Rua Presidente Carlos Cavalcanti
A via leva hoje o nome do ex-presidente do Paraná
No ano de 1857, Curitiba tinha 12 vias importantes, pelas quais a população passava diariamente. Eram elas a Rua do Fogo, Rua Direita, Rua da Entrada, Rua da Carioca, Estrada da Marinha, Rua Fechada, Rua do Rosário, Rua do Nogueira, Rua das Flores, Rua do Comércio, Rua do Saldanha e Rua da Assembleia.
A Rua do Saldanha é a atual Rua Presidente Carlos Cavalcanti. O nome atual é em homenagem ao ex-presidente do Paraná, Carlos Cavalcanti de Albuquerque – na época, o cargo de governador era chamado de “Presidente do Estado”. O carioca ficou no no cargo de 25 de fevereiro de 1912 a 25 de fevereiro de 1916. O município de Carlópolis, que antigamente se chamava Jaboticabal, trocou seu nome para também homenageá-lo. Além desse cargo, Cavalcanti foi militar da arma de engenharia, fundador do Corpo de Bombeiros do Paraná, intelectual, orador, poeta, professor, deputado estadual, federal e senador.
Aproximadamente a partir de 1870, a via passou a se chamar Rua do Serrito. Ainda sem infraestrutura alguma, o local recebeu comércios como oficinas, depósitos de lenha e selarias após 1880. Os estabelecimentos se localizavam no trecho que compreende o Largo Bittencourt (Círculo Militar) e a Rua da Graciosa, sendo que na direção oeste que a região fez jus ao nome em função de um aclive que passava a impressão de serra. Com o passar do tempo, a atual Rua Presidente Carlos Cavalcanti foi ganhando importância e recebendo serviços e construções como a residência do Barão do Serro Azul e a chácara do Dr. Augusto Teixeira Freitas (atual Palácio das Telecomunicações).
Antes de homenagear Carlos Cavalcanti, a via se chamava Conselheiro Barradas em referência ao importante personagem histórico no contexto da Guerra do Contestado.
Referências Bibliográficas:HOERNER Jr, Valério. Ruas e Histórias de Curitiba, 2° edição. Curitiba: Artes & Textos, 2002. 183p.FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário