sábado, 23 de setembro de 2023

Localização - Parque Cachoeira Localizado no Bairro Jardim Iguaçu em Araucária/PR

 Localização - Parque Cachoeira
Localizado no Bairro Jardim Iguaçu em Araucária/PR


Nenhuma descrição de foto disponível.
Data - Década de 80
Localização - Parque Cachoeira

Localizado no Bairro Jardim Iguaçu em Araucária/PR., o Parque Cachoeira foi inaugurado na década de 80 após a Prefeitura Municipal desapropriar a área onde anteriormente esteve em atividade a Fábrica de Massa de Tomates da Família Torres. O local dispõe de campos gramados, bosques com variedades de árvores naturais da região, e, um lago próximo ao local onde a fábrica funcionou que naquele tempo era um tanque cujas águas faziam girar a roda d'agua que fazia o maquinário funcionar.
A Fábrica de Massa de Tomates encerrou as atividades nos anos 60 e a área embora nunca abandonada, ficou livre para passeios, pescarias, e muitas pessoas íam nadar nas águas limpas do tanque, até a antiga fábrica transformou o espaço do prédio em salão de baile e muitos bailes inclusive carnaval foram realizados, até ser fechado e transformado no Museu Tingui Cüera.
O lago que antes movia o maquinário possui a saída de suas águas transformando o lugar em uma pequena queda de água que passaram a chamar de cachoeira e deu o nome ao Parque. Quando o lago do Parque Cachoeira passou a ser mais uma vez parte ativa do local, foi construído em sua margem um Trapiche e no lago os barcos Pedalinhos estavam a disposição dos visitantes. A administração e propriedade dos pedalinhos era do saudoso Frederico Tanner de Andrade que também comandava a Lanchonete que havia na antiga Casa Suiça (atualmente Casa das Palavras Brincantes), e durante algum tempo os pedalinhos (que aparecem estacionados nesta foto ao fundo), fizeram a diversão das pessoas que visitavam o parque.
Apesar da procura e sucesso os pedalinhos foram retirados do parque, e, como não houve uma declaração oficial sobre o motivo, muitos especulam que seria por vandalismo de desocupados que invadiam o parque a noite e soltavam os barquinhos que amanheciam no meio do lago, esse era apenas uma das diversas teorias, mas enquanto lá estiveram os Pedalinhos eram os objetos mais procurados no Parque.
Atualmente as águas do lago já não são tão limpas, e com as diversas limpezas feitas períodicamente o tanque está mais profundo, mas a queda d'agua ainda continua honrando o nome do Parque Cachoeira. Merece ser conhecido e visitado o ano inteiro.
Texto de responsabilidade de TEREZINHA POLY - Administradora da Página Araucaria uma cidade uma saudade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário