quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Um muro e o prefeito “inglês” de Curitiba

 

Um muro e o prefeito “inglês” de Curitiba


Muro com grafite na Av. do Batel

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Muro com grafite na Av. do Batel - detalhe

Um dia desses saí para fotografar algumas Unidades de Interesse de Preservação em um trecho da Avenida do Batel, que ainda não tinha feito.
Na relação das casas que levei comigo havia uma no número 1869. Esta casa não está mais na última lista de UIP que tenho, apenas nas mais antigas. Mesmo assim decidi dar uma olhada. No local onde imaginei que seria a casa hoje existe um estacionamento do Hospital Santa Cruz, com um grande muro.

No muro está pintado um bonito grafite. Observando o grande painel fica claro de que trata-se de uma referência à Londres. Em um balão observamos as cores da bandeira do Reino Unido. Aparece também a London Eye (a roda gigante), o edifício informalmente conhecido como The Gherkin (pepino), a Elizabeth Tower (onde está o famoso Big Ben) e uma daquelas cabines telefônicas.
Na rua (do mural) está desenhado um utilitário (seria um Land Rover?) e dois dos famosos ônibus vermelhos, de dois andares.
Na calçada em frente das casas há uma série de pessoas conhecidas. Consegui identificar algumas: Shakespeare, Sherlock Holmes,  Harry Potter, Amy Winehouse, James Bond, Beatles (representados pelo submarino amarelo), Mick Jagger, Elton John, um daqueles guardas da rainha e alguns outros que não identifiquei.

A partir do nome do autor do grafite, Marco Jacobsen, encontrei no site do Reinaldo Bessa, mais algumas informações.
Segundo site, o painel está localizado no muro onde foi a casa do inglês Percy Withers, ex-prefeito de Curitiba, que assumiu o cargo interinamente. Foi encomendado pelo Consulado da Inglaterra. A notícia informa também que o painel seria inaugurado no dia 15 de dezembro de 2020 e era esperada, entre outras autoridades, o cônsul honorário da Inglaterra no Paraná.
Encontrei a mesma notícia, basicamente com o mesmo texto (o que é um indicativo de press release), nos sites “Paraná Portal” e “Bem Paraná”.

Pesquisando jornais na Hemeroteca Nacional, o Sr. Percy Withers é bastante citado a partir do ano 1900, por sua participação na sociedade, em diversas agremiações sociais e esportivas. Nas décadas de 1920 e 1930 a referência ao seu nome aumenta, principalmente pela sua participação na política, quer por suas atividades no Partido Republicano Paranaense, como por sua atuação como camarista (vereador).
Não encontrei qualquer referência dele ser inglês. Não consegui descobri onde nasceu e nem quando. Mas descobri que casou em 28 de julho de 1900, conforme noticiou, dois dias depois, o jornal “Diário da Tarde”:

“Realisou-se ante-hontem em a residencia da respeitavel matrona exma. sra. d. Margarida Withers o matrimonio do distincto moço major Percy Withers, conceituado negociante desta praça, com a mimosa e interessante joven d. Julieta Barros, estremosa filha do sr. commendador A. de Barros.
A’s 7 horas da noute o …”

Encontrei no jornal “A República”, de 30 de dezembro de 1920, a seguinte nota:

“Prefeitura da capital
Em virtude de se ter ausentado da capital o illustre dr. Moreira Garces, e de se encontrar impedido por motivo de molestia o sr. coronel João Antonio Xavier, assumiu a Prefeitura da Capital a 27 do corrente o sr. major Percy Withers”.

No mesmo jornal “A República”, na edição de 6 de junho de 1921, encontrei outra nota:

“O Sr. Major Percy Withers assume a prefeitura
Assumio hoje á hora 13, as funcções de Prefeito Municipal da Capital, na qualidade de camarista substituto, o sr. Major Percy Wihters (sic), recebendo essa investitura das mãos do sr. Coronel Joaquim de Andrade, que susbtituirá o Prefeito effectivo sr. dr. Moreira Garcez.”

Ou seja, assumiu, como substituto, a Prefeitura de Curitiba em duas ocasiões.

No jornal “Diário da Tarde”, de 15 de maio de 1941, encontrei a seguinte nota de falecimento:

“Cel. Percy Withers
Com o falecimento, ontem, ás 18,30 horas do coronel Percy Withers a nossa sociedade perdeu um de seus elementos mais representativos. Prestante cidadão e adeantado industrial, o snr, Percy Withers, pelas suas qualidades, desfrutava do maior prestígio no seio da sociedade curitibana.
O extinto ocupou altos cargos na administração municipal, tendo sido, diversas veses, sufragado camarista do legislativo da cidade, onde prestou aliás, os melhores serviços. Era ainda diretor-presidente da Cia Estearina Paranaense.
Percy Withers deixa viuva a exma. sra. d. Julieta de Barros Withers e os seguintes filhos: d. Tereza Margarida Withers, d. Lilia Shavv, casada com o sr. Tomaz Schavv, d. Cacilda Veiga, Nelson e Milton Whithers.”
O sepultamento se realizará hoje, ás 4 horas da tarde, saindo o coche funebre da casa 490 da av. João Gualberto para o Cemitério Protestante.”

E continuei curioso com essa história de prefeito inglês.

Pesquisando um pouco mais, encontrei comentários em uma publicação em uma rede social.
Sergio Withers, comentando sobre Willian Whiters, bisavó dele e pai do Sr. Percy Withers (avô do Sr. Sérgio), comentou o seguinte: “é o ancestral de todos os Withers. Veio da Inglaterra (Twickenham, ao lado de Londres), em 1865, casado com Margareth Corfe, e 5 filhos. Teve mais 6 filhos aqui no Brasil, totalizando 11 entre homens e mulheres.”. Aproveitei e perguntei: “O seu avô, Percy Withers, estava entre os cinco filhos que vieram da Inglaterra? Ou ele foi um dos seis que nasceram no Brasil?”. Ele respondeu: “foi o primeiro a nascer no Brasil”.
Ou seja, Percy Withers, que foi prefeito interino de Curitiba era curitibano. 
Possivelmente falam em prefeito “inglês” de Curitiba por causa de sua família, pelo seu jeito, comportamento e hábitos.

Procurei por uma foto da casa que existia nesse local, mas não encontrei. Imagino que ali tenha sido a casa do Sr. Willian Withers e que o senhor Percy Withers tenha morado nela até construir a casa no outro lado da rua, um pouquinho adiante, onde residiu por um tempo e depois mudou para uma nova casa na Avenida João Gualberto, de onde saiu o seu enterro.

Da esquerda para a direta. Em pé: Julieta de Barros Withers (esposa de Percy)), Izabel e ?.
Sentados: ?, Percy Withers, Sr. Gomm, ?

Publicação relacionada:

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário