terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Rua José Bonifácio

 

Rua José Bonifácio

A via passa ao lado da Catedral Basílica de Curitiba

No ano de 1857, Curitiba tinha 12 vias importantes, pelas quais a população passava diariamente. Eram elas a Rua do FogoRua DireitaRua da EntradaRua da CariocaEstrada da Marinha, Rua Fechada, Rua do RosárioRua do NogueiraRua das FloresRua do ComércioRua do Saldanha e Rua da Assembleia.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua José Bonifácio - Curitiba Space

A história da  Rua Fechada nos remete ao início do desenvolvimento de Curitiba. Com a chegada dos desbravadores em busca do ouro e a instalação do Pelourinho, no ano de 1668, simbolizando o Reino de Portugal, os moradores recém chegados a região passaram a procurar locais próximos para servir como residência.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua José Bonifácio - Curitiba Space

O espaço escolhido se encontrava próximo onde atualmente está localizada a Catedral Basílica de Curitiba, tendo ao norte a futura Igreja da Ordem, considerada a primeira na história da cidade. Estava assim, formada a pequena viela que pode ser considerada a pioneira do atual desenho de Curitiba. O nome de Rua Fechada é em função da demolição da velha capela de pau a pique, que mais tarde acabou se transformando na Igreja Matriz e atualmente na Catedral de Curitiba. Como a nova construção se localizava na rua, o local acabou ficando impossibilitado de receber tráfego, recebendo assim o seu primeiro nome. Com a chegada da Catedral, a Rua Fechada voltou a ter livre acesso para se tornar um importante centro comercial da época.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua José Bonifácio - Curitiba Space

O atual nome, José Bonifácio, veio em 1886 para homenagear José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como ‘’Patriarca da Independência’’ pelo fato de ter atuado decisivamente no contexto da época. A Rua José Bonifácio se localiza no Centro de Curitiba e liga a Praça Tiradentes ao Largo da Ordem.

Referências:
HOERNER Jr, Valério. Ruas e Histórias de Curitiba, 2° edição. Curitiba: Artes & Textos, 2002. 183p
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p

Nenhum comentário:

Postar um comentário