HISTÓRIA DO ENGARRAFAMENTO DA COCA-COLA
1894 - Um começo modesto para uma ideia ousada Em uma loja de doces em Vicksburg, Mississippi, as vendas rápidas da nova bebida de fonte chamada Coca-Cola impressionaram o proprietário da loja, Joseph A. Biedenharn. Ele começou a engarrafar a Coca-Colato para vender, usando uma garrafa de vidro comum chamada Hutchinson. Biedenharn enviou um caso para Asa Griggs Candler, dono da empresa. Candler agradeceu, mas não fez nada. Um de seus sobrinhos já havia pedido que a Coca-Cola fosse engarrafada, mas Candler se concentrou nas vendas de bebedouros.
1899 - O primeiro acordo de engarrafamento Dois jovens advogados de Chattanooga, Tennessee, acreditavam que poderiam construir um negócio em torno do engarrafamento da Coca-Cola. Em uma reunião com Candler, Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead obtiveram direitos exclusivos para engarrafar Coca-Cola na maior parte dos Estados Unidos (exceto Vicksburg especificamente) - pela soma de um dólar. Um terceiro advogado de Chattanooga, John T. Lupton, logo se juntou ao empreendimento.
1900 a 1909 - Crescimento rápido Os três engarrafadores pioneiros dividiram o país em territórios e venderam os direitos de engarrafamento a empresários locais. Seus esforços foram impulsionados pelo grande progresso na tecnologia de engarrafamento, que melhorou a eficiência e a qualidade do produto. Em 1909, cerca de 400 fábricas de engarrafamento da Coca-Cola estavam operando, a maioria delas empresas familiares. Alguns estavam abertos apenas durante os meses de clima quente, quando a demanda era alta.
1916 - Nascimento da garrafa de contorno Os engarrafadores temiam que a garrafa de lado reto para a Coca-Cola fosse facilmente confundida com imitadores. Um grupo representando a Companhia e engarrafadores pediu aos fabricantes de vidro que apresentassem ideias para uma garrafa diferenciada. Um design da Root Glass Company de Terre Haute, Indiana obteve aprovação entusiástica em 1915 e foi introduzido em 1916. A garrafa de contorno tornou-se uma das poucas embalagens já concedidas com status de marca registrada pelo Escritório de Patentes dos EUA. Hoje, é um dos ícones mais reconhecidos do mundo - mesmo no escuro!
Década de 1920 - O engarrafamento supera as vendas nas fontes No início da década de 1920, mais de 1.000 engarrafadores de Coca-Cola estavam operando nos EUA. Suas ideias e zelo impulsionaram um crescimento constante. As caixas de seis garrafas foram um grande sucesso após sua introdução em 1923. Alguns anos depois, os refrigeradores de metal de topo aberto tornaram-se os precursores das máquinas automáticas de venda. No final da década de 1920, as vendas de garrafas de Coca-Cola excederam as vendas de fontes.
Décadas de 1920 e 1930 - Expansão internacional Liderada pelo líder de longa data da empresa, Robert W. Woodruff, diretor executivo e presidente do Conselho, a empresa iniciou um grande esforço para estabelecer operações de engarrafamento fora dos EUA. Foram abertas fábricas na França, Guatemala, Honduras, México, Bélgica, Itália, Peru, Espanha, Austrália e África do Sul. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a Coca-Cola estava sendo engarrafada em 44 países.
Década de 1940 - Crescimento pós-guerra Durante a guerra, 64 fábricas de engarrafamento foram instaladas em todo o mundo para abastecer as tropas. Isso ocorreu após um pedido urgente de equipamentos e materiais de engarrafamento da base do general Eisenhower no norte da África. Muitas dessas plantas de guerra foram posteriormente convertidas para uso civil, ampliando permanentemente o sistema de engarrafamento e acelerando o crescimento dos negócios mundiais da Companhia. Década de
Década de 1950 - Inovações em embalagens Pela primeira vez, os consumidores tinham opções de tamanho e tipo de embalagem da Coca-Cola – a tradicional garrafa de 6,5 onças ou porções maiores, incluindo versões de 10, 12 e 26 onças. As latas também foram introduzidas, tornando-se geralmente disponíveis em 1960.
Década de 1960 - Novas marcas introduzidas Seguindo Fanta na década de 1950, Sprite, Minute Maid, Fresca e TaB se juntaram à marca Coca-Cola na década de 1960. Mr. Pibb e Mello Yellow foram adicionados na década de 1970. A década de 1980 trouxe diet Coke e Cherry Cok, seguidas por Powerade e Dasani na década de 1990. Hoje, centenas de outras marcas são oferecidas para atender às preferências dos consumidores em mercados locais ao redor do mundo.
Décadas de 1970 e 1980 - Consolidação para servir os clientes À medida que a tecnologia conduzia a uma economia global, os varejistas que vendiam a Coca-Cola se fundiram e evoluíram para mega cadeias internacionais. Esses clientes exigiam uma nova abordagem. Em resposta, muitos engarrafadores de pequeno e médio porte se consolidaram para atender melhor a clientes internacionais gigantes. A Companhia incentivou e investiu em uma série de consolidações de engarrafadores para garantir que seus maiores parceiros de engarrafamento tivessem capacidade para liderar o sistema no trabalho com varejistas globais.
Década de 1990 - Mercados novos e em crescimento Mudanças políticas e econômicas abriram vastos mercados que estiveram fechados ou subdesenvolvidos por décadas. Após a queda do Muro de Berlim, a Companhia investiu fortemente na construção de fábricas no Leste Europeu. E com o fim do século, mais de US$ 1,5 bilhão foi investido em novas instalações de engarrafamento na África.
Século 21 - O sistema de engarrafamento da Coca-Cola cresceu com raízes profundamente plantadas nas comunidades locais. Essa herança serve bem à empresa hoje, pois as pessoas buscam marcas que honrem a identidade local e a distinção dos mercados locais. Como era verdade há um século, fortes relacionamentos locais entre engarrafadores, clientes e comunidades da Coca-Cola são a base sobre a qual todo o negócio cresce."
(Extraído de: cocacolabrasil.com.br / Fotos: livres da internet)
Paulo Grani
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