Fica difícil escolher qual praia visitar primeiro nas mais de 300 ilhas em torno de Angra dos Reis, entre elas a Ilha Grande. A maneira mais fácil de curtir a região é fazer um passeio de escuna e conhecer piscinas naturais de águas claras e ótimas para o mergulho, como a Lagoa Azul e a Lagoa Verde, ou um refúgio onde a família toda pode relaxar, como a Praia do Abraãozinho.
Não faltam opções para quem curte adrenalina, como as trilhas que levam à Praia do Aventureiro, à Cachoeira da Feiticeira e às alturas, como no passeio ao Pico do Papagaio. Aproveite também para fazer um programa mais cultural no Centro Histórico de Angra ou no Colégio Naval.
1
Praia do Aventureiro
Para esquecer a vida moderna e passar um dia no paraíso
Aventura
Casais
Foto
Próxima a Angra dos Reis, a Praia do Aventureiro, na verdade, fica na Ilha Grande e não leva esse nome à toa. Você só consegue chegar de barco ou gastando sola em uma trilha de até 3 horas de duração, saindo da Vila de Provetá. O esforço é recompensado pelas águas límpidas em tons de turquesa e pela paisagem emoldurada por um coqueiro deitado, que é uma das marcas registradas do lugar.
Como todo paraíso que se preze, a Praia do Aventureiro também não tem nenhuma estrutura. Então, não se esqueça de levar água e um lanchinho. Se você se apaixonar e quiser passar a noite por lá, poderá se hospedar nas casas da vila de pescadores.
Boa estrutura para embarcar em um passeio pelas ilhas
Casais
Famílias
Alimentação
O Cais Santa Luzia é o principal ponto de partida para fazer um passeio de barco por Angra ou para conhecer Ilha Grande. E opções não faltam: esse arquipélago tem mais de 300 ilhas para você explorar. A grande dica é agendar a excursão com antecedência, mas também é possível encontrar um barco para uma aventura de última hora.
A estrutura do cais é ótima para quem precisa esperar até o barco sair. Confira os restaurantes de frutos do mar ao longo do calçadão ao lado ou tome um sorvete na Praça do Porto. Quem chega de carro pode usar o estacionamento público, mas há também opções particulares por perto.
Localização: Av. Júlio Maria, 90-286 - Centro, Angra dos Reis - RJ, 23900-504, Brasil
Com o nome inspirado no filme dos anos 80, essa Lagoa Azul fica em Ilha Grande e não perde nada para a paisagem vista na telona. Esse paraíso de águas claras e cercado pela Mata Atlântica é um verdadeiro sonho para quem curte mergulho com snorkel, mas também faz a alegria de quem prefere flutuar com a ajuda de um macarrão ou dar comida para os peixinhos.
Os passeios de escuna para a Lagoa Azul saem das praias do Abraão, Palmas e Enseada das Estrelas, entre outras. Como é um dos lugares mais visitados da região, vale a pena reservar a viagem com antecedência. Outra dica é escolher um horário com maré baixa, com água mais rasinha e correnteza fraca.
A Praia do Abraãozinho é uma ótima opção para quem já está se hospedando em Ilha Grande e quer uma praia de águas tranquilas para levar a criançada. Com tanta praia bonita no caminho, você nem vai perceber que a trilha que sai da Vila do Abraão leva 40 minutos. Ao chegar lá, aproveite os quiosques para pedir uma cervejinha gelada ou um suco para os pequenos, e curta o sol.
Para os mais crescidinhos, há também aluguel de caiaque e de pranchas de stand up paddle. Se todo mundo estiver cansado demais para fazer a trilha na volta, é só pegar um táxi boat para a Vila.
Muita aventura para chegar a um dos pontos mais famosos da Ilha Grande
Aventura
Casais
Foto
Não existe palavra mágica para chegar até a Cachoeira da Feiticeira: o negócio é enfrentar mesmo a trilha de 3 horas de duração que sai da Vila do Abraão ou uma caminhada de meia hora depois de desembarcar na Praia da Feiticeira. Mas pode se animar porque a paisagem compensa. A cachoeira escorre por um paredão de 12 metros de altura e tem um poço de águas claras e geladas como prêmio para tanta andança.
