domingo, 15 de janeiro de 2023

Entre as décadas de 1950 e 1960, em Araucária funcionou um campo de aviação para decolagem e aterrissagem de pequenos aviões.

 Entre as décadas de 1950 e 1960, em Araucária funcionou um campo de aviação para decolagem e aterrissagem de pequenos aviões.

Entre as décadas de 1950 e 1960, em Araucária funcionou um campo de aviação para decolagem e aterrissagem de pequenos aviões. Localizado próximo de onde hoje está o CSU, nele existiam duas pistas, hangar e a casa do funcionário que cuidava do Campo de Aviação. A primeira pista começava a cerca de 30 metros da rotatória que existe atualmente e seguia por cerca de 400 metros de comprimento, por onde hoje é a Rua Pedro Alcântara Meira. A outra pista era transversal à primeira. As duas pistas eram em sentidos diferentes porque para pousar o piloto deveria observar a direção do vento, definindo qual pista usaria. O campo foi construído no terreno da Companhia de Melhoramentos de Araucária, juntamente com as Companhias São Patrício e São Manoel, das quais Alfred Charvet era sócio. O avião era utilizado para sobrevoar as plantações de linho na região de Araucária, assim como em Contenda, Mandirituba e Mallet.
O campo de aviação foi instituído por lei em 19 de março de 1951, a qual expõe em seu Artigo 1º que a construção se daria sem gerar despesas ao município de Araucária. Nessa mesma Lei foi aprovada a recuperação da estrada que ligava à Estação Ferroviária do Passaúna e a construção de uma estrada de 12 metros de largura em torno do campo de aviação, bem como a denominação de Campo Major Sezino. Com o fechamento da empresa, no final da década de 1960, o campo de aviação não foi mais utilizado.
(Texto escrito por Jhonny Castro, jornalista - "Cada bairro uma história, cada vida uma memória")
Legendas das fotografias:
1 - Campo de aviação na região do CSU, década de 1950 - avião e ao lado piloto e duas crianças da família Charvet. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.
2 - Avião de propriedade da família Charvet no Campo de Aviação, década de 1950. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.
3 - Campo de Aviação e avião Piper PT AJW, batizado por Alfred Charvet com o nome de Alnitac, década de 1950. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.
4 - Campo de Aviação utilizado pela Cia. São Patrício próximo ao CSU, década de 1950. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Campo de aviação na região do CSU, década de 1950 - avião e ao lado piloto e duas crianças da família Charvet. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Avião de propriedade da família Charvet no Campo de Aviação, década de 1950. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Campo de Aviação e avião Piper PT AJW, batizado por Alfred Charvet com o nome de Alnitac, década de 1950. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Campo de Aviação utilizado pela Cia. São Patrício próximo ao CSU, década de 1950. Coleção da família Charvet.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário