Princesa Mascarada de Mariental
Por: Luciana do Rocio Mallon. Repentista, bailarina folclórica, pesquisadora de causos e autora do livro Lendas Curitibanas.No século dezenove alguns alemães foram trabalhar na região do rio Volga, na Rússia. Porém, eles foram maltratados e vistos como escravos lá. Por isto, resolveram fugir num navio para o Brasil.
Nesta embarcação também existiam: piratas e ciganos. Junto com os alemães havia uma adolescente muito bonita, descendente de nobres, e os ciganos quando a viram tentaram violenta-la. Porém os piratas a salvaram e ameaçaram jogar no mar quem fizesse algum mal para esta garota. Por isto ela foi vigiada durante toda a viagem.Em 1878 estes viajantes colonizaram uma região que foi batizada de Mariental, localizada perto da cidade da Lapa, a oitenta quilômetros de Curitiba. A família da moça bonita também fez uma casa de dois andares nesta região e se dedicou à agricultura. O problema é que no começo estas pessoas recebiam as visitas constantes dos ciganos que cobiçavam a linda adolescente. Assim, a família tratou de esconder a moça no andar de cima e taparam seu lindo rosto com máscaras. Toda vez que os ciganos iam visitar esta residência, o patriarca perguntava:
– Vocês querem roupas?
– Vocês querem comida?
Mas, os ciganos sempre apontavam para o andar de cima, fazendo referência para a jovem.
Durante este tempo, a menina traumatizada não saia de casa e vestia diversas máscaras durante o dia. A sua avó sempre dizia:
– Nunca tire a máscara do seu rosto e nem saia de casa. Pois se isto acontecer os homens maus tentarão a pegar de novo.
Uma certa noite, o patriarca levou um curandeiro que fez uma magia forte para os ciganos nunca mais voltarem e deu certo.
Mesmo assim a adolescente continuou usando máscaras e nem pensava em sair de dentro da residência. Naquela época ela ficou conhecida como A Princesa Mascarada de Mariental.
Um dia, essa garota pegou tuberculose, faleceu e sua família mudou de endereço .
Porém dizem que toda a noite de lua cheia, a moça mascarada aparece para as pessoas que entram no terreno de sua velha residência.
Reza a lenda que em 1983 um grupo de estudantes resolveu acampar em Mariental, perto da antiga casa da princesa mascarada. Em volta da fogueira eles resolveram contar histórias de terror.
Paulo, um dos aventureiros, afastou – se do grupo para explorar a floresta. Então, no meio do mato, ele viu uma mulher mascarada e a seguiu. Esta criatura levou o rapaz até um casarão abandonado. Quando a moça tirou a máscara, o garoto desmaiou. Ele só foi encontrado no dia seguinte e afirmou ao grupo que viu um fantasma que fez seu coração disparar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário