tornou ainda mais real. Em julho de 1969, os astronautas da Apollo 11 fizeram exatamente isso.

Anders, que leu parte da passagem da Bíblia, disse anos mais tarde que ver a minúscula terra abaixo deles na verdade contribuiu para a perda de sua fé católica. Talvez porque fez tudo parecer tão pequeno.

Além disso, nem todos ficaram felizes com o fato dos astronautas terem lido uma passagem da Bíblia. Um militante ateu até abriu um processo contra a NASA, que a Suprema Corte rejeitou

Nenhum comentário:

Postar um comentário