IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS
No ano de 1708, quando São João del-Rei era um pequeno arraial, foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, composta exclusivamente por negros. A primeira capela dessa irmandade foi benta no ano de 1719, sendo uma das primeiras da cidade. Entretanto, o templo que se vê atualmente é uma reconstrução iniciada em 1751 e terminada poucos anos depois, no mesmo local da primitiva edificação. