Café Mennon
O local guarda um pequeno museu sobre os imigrantes menonitas que vieram a Curitiba
Influenciada por várias etnias que vieram ao Brasil, unidas a presença do índio no território que formaria Curitiba, a cidade tem em sua gastronomia um dos exemplos positivos dessa “mistura”. Com colônias italianas, redutos ucranianos, feiras gastronômicas e uma variedade de outros centros culinários, decidimos explorar os endereços típicos da cidade, com pratos e bebidas que fazem parte da rotina dos curitibanos e deixam turistas curiosos para conhecer.
A sequência do especial tem como parada o Café Mennon. O local – que oferece uma viagem a cultura menonita – tem a sua história ligada com Peter Rempel. O imigrante russo se estabeleceu em Curitiba e foi responsável durante a segunda metade do século XX pela Leiteira e Pastelaria Menno, localizada na Rua Presidente Faria 51, no centro da capital paranaense.
Egon Robert Enns – neto de Rempel – resolveu manter viva a história da família e deu início em 2012 ao Café Mennon, no Xaxim. O aconchegante local oferece cafés expressos (espressos); coquetéis; assados; quiches; sopas; sanduíches; doces; além de opções características dos imigrantes. O carro chefe é um pãozinho, na verdade, três pãezinhos de massa sovada, daí o nome Dreiback (Drei = três em alemão) com recheio de Lingüiça Blumenau e Catupiry.
Um dos grandes destaques fica por conta do Sótão das Memórias, formado por registros e objetos únicos que retratam a importância da cultura menonita na construção dos bairros Boqueirão, Hauer e Xaxim.
No Brasil, a instalação inicial aconteceu em Santa Catarina. Com o passar do tempo, os imigrantes também se distribuíram pelos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, com destaque para a Colônia Witmarsum (1951) – nome que é uma referência à cidade natal de Menno Simons (Holanda), líder espiritual dos menonitas.
Curitiba passou a receber colonos menonitas em busca de novas terras no Brasil a partir de 1934. Inicialmente se estabeleceram nos bairros Pilarzinho; Bacacheri; e Guaíra; e em seguida – após a venda de terrenos – passaram a habitar a região do Boqueirão e Xaxim. Confira mais sobre a influência menonita na capital paranaense.
O Café Mennon fica na Rua Waldemar Loureiro Campos, 3620, no bairro Xaxim, e funciona de terça-feira a sábado das 15h às 21h. Também contempla espaço para eventos, treinamentos, e reuniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário