CONHECENDO A VILA ODETTE
A "Vila Odette", localizada na Av. João Gualberto, ao lado do Palacete Leão Junior, começou a ser construída em 1923 para abrigar Agostinho Ermelino de Leão e sua esposa, recém casados. Construída em estilo normando, tinha muitas salas, cada uma decorada em estilo diferente, com as mais finas madeiras, panos, vitrais, mármores, entalhes, marchetaria...
A beleza dos jardins é impressionante. É a síntese perfeita do que a riqueza da erva-mate proporcionou a algumas famílias curitibanas, o retrato perfeito de uma época, de um ciclo.
Foi projetada pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves (1892-1944) para Agostinho Ermelino de Leão (filho do proprietário do Palacete Leão Junior), que ganhou o terreno de sua mãe quando casou.
Com 20 ambientes, a casa tem 825 m². No interior tinha salões em estilo inglês e art noveau e uma biblioteca em estilo manuelino. Forros, portas, escadas e parquets em madeiras de diversas espécies, com diversos trabalhos de entalhe. As janelas também são muito bonitas, com diversos vitrais decorados com motivos florais. Enfim, a casa tem tudo o que a riqueza gerada pelo ciclo da erva-mate podia comprar. Com o tempo ela perdeu parte do terreno.
Ela tinha, tanto na frente como nos fundos do terreno (que iam até onde hoje é o Hospital das Clínicas) jardins lindíssimos, em estilo francês. Nos fundos tinha também, pés de frutas (jaboticaba, goiaba, uva), uma estufa, galinheiro, depósito de lenha, quadra de tênis e uma bela casa de bonecas (de causar inveja a muitas casas de hoje). Tinha também instalações para a residência do motorista, jardineiro, das empregadas e lavadeira.
(Fotos: Acervo Paulo José Costa)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário