Marie Lafarge: A Envenenadora de Arsênico
No início do século XIX, o arsênico era mais amplamente usado para matar ratos e maridos insuportáveis. O elemento químico era inodoro e tinha um sabor suave que permitia que uma esposa intrigante o misturasse com uma grande variedade de alimentos com sabor e alimentasse a vítima desavisada. Um legista geralmente não conseguia dizer se o veneno estava envolvido, porque os sintomas — diarreia, vômito, dor abdominal — eram semelhantes aos da cólera, que era comum na época. Testes químicos para detectar a presença de arsênico existiam, mas eram demorados e os resultados eram frequentemente inconclusivos.
Marie Lafarge, litografia de Gabriel Decker.
Em 1836, um químico escocês chamado James Marsh apresentou à Royal Society of Arts de Londres o primeiro método confiável para separar quantidades mínimas de arsênico. O "teste de Marsh" logo se tornou a ferramenta decisiva em todos os casos de envenenamento, eliminando a necessidade de discussão em um julgamento. O uso mais bem-sucedido do teste de Marsh em um tribunal aconteceu em Tulle, França, em 1840, com o famoso caso de envenenamento de LaFarge.
Marie Lafarge era a esposa de 23 anos de um bruto ferreiro chamado Charles Lafarge. Antes do casamento, Charles se apresentou como um rico empresário e dono de um castelo, mas descobriu-se que ele estava falido e se casou com Marie por causa do dote dela, o que lhe permitiu pagar parte de sua dívida. Marie achou Charles repulsivo, mas concordou com o casamento por causa de sua suposta riqueza. Agora, com essa ilusão quebrada, Marie se viu presa em um casamento com um homem que ela não amava e com sogros que não eram nada acolhedores. Até mesmo sua nova casa em Le Glandier estava em um estado de abandono e cheia de ratos.
Enfurecida por ter sido enganada, Marie se trancou no quarto na primeira noite na propriedade e compôs uma carta para Charles implorando para que ele a libertasse do casamento, enquanto ameaçava tirar sua vida com arsênico. Mais tarde, Marie foi persuadida por sua sogra a dar uma chance ao casamento. Charles também concordou em fazer concessões e prometeu não fazer valer seus "privilégios conjugais" até que ele tivesse restaurado a propriedade à sua condição original.
Leia também: Os Criadores de Anjos de Nagyrév
Nas semanas seguintes, o relacionamento do casal pareceu melhorar. Charles manteve sua palavra e providenciou a reforma da mansão. Ele forneceu à sua jovem noiva assinaturas de revistas e jornais, e filiação à biblioteca local, para que ela pudesse perseguir seus interesses intelectuais. Ele também comprou para Marie, a um alto custo, um piano e um cavalo árabe para ela montar. Durante esse tempo, Marie escreveu cartas para seus amigos da escola dizendo o quão feliz ela estava. Ela também tentou ajudar o marido em seus negócios escrevendo cartas de recomendação para ele, que ele poderia usar para garantir empréstimos.
Menos de um ano após o casamento, Charles foi a Paris para arrecadar dinheiro para sua siderúrgica. Como era Natal, Marie enviou ao marido um bolo no espírito da temporada, que Charles comeu e imediatamente adoeceu violentamente. Charles jogou o bolo fora acreditando que ele havia sido contaminado durante o transporte e retornou a Le Glandier, ainda se sentindo mal. Marie se dedicou aos cuidados do marido, fornecendo-lhe comida e bebida e tentando deixá-lo confortável. À medida que a condição de Charles piorava, a família nomeou uma jovem chamada Anna Brun para cuidar de Charles.
Anna notou que Marie costumava misturar um pó branco no gemada antes de servi-lo a Charles. Ao ser questionada, Marie respondeu que o pó era "açúcar de flor de laranjeira", mas Anna suspeitou. Ela levou um copo inacabado de gemada ao médico e mostrou a ele os flocos brancos flutuando na superfície. Mas o médico descartou, dizendo que poderiam ser flocos de gesso que tinham caído do teto. Anna não estava convencida. Outro dia, ela viu Marie misturar mais pó branco em uma sopa para seu marido. Charles tomou alguns goles e imediatamente passou mal.
Uma gravura vintage mostrando a mãe de Charles cuidando de seu filho moribundo, enquanto um servo inspecionava uma garrafa em busca de sinais de delitos. Foto: Leemage / Prisma Archive
Ann revelou suas suspeitas à família. Quando souberam que o criado e o jardineiro de Charles tinham comprado arsênico para Marie, a mãe de Charles entrou em pânico, mas Marie respondeu que era para matar os ratos. Enquanto isso, a condição de Charles se deteriorou rapidamente e ele morreu em 14 de janeiro de 1840.
O cunhado de Charles registrou uma queixa policial, e logo o juiz de paz chegou de Brive para interrogatório. A polícia tomou posse da sopa, da água com açúcar e do gemada que Anna havia cuidadosamente separado. Eles também encontraram pasta de veneno de rato por toda a casa, mas, curiosamente, eles não foram tocados pelos ratos. A polícia também coletou o veneno de rato e o enviou para ser analisado. Os resultados mostraram que a pasta não era nada mais do que uma mistura de farinha, água e refrigerante, indicando que o arsênico real foi usado para outra coisa. Quaisquer dúvidas restantes que pudessem ter permanecido desapareceram quando um membro da família mostrou a caixa onde Marie guardava seu "açúcar" em pó, e o açúcar acabou sendo arsênico. Marie foi presa.
Enquanto os advogados de Marie preparavam sua defesa, Marie foi acusada de outro crime de seu passado. Uma de suas amigas de infância, a Viscondessa de Léautaud, alegou que Marie havia roubado seu colar cravejado de diamantes quando ela era uma hóspede em seu castelo. Naquela época, a Viscondessa não deu continuidade ao assunto, mas na esteira das notícias de jornal sobre o assassinato, o Visconde foi lembrado do roubo e exigiu que o quarto de Marie em Le Glandier fosse revistado. Uma busca foi conduzida e as joias perdidas foram recuperadas. Um tribunal posteriormente a sentenciou a dois anos de prisão.
Enquanto isso, especialistas locais coletaram o conteúdo do estômago de Charles e realizaram vários testes para arsênico, mas os resultados foram inclusivos. Enquanto um teste deu um resultado positivo para arsênico, um teste subsequente feito por outro grupo de especialistas não conseguiu encontrar nenhum vestígio de arsênico no trato digestivo da vítima. Em vista desses resultados contraditórios, o juiz ordenou um terceiro teste. O corpo de Charles foi exumado e novas amostras foram coletadas do cadáver parcialmente apodrecido. Novamente, nenhum vestígio de arsênico foi encontrado. Quando foi relatado no tribunal que nenhuma evidência de arsênico no cadáver foi encontrada, Marie, que tinha um talento para o drama, juntou as mãos e levantou os olhos para o céu, e então fingiu desmaiar. Ela teve que ser carregada para fora do tribunal.
Marie Lafarge no julgamento. Foto: AKG / Álbum
A defesa exigiu que Marie fosse libertada, mas os promotores pressionaram. Eles apresentaram o eggnog que Anna havia cuidadosamente guardado e solicitaram que testes fossem feitos nele também. Desta vez, os químicos declararam que o eggnog continha arsênico suficiente “para envenenar dez pessoas”.
Enquanto tudo isso acontecia no tribunal, repórteres de jornais forneciam uma torrente de histórias e o julgamento de Marie se tornou uma sensação na mídia. Os cidadãos franceses ficaram divididos sobre o caso. Alguns acreditavam que Marie era uma assassina, enquanto outros expressaram apoio. Muitos cavalheiros ricos lhe ofereceram propostas de casamento, ou pelo menos, assistência financeira com sua defesa. Até mesmo mulheres jovens lhe enviaram bilhetes simpáticos. Marie perpetuou sua imagem romântica, respondendo a tantas cartas quanto possível e se referindo a si mesma como "a pobre caluniada". Ela aparecia no tribunal vestida de luto e carregando um frasco de sais aromáticos na mão para projetar a imagem de uma mulher injustamente acusada.
Com diferentes analistas médicos dando diferentes relatórios sobre as evidências, o tribunal decidiu consultar Mathieu Orfila, um eminente professor de medicina forense e um renomado toxicologista, e o convocou de Paris. Orfila conduziu testes de Marsh em amostras retiradas do corpo de Charles e encontrou traços definitivos de arsênico. Orfila também mostrou que o arsênico não veio do solo ao redor, nem pertencia ao arsênico naturalmente presente no corpo humano. Orfila explicou que os testes anteriores deram resultados enganosos porque os testes foram realizados incorretamente.
Depois que Orfila apresentou suas descobertas, Marie Lafarge foi condenada e sentenciada à prisão perpétua. Ela se tornou a primeira pessoa a ser condenada amplamente com base em evidências toxicológicas forenses diretas.
Mesmo após o veredito, muitos sentiram que Marie era uma vítima de injustiça, condenada por evidências científicas de validade incerta. Como se para se defender dessas críticas, Orfila conduziu palestras públicas bem frequentadas nos meses seguintes, muitas vezes na presença de membros da Academia de Medicina de Paris, para explicar suas opiniões sobre o teste de Marsh. Logo, a conscientização pública sobre o teste era tal que ele foi realizado ao vivo em salões e até mesmo em algumas peças que recriavam o caso Lafarge.
Marie foi acometida de tuberculose e, em junho de 1852, foi libertada da prisão por Napoleão III. Ela morreu cinco meses depois.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/jessica-alba-tambem-conhecida-como.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/ja-se-perguntou-por-que-1-hora.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/arroz-com-bacalhau.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/paella-valenciana.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/file-de-peixe-ao-molho-de-camarao.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/phianixx-tambem-conhecida-como-phoebe.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/petra-mischelle-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/piper-cox-tambem-conhecido-como-piper.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-pixie-peach.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-da-costa-rica-em-2024.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-polinesias-mais-em-2024.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-escandinavas-mais.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/emma-roberts-tambem-conhecida-como-emma.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/emilia-clarke-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/emma-stone-tambem-conhecida-como-emily.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/ilha-fisher-tambem-conhecido-como-isla.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-do-sudeste-asiatico-em.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-africanas-de-2024.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-caribenhas-mais-gostosas.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-nordicas-mais-quentes-em.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/as-10-estrelas-mais-quentes-da-sicilia.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-pearl-sinclair.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/apresentacoes-da-princesa-meah.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/princesa-kathrin-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/renata-black-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/taylor-swift-tambem-conhecido-como-ts.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/megan-fox-tambem-conhecida-como-megan.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/lana-del-rey-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/zooey-deschanel-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/scarlett-sawyer.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/shannon-seeley-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/apresentacoes-de-sam-fokker.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/apresentacoes-de-summer-reid.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/katy-perry-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/demi-lovato-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/vanessa-hudgens-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/emma-watson-tambem-conhecida-como-emma.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/stephanie-santillan-tambem-conhecido.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sully-savage.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sunshine.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/selena-gomez-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/tai-lee-tambem-conhecida-como-mia-b-tai.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/tangi-tambem-conhecida-como-irena-jana.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/tanya-soska-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/taylor-tucker-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/tawni-ryden-tambem-conhecida-como-rayna.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-tequila-woods.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/tereza-benesova-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-theodora-ferreri.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-lenda-da-dama-de-vermelho-corresponde.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/cigana-sara-menina-foi-numa-noite-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-historia-da-vovo-maria-conga.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-historia-de-pai-cipriano-cipriano.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-historia-de-pai-jose.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/umbral-o-que-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-historia-de-pai-casemiro-comeca-nos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/ze-pelintra-na-umbanda-e-sua-falange-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/voce-ja-ouviu-falar-das-criancas-indigo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/d-rosa-caveira-lenda.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/porque-os-exus-riem.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/sobre-uniao-das-chamas-gemeas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/eguns-e-kiumbas-eguns-nada-mais-sao-do.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/cigana-maria-dolores-em-meio-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/baiano-ze-do-coco.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/malandro-navalha-o-salvador-dos-morros.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/como-sabemos-existem-muitos-exu-tiriri.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/em-sua-vida-carnal-seu-nome-foi-geraldo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/reinos-de-exu-na-kimbanda.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/exu-arranca-toco-pertence-linha-das.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/exu-mangueira-identificado-pelo-nome.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário