segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Porque os romanos odiavam tanto a dança?

 Porque os romanos odiavam tanto a dança?


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Se nós fossemos milagrosamente transportados para a antiguidade clássica,e tivéssemos a oportunidade ímpar de acompanhar as festas religiosas de gregos e romanos, de cara nós nos depararíamos com uma diferença gritante entre ambos, enquanto os gregos eram extremamente afeitos as danças, com os atenienses, por exemplo, as elevando a condição de "instituição nacional", os romanos, principalmente os homens, simplesmente não dançavam e não apenas isso, recriminavam duramente qualquer um de seus compatriotas que fosse pego dançando! Sobre isso, o professor Riboulet (1951; p.105) comenta:

"A dança, tão aparecida pelos gregos nunca foi aceita em Roma, Cícero diz que ninguém quereria dançar em público, a não ser que estivesse ébrio ou fosse doido".

Curiosamente esse foi um ponto da cultura grega que os romanos (grandes admiradores dos "helenismos", como todos sabem) nunca absorveram e nem sequer chegaram a admirar; ainda durante as guerras púnicas (findadas em 146 a.EC) houve uma verdadeira invasão de cultura e costumes gregos em Roma, isso muito em função da conquista romana da Grécia, ocorrida no ano 168 a.EC (por essa época, muitos cidadãos romanos importantes se dirigiram para a nova província, e muitos gregos, na condição de escravizados, afluíram para Roma, levando para lá sua cultura), assim sendo, do dia para a noite, romanos de todas as idades e classes sociais começaram a se vestir com roupas gregas, a falar grego em suas conversas cotidianas, a ler filósofos e oradores gregos em seu tempo livre, a ouvir música grega e a assistir peças de teatro escritas por dramaturgos gregos; a invasão grega foi tão grande que chegou a despertar a preocupação dos anciãos da cidade, como nos conta o professor Riboulet (1951; p.102), no seguinte trecho:

"[...] os anciãos e, Catão, à frente, indignaram-se sobretudo por verem introduzir nas escolas a dança e o canto 'artes que poderiam convir aos escravos, mas que eram indignas de um homem livre. '"

Obs. Nesse trecho Catão, faz clara referência aos escravos gregos, cujo costume da dança era comum.

Tal resistência e estranhamento a certos elementos da cultura grega, embora tenham sido maiores durante o período republicano, não deixaram de existir no período imperial, com figuras como o poeta satírico Juvenal (falecido no ano 127 d.EC) criticando mordazmente os estrangeirismos, que contaminavam a "cidade eterna".

Obs. Juvenal teceu o grosso de suas críticas a "infestação" de costumes orientais a que Roma esteve exposta, principalmente apartir do final do século I, nessa época começaram a pulular na cidade centros de culto a Ísis (vindos do Egito), a Cibele (vindos da Ásia Menor), a Mitra (vindos da longínqua Pérsia) e o próprio cristianismo (originário da Síria-Palestina), que seduziram cada vez mais romanos incluindo patrícios, mas nota-se em suas palavras que ele não deixa de alfinetar os gregos com suas "frivolidades".

Dentro desse contexto, a pergunta que fica é: Afinal porque os romanos odiavam tanto a dança?

Obviamente não foi o puro e simples "senso de patriotismo" o que fez com que os romanos cultivassem toda essa ojeriza pela dança; os romanos associavam o ato de dançar, principalmente no caso dos homens, a ideia de "descontrole emocional" (vindo daí a famosa associação da loucura com a dança, que sobrevive na iconografia e no imaginário ocidental até os dias de hoje), e também a propensão a certos "vícios" que os romanos associavam fortemente aos gregos, e que eram grandes detratores da virilidade, ou pelo menos, da imagem de virilidade, tão importante para a construção de uma carreira política promissora.

Quando os romanos falavam em "vícios gregos" podemos subentender facilmente que estes faziam referência a pederastia e a efeminação, ou seja, a homossexualidade passiva, e o problema dos romanos com essa modalidade de homossexualidade em específico era o seguinte:

Desde seus alvores a cultura romana foi permeada pela ideia de "pietas", que nada mais era do que o senso dever que os indivíduos tinham para com o Estado e para com a família (gens), dentre esse deveres, no caso dos cidadãos do sexo masculino, estava o de constituir família e gerar novos cidadãos para a cidade, nesse sentido, a prática da homossexualidade passiva, seja na vida adulta, seja na juventude (como os gregos faziam com sua pederastia) era extremamente mal vista, pois era considerada um empecilho para a concretização desse fim.

Obs. A ideia de pietas aparece pela primeira vez na literatura na Eneida, obra de Virgílio, feita sob encomenda para o imperador Otaviano ainda no final do século I a.EC, nela esta virtude essencial é concentrada na figura de Enéias (chamado na epopeia de "Pai Enéias") , que foge da Tróia em chamas carregando seu pai Anquises nas costas e rejeita o amor de Dido (rainha dos cartagineses) para fazer cumprir o seu destino (que num futuro distante resultaria na fundação de Roma).

Já a sodomia, por outro lado (ou seja, a homossexualidade ativa), era vista com mais indulgência pelos romanos, e em alguns casos era até tomada como um signo de dominação e força, a esmagadora maioria dos imperadores romanos, como Tibério, Adriano e Marco Aurélio, mantiveram abertamente relações afetivas/sexuais com outros homens (e não apenas os imperadores, grandes políticos e oradores, como Cícero, que manteve um caso com seu escriba Tiro, também), mas em todos esses casos estes fizeram questão de deixar bem claro que eram eles que exerciam o "papel ativo" da relação.

Obs. Uma das poucas excessões a essa regra foi o jovem imperador Heliogabalo, que Dio Cassio descreve em sua "História Augusta" (uma espécie de continuação de "As vidas dos doze Césares" de Suetônio), nas palavras do grande historiador ele praticou suas "vildades" a olhos vistos por toda Roma e acabou sendo deposto e morto em parte por causa disso.

E como não poderia deixar de ser o cristianismo também absorveu essa visão negativa da dança; Santo Agostinho, o bispo de Hipona, condenou a dança como um "pecado grave", e São Jerônimo de Estridão associou a mera lembrança das dançarinas de Roma com a perturbação da sua "pureza de espírito", enquanto o mesmo jejuava e orava no deserto de Cálcis (na Síria), em meio a sua vida de anacoreta...

Podemos perceber que ambas as posturas são tipicamente romanas ao nos depararmos com o fato de que os judeus, tanto nos dias de hoje, quanto no passado, fazem amplo usa da dança em seus rituais religiosos!

Todo mundo conhece, inclusive, a história de Davi, que depois de ser efetivado como rei dos israelitas, dançou despido diante da arca da aliança (Livro da Samuel; capítulo 6; versículos 16 e 20).

✍🏽Texto autoral de:
Nivaldo Aparecido Dias Muniz. 02/05/2023.

📚Fontes:

Agostinho, Santo, Bispo de Hipona. Confissões. 2 ed. Penguin Classics Companhia das letras S.A, São Paulo; 2017. 414p.

BÍBLIA. Português. A bíblia sagrada. Trad. Por João Ferreira de Almeida: Sociedade bíblica do Brasil S.A, 1995. 1227p.

Dio, Cássio. História Augusta. Vol I. Universidade de Coimbra ed. Coimbra; 2021. 258p.

Gilbert, J. Mitos e lendas da Roma antiga. edições melhoramentos, São Paulo; 1976. 160p.

Giordani, M.C. História de Roma. Vozes editora Ltda, Petrópolis; 1968. 395p.

Riboulet, L. História da Pedagogia. Paulo Azevedo editora S.A, São Paulo; 1951. 658p.

Solimeo, A. G; Solimeo, P. M. O leão de Belém. São Jerônimo: sua vida, sua obra, sua época. Petrus editora, São Paulo; 2015. 125p.

Suetônio. A vida dos doze Césares. Martin Claret editora, São Paulo; 2005. 435p. 

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