quinta-feira, 7 de abril de 2022

Nesta foto da década de 1910, contemplamos a pequena locomotiva utilizada pela "Cia. Matte Larangeira" para percorrer os estreitos trilhos, de bitola 60cm, da ferrovia construída por ela, ligando Guaíra a Porto Mendes, no oeste do Paraná.

Nesta foto da década de 1910, contemplamos a pequena locomotiva utilizada pela "Cia. Matte Larangeira" para percorrer os estreitos trilhos, de bitola 60cm, da ferrovia construída por ela, ligando Guaíra a Porto Mendes, no oeste do Paraná.


Pode ser uma imagem de ferrovia
A LOCOMOTIVA DA CIA. MATTE LARANGEIRA

Nesta foto da década de 1910, contemplamos a pequena locomotiva utilizada pela "Cia. Matte Larangeira" para percorrer os estreitos trilhos, de bitola 60cm, da ferrovia construída por ela, ligando Guaíra a Porto Mendes, no oeste do Paraná.

Essa estrada de ferro foi construída em 1917, com extensão de 60 km. foi construída pela Cia. Matte Larangeira e, portanto, era particular, destinada a transportar a erva-mate adquirida junto aos coletores da região.

Em 1929, ela foi encampada pelo governo do Estado do Paraná, que determinou seu uso público. Em 1944, o presidente Getulio Vargas encampou a ferrovia e anexou-a à RVPSC.

Após o seu encampamento, a população de Foz do Iguaçu passou a utilizar essa ferrovia para vir à curitiba ou ir à São Paulo.

Partia de Foz em navio com destino a Porto Mendes. De lá pegava-se o trem até Porto Guaíra. Depois seguia via fluvial até Presidente Epitàcio (SP). Lá outro trem da Sorocabana levava os passageiros até um entroncamento, que dava opção para ir a Curitiba ou São Paulo.

(Foto: Acervo Paulo José Costa)

Paulo Grani

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