É melhor deixar o chinelo em casa e usar um tênis específico para caminhada para encarar as subidas e descidas íngremes da trilha, ainda mais depois de dias de chuva. Quem ainda tiver pique pode esticar o passeio até a Praia do Iguaçu.
Localização: Vila do Abraão, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Uma viagem pelo período colonial da nossa história
Econômico
Casais
Famílias
História
Foto
Hoje, a cidade é conhecida como o refúgio das celebridades, mas o Centro Histórico de Angra dos Reis revela uma origem muito mais antiga. Angra foi fundada em 1556, e você ainda vai ver muito da herança colonial nos casarões charmosos na Rua do Comércio e na Praça General Osório.
Aproveite também para conhecer as igrejinhas históricas do centro, como a Igreja de Santa Luiza, construída em 1623 para ser a primeira matriz, e a Igreja e Convento do Carmo, que fica bem em frente ao cais e também conta com um museu. Para quem gosta de mistério, um passeio pelas ruínas do Convento de São Bernardino de Sena e o cemitério abandonado vale a subida pela ladeira íngreme.
Como você pode ver em uma visita ao Colégio Naval, Angra nem sempre é sinônimo de praia. O prédio em estilo colonial cor de creme, de 1914, se destaca na paisagem da Mata Atlântica ao fundo e é o principal destino de quem sonha em ser um oficial da Marinha. Nesse passeio por um pedaço da história do país, não deixe de tirar uma foto da torre do relógio, logo na fachada, e dê uma volta relaxante pelos pátios e jardins com uma vista incrível para o mar.
A visita é gratuita, mas é preciso marcar o passeio por telefone. Para chegar até lá, pegue um ônibus ou faça uma caminhada de meia hora a partir do centro da cidade.
Localização: Av. Marquês de Leão, 1234-1312 - Centro, Angra dos Reis - RJ, 23900-070, Brasil
Abre: Terças, quintas-feiras e sábados, às 10h e às 14h.
Areia branca e águas claras bem pertinho do centro
Casais
Famílias
Foto
Na Ilha dos Cataguases, tamanho não é documento para tanta beleza. Essa faixinha de areia branca e fina entre duas porções de vegetação é banhada por águas cristalinas, e você também pode se aventurar entre as pitangueiras e outras árvores para curtir o mar do outro lado da ilha. Dá para percorrer o lugar inteiro em apenas 15 minutos, mas você não vai mais querer sair dali.
A Ilha fica bem pertinho do centro de Angra, a menos de 500 metros do continente. É só pegar uma lancha ou reservar um passeio de escuna com parada em outras praias. Para garantir o clima de ilha deserta, é melhor deixar o passeio para o meio da semana.
Vista espetacular de um dos pontos mais altos da Ilha Grande
Aventura
Casais
Foto
As rochas empoleiradas a 982 metros de altitude no Pico do Papagaio não ganharam esse nome à toa. Esse é o segundo ponto mais alto da Ilha Grande, perdendo apenas para o Pico da Pedra D’Água, de 1.035 metros. De lá, você vai ver a ilha inteira, de Angra dos Reis à Restinga da Marambaia, e até a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro.
A trilha para chegar ao Pico é um desafio até para quem curte aventura. São 3 horas só de ida em meio à Mata Atlântica e sem água potável. Para garantir a segurança, é melhor contar com a ajuda de guias e sair cedo, já que só é permitido começar a descida até as 15h.
Águas transparentes em um dos cartões-postais da região
Aventura
Casais
Famílias
Foto
Para visitar a Lagoa Verde, você nem precisa esperar por aquele dia de sol perfeito. As águas rasas dessa piscina natural são tão transparentes que dá para mergulhar com snorkel mesmo com o céu nublado. Nesse pedacinho do paraíso entre a Ilha Grande e a Ilha da Longa, você vai ver muitos peixes e corais coloridos.
A Lagoa Verde faz parte do roteiro de vários passeios de escuna ou lancha, que geralmente duram 6 horas e passam por outras praias. Quem curte fazer uma trilha pode pegar a T6, que sai da Enseada de Sítio Forte ou da Praia de Araçatiba, mas é bom se preparar para caminhar por 3 horas e meia em um trajeto íngreme.
Este artigo inclui opiniões da equipe editorial dos Go Guides. A Hoteis.com remunera os autores dos textos publicados neste site, o que pode incluir custos de viagens e outras despesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário