Caixa de Velocidades Avariada Sintomas: O Que Fazer
O seu automóvel tem um processo muito impressionante de fornecer potência desde o motor até às rodas. De todos os componentes mecânicos que participam nesse processo, o mais importante é, sem dúvida, a caixa de velocidades do automóvel.
Pese embora o seu automõvel possa transmitir potência com sucesso sem a presença da caixa de velocidades, a sua utilidade com a tecnologia automóvel em rápido desenvolvimento ao longo dos anos tornou-o um componente indispensável do grupo motopropulsor.
A caixa de velocidades do automóvel cumpre o seu dever ao transmitir a quantidade certa de potência através de rotação contínua, sendo inevitável que a caixa de velocidades sofra desgaste e desenvolva ocasionalmente alguma forma de mau funcionamento.
Por vezes, durante a condução, irá notar um ligeiro atraso na aceleração do automóvel após a mudança de velocidade. Mas um atraso não superior a um segundo é aceitável no caso de transmissões manuais.
Esse atraso pode ser maior e mais frequente no caso de transmissões automáticas. No entanto, se ocorrer o caso em que a rotação aumenta após a mudança, mas a velocidade do automóvel praticamente não aumenta, então estará perante um problema que merece a sua atenção.
Diagnóstico:
Esse problema ocorre devido a um componente da embraiagem com defeito que não permite que a mesma engate totalmente ou desengate a tempo. Devido a isso, a embraiagem do automóvel permanece ativa mesmo depois que a mudança seja concluída e para / minimizar a transmissão de força para as rodas. Os principais componentes que causam esse problema são as placas com desgaste, molas da embrIagem ou o cilindro mestre.
Também pode ser causado devido à presença de ar no canal de fluido. Caso haja ar no sistema, pode-se repará-lo com uma simples sangria do canal em questão. Nas demais situações, a parte afetada deverá ser substituída.
Por vezes, mais do que uma dessas peças pode ser o motivo que pode exigir que todo o revestimento da embraiagem seja trocado.

A caixa de velocidades do seu automóvel, como qualquer outro componente mecânico rotativo do automóvel, requer um fluido para fins de lubrificação. Se por acaso notar gotas de líquido que se acumulam sob o automóvel estacionado, há uma boa probabilidade de que seja o fluido de transmissão. Ao contrário de outros líquidos que podem vazar do seu automóvel, o fluido da caixa de velocidades ou da transmissão é de cor laranja brilhante. E Isso facilita a identificação.
Diagnóstico:
No caso de ser o fluido de transmissão, é fundamental que descubra a origem da fuga e cubra o fluido o mais rápido possível. O fluido da transmissão não se esgota na evaporação, ao contrário do óleo do motor e deve estar sempre no nível ideal para a lubrificação adequada.
A falta do mesmo pode causar danos graves aos componentes de rotação rápida da transmissão. A fonte do fuga na maioria dos casos é um recipiente de fluido danificado ou o selo com defeitos.
Se a fuga for detetada precocemente, então, na maioria dos casos, será exigido apenas que essa peça seja trocada. No entanto, se for detetada muito mais tarde, os componentes da caixa de velocidades podem incorrer em danos que podem resultar em pesadas despesas de reparação / substituição.
Na situação ideal, supõe-se que o seu automóvel esteja sempre isento de qualquer ruídor ou vibração durante a operação. Se essa sensação estiver presente, então há um problema com algum componente.
Caso observe esse ruído ou sensação de trituração durante as trocas de marcha acompanhadas com o automóvel a tremer visivelmente, então está diante de um dos problemas muito comuns da caixa de velocidade do automóvel.
Diagnóstico:
Se for capaz de observar essa sensação de atrito depois de pressionar totalmente o pedal da embraiagem, há 80% de possibilidade de que seja devido aos discos de embraiagem com desgaste.
Se isso ocorrer após tirar o pé do pedal da embraiagem, o problema será mais provável com os sincronizadores de mudança. Em ambos os casos, as peças terão que ser substituídas prontamente dado que quanto maior for o desgaste, maior é o dano a ser transferido para a caixa de velocidades.
A menos que o seu automóvel seja automático, a caixa de velocidades deve funcionar exclusivamente apenas nas suas ações. Por vezes irá deparar-se com a situação em que muda uma marcha, pisa no pedal do acelerador e o automóvel dá um solavanco e volta para a velocidade anterior. Em certos casos, também é possível que a marcha vá para o ponto morto. Este fenómeno é conhecido como o deslizamento de engrenagem.
Diagnóstico:
O deslizamento da engrenagem prejudica os componentes da caixa de velocidade, mas, acima disso, também pode colocá-lo numa situação perigosa.
Imagine o caso em que está a tentar uma manobra de ultrapassagem e a marcha desliza para o ponto morto ou para uma velocidade mais baixa.
O deslizamento da engrenagem ocorre devido a uma variedade de fatores, mas mais comumente devido a um garfo de mudança danificado. Um garfo danificado não se move corretamente para travar na marcha correta, o que faz com que a transmissão mude automaticamente para trás. Além disso, pode ser causado por dentes de engrenagem com desgaste ou também com o fluido de transmissão baixo.

Se estiver a conduzir o seu automóvel e sentir qualquer cheiro de queimado emanando do mesmo, então está com problemas.
No caso de este cheiro ser acompanhado por mudanças de velocidade preguiçosas ou inadequadas, existe uma probabilidade quase certa de que o cheiro seja proveniente da caixa de velocidades do seu automóvel.
Diagnóstico:
Essa situação ocorre mais comumente quando o fluido da transmissão sobreaquece. O fluido de transmissão é usado para arrefecer o calor gerado pela rotação e fricção dos componentes da caixa de velocidades.
Se o nível do fluido estiver muito baixo, a caixa de velocidade funciona com mais fricção, o que, por sua vez, gera mais calor. Este calor afrouxa o fluido de transmissão, tornando-o inútil e causa ainda mais a acumulação de calor.
Outra causa importante é o uso de um fluido inadequado. Os fluidos de transmissão são criados para funcionar em níveis de calor correspondentes à operação da caixa de velocidades. Caso um fluido errado esteja a ser utilizado, ele não funcionará corretamente e resultará numa acumulação excessiva de calor.
Ambos os casos causam danos graves à caixa de velocidades do automóvel, por isso certifique-se de usar o tipo correto de fluido e ateste a tempo, caso o nível esteja baixo.
A transmissão automática versus a transmissão manual automatizada (AMT) dos automóveis.
A maioria dos automóveis usa uma forma de transmissão automática chamada transmissão automática planetária hidráulica, que também é usada numa versão ampliada em alguns equipamentos industriais e comerciais e veículos pesados.
A embraiagem de fricção é substituída pelo acoplamento hidráulico e o sistema define um conjunto de faixas de marcha dependendo das necessidades do automóvel.
Quando estaciona o veículo, todas as marchas são travadas para evitar que o automóvel se desloque para a frente ou para trás.
Uma opção menos geral é a transmissão manual automática (AMT).
Por vezes chamada de transmissão semiautomática, cujo modelo emparelha as embraiagens e engrenagens de uma transmissão manual com um conjunto de atuadores, sensores, processadores e sistemas pneumáticos.
Os AMTs operam como uma automática, ao mesmo tempo que oferecem os benefícios de economia de combustível e acessibilidade de uma transmissão manual. Com esse tipo de transmissão, o condutor pode mudar as marchas manualmente ou optar pela troca automática. De qualquer maneia, não será necessário utilizar a embraiagem, que é operada por um sistema hidráulico.
Operação de uma transmissão automática

O tipo mais comum de transmissão automática usa força hidráulica para mudar as mudanças. Este dispositivo combina um torque ou um conversor de acoplamento de fluido com mudanças que oferecem a gama desejada de mudanças para o seu veículo. O conversor de torque liga o motor à transmissão e utiliza o fluido pressurizado de forma a transferir potência para as mudanças. Este aparelho acaba por substituir uma embriagem de fricção manual e permite que o veículo pare por completo.
Conforme o motor transmite potência para a bomba do conversor de torque, a bomba converte essa potência em fluido de transmissão que alimenta a turbina do conversor de torque. Este aparelho aumenta a potência do fluido e transmite ainda mais potência de regresso à turbina, o que cria uma rotação de potência de vórtice que gira a turbina e o eixo central conectado. A potência criada por esta rotação é então transmitida do eixo para o primeiro conjunto de engrenagens planetárias da transmissão.
Esse tipo de transmissão detém o que é designado por controlo hidráulico. O fluido da transmissão é então pressurizado por uma bomba de óleo, a qual irá permitir que a velocidade se altere de acordo com a velocidade do veículo, as rotações dos pneus por minuto e outros fatores. A bomba de engrenagens é colocada entre o conjunto de engrenagens planetárias e o conversor de torque, de onde puxa e pressuriza o fluido de transmissão de um reservatório. A entrada da bomba leva diretamente ao alojamento do conversor de torque conectado à placa flexível do motor.
Aquando do não funcionamento do motor, a transmissão não irá ter a pressão de óleo necessária para operar e, por isso, o veículo não pode ser iniciado.
O conjunto de engrenagens planetárias é um sistema mecânico no qual as engrenagens são conectadas por um conjunto de correias e embraiagens. Quando o motorista muda de marcha, as faixas mantêm uma marcha imóvel enquanto gira a outra para transmitir o torque do motor e aumentar ou diminuir as marchas.
Engrenagens de uma transmissão automática

As engrenagens de uma transmissão automática incluem o seguinte:
Quando o seu veículo é colocado em movimento, engata todas as relações disponíveis de velocidade para a frente. Isso representa que a transmissão pode ser movida entre toda a gama de mudanças, conforme seja necessário.
Quando o motor atinge um determinado nível de rotações por minuto (RPM), a maioria dos veículos coloca a terceira velocidade automaticamente para evitar danos no motor.
A segunda velocidade bloqueia a transmissão na segunda marcha ou limita a mesma às relações da primeira e da segunda velocidade. Esta velocidade é ideal para subidas e descidas em condições escorregadias, bem como para conduzir durante o gelo, a neve e outros tipos de clima agressivos.
A primeira velocidade é utilizada quando deseja travar a transmissão na primeira velocidade, embora alguns veículos mudem automaticamente dessa velocidade para proteger o motor numa determinada rotação. Como a segunda e a terceira, esta velocidade é melhor ser usada para rebocar, conduzir em aclives ou declives e ao viajar em condições escorregadias e com gelo.
Vantagens de uma transmissão automática
A maior vantagem de uma transmissão automática é a capacidade de conduzir sem a necessidade de uma embraiagem como é necessário com uma transmissão manual. Indivíduos com muitas deficiências podem conduzir utilizando uma transmissão automática, pois a operação requer apenas dois membros utilizáveis.
A falta de embraiagem também elimina a necessidade de prestar atenção às mudanças manuais e ao controlo do tacómetro para fazer as mudanças necessárias, o que lhe dá mais atenção para se concentrar na tarefa de conduzir.
Muitos condutores consideram igualmente mais fácil o controlo de uma transmissão automática em baixas velocidades do que uma transmissão manual. A transmissão automática hidráulica incentiva o veículo a se mover para frente, mesmo quando em marcha lenta.
Aqui estão algumas coisas importantes a serem consideradas.
O que é um automóvel automático?
Pode dizer-se que um automóvel automático é um automóvel com transmissão automática que não exige que o condutor mude as mudanças manualmente. As transmissões, também conhecidas como caixas de velocidades, ajudam a direcionar a força rotacional e a velocidade de um automóvel.
Portanto, as transmissões automáticas mudam as relações de marcha conforme o veículo se move. Uma transmissão automática usa sensores que permitem que ela mude de marcha no momento apropriado, usando a pressão interna do óleo. A mudança de marcha ocorre quando a transmissão é desconectada do motor temporariamente, o que é feito pelo conversor de torque.
Pode dizer-se que um automóvel é automático observando os seus pedais. Se um automóvel tiver dois pedais, significa que é automático. Os automóvels manuais incluem um terceiro pedal – chamado pedal de embraiagem – que é ligeiramente menor que o pedal de travão.
Tipos de transmissão automática em automóveis
Uma Caixa de Velocidades Nova, Recondicionada, Reparação Ou Usada – Prós e Contras
Caso tenha a infelicidade de ter uma falha na caixa de velocidades, provavelmente irá perguntar quais são as suas opções. Como não se trata de um problema comum na maioria dos casos, pode nem perceber que existem diferentes opções. Então, o que escolher? Nova, recondicionada, reparação ou usada?
Caixa de Velocidades Nova
Prós ContrasCaixa de Velocidades Recondicionada
O recondicionamento completo de uma caixa de velocidades envolve a desmontagem e a substituição das peças necessárias numa unidade que sofreu danos ou desgaste. Essas unidades ainda contêm peças usadas, mas devem durar muito mais do que a vida útil do veículo.
É quase o mesmo que ter uma nova caixa de velocidades, mas sem o elevado preço.
Rolamentos e vedações são alterados como padrão nas unidades recondicionadas e frequentemente terão outros componentes alterados para ficarem alinhados com os critérios padrão de recondicionamento.
Prós ContrasCaixa de Velocidades Reparada
Grande parte do trabalho que é realizado envolve a reparação de problemas específicos numa caixa de velocidades. Se tiver problemas ao selecionar uma engrenagem específica, podem ser substituídos os componentes que compõem aquela parte da caixa de velocidades sem ter que substituir toda a unidade. Obviamente, isso economiza uma grande quantidade de dinheiro, pois está apenas a reparar o problema direto, em vez de substituir tudo.
Prós ContrasCaixa de Velocidades Usadas
Esta opção é a segunda menos comum e isso é devido a um motivo: confiabilidade.
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