sábado, 16 de dezembro de 2023

A Segunda Cruzada (o cerco de Damasco)

 

A Segunda Cruzada (o cerco de Damasco)

A lebre matou o falcão.

No terceiro dia de cerco, os cristãos conseguem montar um par de máquinas de cerco: dois bacamartes colossais que, movidos por um contrapeso, disparam enormes pedras a partir de uma haste de quase doze metros de comprimento. Às vezes, frustrados pela falta de progresso no cerco, carregam o apoio da vara com cadáveres apodrecidos de guerrilheiros e os jogam na cidade, buscando intimidar os defensores. Outras vezes, os projéteis são cabeças ou membros decepados e até cavalos ou cães mortos; Em todo caso, o objetivo é desencadear uma epidemia entre os damascenos com tanta sujeira que seja jogada dentro do recinto amuralhado. E, a propósito, sente-se e espere o tempo fazer o seu trabalho.

O problema, porém, é que o tempo está se esgotando. Rumores começaram a se espalhar no acampamento dos Cruzados sobre reforços pagãos descendo as margens do Orontes. Os ouvintes de Baldwin afirmam que estes são os aliados de Unur, Nur ed-Din e seu irmão, Saif ed-Din, com os exércitos combinados de Aleppo e Mosul. Alguns barões locais começam a perceber o terrível erro que cometeram ao se voltarem contra Damasco. Ao atacar Unur, quebraram a premissa fundamental segundo a qual os inimigos de Nur ed-Din são seus amigos, de modo que a sensação que têm é que estão a contribuir para a reunificação do Islão da Arménia à Arábia.

Segunda Cruzada

Guillaume, por sua vez, não consegue parar de pensar naquela estranha visão que Eudes teve ao sair de Nimes. Falcões incapazes de atacar com suas garras e lebres tão evasivos quanto misteriosos. Então a narrativa lhe pareceu tão fantasiosa e incoerente que ele quase tomou o amigo como um daqueles lunáticos amantes da festa de Nossa Senhora dos Loucos[1] . Agora, juntando os pontos, o assunto começa a fazer sentido. Unur, o livre; suas majestades, os falcões e os pulans, sua ninhada. Será que o pesadelo está se tornando realidade?

Beltrán, entretanto, tomou uma decisão. Ele está organizando suas mochilas e reunindo os toulouses que o acompanharam durante a expedição. Os homens de Alfonso Jordán também não ficam atrás e juram-lhe lealdade, determinados a vingar a misteriosa morte do seu líder. Para o anfitrião occitano, esta Cruzada já não tem nada de atraente; Está se apagando como uma vela que esgotou a isca. Onde tudo isso vai acabar?, pergunta a pergunta mais cética.

Não importa de qualquer maneira. Com o amanhecer de um novo dia, cada boato parece revelar uma verdade única e perturbadora. Que os cruzados estão a perder aquela maldita guerra como resultado da sua própria tolice e ineficácia. Para piorar a situação, os rumores de uma suposta traição no próprio coração do acampamento são reforçados pelo aparecimento de moedas de ouro com motivos pagãos. Alguém está negociando com os defensores pelas costas da multidão.

Entretanto, Unur foi tão favorecida pela deslocação do campo cristão que, excepto no Oriente, continua a receber soldados de Jezireh e do norte da Síria. A ajuda restaura a confiança que os ataques de Conrado lhe fizeram perder no dia anterior. O emir organiza novos regimentos e os despacha pelos pântanos anteriormente ocupados pelos cristãos. Os ataques são incessantes e bem coordenados. Logo os sitiantes são sitiados por sua vez. Unur não pode deixar de se prostrar para agradecer ao seu Deus. Ele está derrotando sozinho a Cruzada e já começa a considerar as negociações com Nur ed-Din e Saif ed-Din como letra morta. Quem lhe garante que depois da derrota cristã os seus aliados o respeitarão como chefe do governo da cidade? Claro que não; Ele vai jogar como tem feito até agora: sem homenagear ninguém. Ele é o atabeque de Damasco e para a glória de Allah continuará a sê-lo até que a graça do Todo-Poderoso determine o contrário.

Castelo de Beaufort

Beufort, na rota de Damasco.

Quarto dia de campanha. Os barões cristãos confrontam-se movidos pelos seus desejos pessoais. A Cruzada, juntamente com os seus objectivos grandiosos, tornou-se agora uma simples anedota. Na assembleia que está sendo realizada para definir como lidar agora com duas frentes abertas ao mesmo tempo, ninguém consegue colocar os pés no chão. Por um lado, os Pulans apoiam a candidatura de Guido Brisebarre, senhor de Beirute, disposto a fazer de Damasco a capital de um feudo dependente da coroa. Eles são favorecidos na tentativa pela rainha Melisende e pelo condestável do reino, Manasses de Hierges. A sua afirmação não é descabida, dado que a existência de um Estado-tampão no flanco oriental do reino permitir-lhe-ia absorver qualquer ataque contra Jerusalém lançado pelos emires de Aleppo e Mosul. Opondo-se às suas aspirações, foi formado o partido dos cruzados, liderado por Thierry de Flandres, que tem a simpatia de suas Majestades Ocidentais e até mesmo do Rei Balduíno. Thierry é casado com a meia-irmã deste último e deseja tornar-se conde de Damasco com estatuto jurídico semelhante ao de Raimundo de Trípoli. Eles não concordam.As divergências entre os cristãos são captadas pelos espiões que Unur infiltrou entre os Turkopolos. O atabeque de Damasco decide aproveitar a cunha para partir o tronco. E a cunha é a ganância dos barões nativos, que recebem o seu suborno satisfeitos com a promessa que Unur lhes faz com alívio para ambas as partes: que se os Pulanos conseguirem dissuadir os cruzados de levantarem o cerco e se retirarem, os Damascenos cancelarão a sua negócios com Nur ed-Din. Nesse caso, tudo voltaria ao ponto de partida, sendo os ocidentais os únicos prejudicados pelo acordo.

Beaufort

Fortaleza de Beaufort.

–É hora de ir embora amigo.

Beltrán está frustrado. Afinal, ele não atravessou meio mundo para exaltar um franco do Norte, como Thierry de Flandres, nem veio colaborar com Baldwin, um dos possíveis instigadores do assassinato de seu pai. Com Zengi morto e Edessa trocada pela mais desejável Damasco, não faz mais sentido continuar rastejando por aqueles pântanos, vendo toda a expedição desmoronar ao seu redor. Não, eles vão deixar o acampamento durante o crepúsculo da noite. Na sua cabeça, ele decidiu realizar o sonho de Alfonso Jordán: expulsar os usurpadores de Trípoli e assumir o comando da herança do seu avô. Tudo será disputado em um único jogo.

“A caminho”, diz Beltrán com o braço levantado.

–Ei, espere. O que você está fazendo! –grita Henrique de Champagne para eles, parando na frente da cavalaria–. Você não sabe que a ordem de marcha foi dada para amanhã de madrugada?

– Março onde? –pergunta o intrigado homem de Toulouse.

–Voltamos para Jerusalém. “Nós recuamos”, responde Enrique.

Beltrán, meio atordoado com a notícia surpreendente, fecha os olhos e permanece em silêncio, sem poder acreditar nas palavras do Sr. de Champagne. Ele não consegue assimilar a ideia de um sofrimento tão grande e, ao mesmo tempo, tão inócuo. Até que finalmente, balançando a cabeça, ele dissipa a incerteza predominante repetindo a ordem com mais força.

“Em movimento”, ele grita.

Guillaume, montado em Kopiasté, pára pela última vez para contemplar a silhueta da grande pedra que fez tropeçar a Cruzada. Damasco, a toca da lebre, fica espremida no horizonte, emoldurada por torres brancas e paredes intimidantes. As palavras de Eudes ressoaram claramente em sua mente novamente.

Fortaleza de Beufort

Fortaleza de Beaufort.

–O livre finalmente matou o falcão –reflete o occitano, esporando as esporas para alcançar Beltrán.

Atrás deles, os restos da grande expedição contorcem-se como um escorpião pisoteado. Tentados pelo dinheiro de Unur e alarmados pela possibilidade de ficarem encurralados entre a guarnição de Damasco e o exército de Nur ed-Din, os barões nativos armam as suas tendas para regressar a Jerusalém. Conrad e Luis não conseguem compreender os argumentos do condestável Manasses de Hierges e por alguns momentos hesitam entre ficar ali ou imitar os Pulans. No outro extremo, os senhores da guerra não estão completamente resignados. O seu líder, o inefável Geoffrey de la Roche Faillée, arde de raiva. No seu coração ainda guarda a esperança de uma vitória decisiva que lhe permitirá regressar ao seu mentor, Bernardo de Claraval, com os louros do cristianismo intactos e invictos. Mas por mais que ele tente evitá-lo, o sonho desaparece sem remédio. Os reis, incluindo Baldwin, decidem pôr fim a esta aventura equivocada, atormentada pelo cinismo e pela deslealdade. Ninguém sabe ainda, mas a Cruzada está morta.


[1] Durante a Idade Média, grande parte das festividades habitualmente celebradas eram uma estranha combinação de ritos cristãos e reminiscências pagãs da Antiguidade. A Festa de Nossa Senhora dos Tolos provavelmente teve suas raízes nas Saturnálias romanas, onde senhores e escravos sentavam-se à mesma mesa para evocar os tempos perdidos de igualdade e liberdade. Além de ser o mais escandaloso para a religião, o Festival dos Tolos era muito popular em toda a França, embora o nome variasse de região para região (Festa dos Tolos, Festa do Abade dos Tolos, Festa do Abade dos Tolos. Estúpido, Festa dos Inocentes, Festa do Burro, Festa do Abade dos Engraçados, etc.).

As imagens (exceto mapas) são propriedade de: http://www.orient-latin.com

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