sexta-feira, 8 de março de 2024

O que ver em Salvador em três dias

 O que ver em Salvador em três dias


https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

 

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

 

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

Salvador é uma cidade que transborda cultura, aromas e sabores e muita animação, não apenas no Carnaval, que, diga-se de passagem, é o maior do mundo, aparecendo até no Guinness World Records. Por isso, se você quer saber o que ver em Salvador em três dias, nós da Civitatis propomos um roteiro para aproveitar ao máximo essa capital nordestina.

Primeiro dia: centro histórico e Pelourinho

No primeiro dia, recomendamos conhecer o centro histórico da cidade de Salvador, já que os monumentos estão próximos e você poderá percorrê-lo a pé facilmente. A cidade, fundada em 1549, foi a capital do Brasil por mais de 200 anos até que o passou o posto para o Rio de Janeiro.

Você pode começar o dia com um free tour pelo Pelourinho e pelo centro histórico para se familiarizar com essa parte de Salvador acompanhado por um guia local.

Casas coloniais coloridas no Pelourinho
O Pelourinho

Você verá que o centro de Salvador está dividido em duas partes: a Cidade Baixa e a Cidade Alta, que estão conectadas pelo  Elevador Lacerda, o primeiro do Brasil e um dos mais antigos do mundo, construído em 1873. A “viagem” dura 22 segundos e o elevador tem capacidade para 128 pessoas. Na parte baixa da cidade, vale a pena visitar o Mercado Modelo, ideal para comprar algum souvenir ou para provar produtos típicos.  

Elevador Lacerda visto do alto com o mar ao fundo
Elevador Lacerda, um dos mais antigos do mundo

Outras paradas obrigatórias desta parte da cidade são o Palácio Rio Branco, a Praça da Sé, as galerias de arte e espaços culturais e muitas igrejas… Dizem que Salvador tem 356 igrejas, uma para cada dia do ano! Sobretudo, não se esqueça de visitar a igreja do Bonfim, uma das famosas por suas fitinhas coloridas. Você sabia que todas as cores guardam um significado originário das raízes africanas da cidade?

Fitas coloridas no portão de entrada da Igreja do Bomfim
A Igreja do Bomfim com suas famosas fitinhas

Salvador, história e cultura

Se você quer aprofundar mais na história da cidade através do ponto de vista do povo colonizado, pode optar pelo tour da herança africana pelo centro histórico de Salvador. Essa é uma oportunidade perfeita para conhecer mais sobre a história da capital com maior porcentual de pessoas negras do Brasil e com mais descendentes africanos do mundo, superando até mesmo Nova York. O tour também inclui uma visita à Escola do Olodum

Independentemente do roteiro por Salvador que você escolher, o Pelourinho é uma parada obrigatória e um dos principais cartões-postais da cidade, reconhecido como Patrimônio da Humanidade e que já recebeu a visita, entre outros famosos, do cantor Michael Jackson, que filmou lá o seu clipe They Don’t Care About Us

Prove a gastronomia baiana

Aproveitando que você está no coração da cidade e provavelmente já está com fome, não deixe de provar as comidas típicas da Bahia em alguns dos postos ou restaurantes tradicionais do centro histórico: acarajé, abará, vatapá, caruru… Que delícia!

E para finalizar o dia, recomendamos o jantar com espetáculo folclórico no Pelourinho, que combina a cultura e o sabor da Bahia. Você poderá provar comidas típicas da região enquanto assiste a um espetáculo folclórico em que aprenderá sobre suas manifestações culturais como o candomblé, o samba de roda, e claro, a capoeira.

Dois homens jogando capoeira ao ar livre enquanto outros dois tocam os instrumentos
Capoeira no Pelourinho

Segundo dia: Barra e praias

Se você quiser começar um dia com um pouco de emoção e de um jeito diferente, pode fazer um batismo de mergulho em Porto da Barra, ideal para principiantes, pois você será acompanhado por um profissional que vai lhe explicar todos os conceitos básicos. Durante essa atividade é possível ver a barreira de corais de Santa Maria e avistar uma grande variedade de fauna marinha. 

Vista aérea do Porto da Barra, com a areia repleta de guarda-sóis e alguns barcos nas águas verdes do mar
Vista aérea do Porto da Barra

Se você prefere um plano mais tranquilo, pode visitar a mesma região e fazer um free tour pela Barra que finaliza da melhor maneira possível: contemplando o pôr do sol do Cristo da Barra, um ponto privilegiado situado em uma pequena colina. Os entardeceres em Salvador, banhado de um lado pela Baía de Todos os Santos e pelo Atlântico do outro, são incríveis!

Se quiser seguir explorando o lado cultural da cidade, que é famosa por ter sido o lar de grandes nomes da cultura brasileira, você também pode fazer o tour pela Casa de Jorge Amado + Espaços Carybé e Verger onde conhecerá mais sobre a relação de amizade entre o escritor Jorge Amado, o artista Carybé e o fotógrafo Pierre Verger, grandes representantes da “baianidade”. 

Terceiro dia: excursões perto de Salvador

Se você ainda tem um dia livre na cidade e acha que já conheceu seus principais atrativos, recomendamos conferir também alguns passeios perto de Salvador. Um deles, por exemplo, é o passeio de barco pela Ilha dos Frades e Itaparica, que parte de Salvador e atravessa a Baía de Todos os Santos até chegar à relaxante Ilha dos Frades e à Ilha de Itaparica.

Ilha dos Frades vista do alto com o mar cristalino e ampla vegetação
Vista da Ilha dos Frades

Outra opção de passeio é visitar Itapuã, para entender o amor do poeta Vinícius de Moraes por esse bairro e pela Bahia, além de também conhecer sua antiga residência. O tour também inclui uma visita à praia de Itapuã, onde veremos seu famoso farol, construído em 1873. 

Outra visita imperdível é fazer uma excursão a Mangue Seco, um verdadeiro paraíso do Nordeste. Isso porque é um lugar repleto de coqueiros, dunas e manguezais que vai lhe deixar sem palavras e render altas fotos da viagem. 

Coqueiros em Mangue Seco
Coqueiros em Mangue Seco

Se você gostou tanto de Salvador e tem mais dias na cidade, recomentamos o tour fotográfico para ter belas recordações da viagem. Você também pode optar por um tour privado por Salvador, em que poderá criar um itinerário personalizado e ver os pontos turísticos que não conseguiu ver em três dias. Tudo isso acompanhado de um guia exclusivo para você e seus acompanhantes.

Com o itinerário completo planejado, agora só resta fazer as malas e escolher uma data para a viagem a Salvador. Esperamos que você tenha curtido!

Qual é a melhor época para visitar Salvador?

Nordeste brasileiro é sinônimo de calor o ano inteiro e em Salvador não seria diferente. As médias anuais variam entre 24º e 27ºC e suas águas são sempre agradáveis. No entanto, para fugir das temporadas de chuvas, recomendamos evitar os meses entre abril e julho.

As altas temporadas são entre dezembro e março, especialmente em fevereiro, no Carnaval. Por isso, se você optar por essa época, vai acabar encontrando preços mais altos.

Como se locomover

Por ser uma cidade grande, é difícil se deslocar para todos os lados de Salvador a pé. Por isso, para você conseguir conhecer todos os lugares que escolher da cidade, será necessário contar com algum tipo de transporte.

Você pode usar a linha urbana de ônibus que passa por toda a cidade para se deslocar pelos pontos turísticos. Além disso, Salvador conta com uma linha de metrô, mas ela não passa pelos principais atrativos, e você possivelmente precisará completar a viagem com algum outro meio de transporte.

Outra opção é contar com transporte de aplicativos, que funcionam muito bem na cidade. Além disso, se você preferir, pode, inclusive, alugar um carro para passear por onde quiser em Salvador.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

 

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

 

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

 

https://qr.ae/psIcMf

https://qr.ae/psNrab

https://qr.ae/psNsVH

https://qr.ae/psNCnC

https://qr.ae/psNHbj

https://qr.ae/psNHxf

https://qr.ae/psNiEh

https://qr.ae/psNSkA

https://qr.ae/psNJso

https://qr.ae/psNm7b

https://qr.ae/psNzHa

https://qr.ae/psN6Ql

https://qr.ae/psGG7C

https://qr.ae/psGGbG

https://qr.ae/psGyCJ

https://qr.ae/psGKls

https://qr.ae/psG248

https://qr.ae/psG9OO

https://qr.ae/psGZft

https://qr.ae/psGJnG

https://qr.ae/psGVll

https://qr.ae/psh1mN

https://qr.ae/pshTUJ

https://qr.ae/pshIax

https://qr.ae/pshGQc

https://qr.ae/pshtNr

https://qr.ae/pshteU


Nenhum comentário:

Postar um comentário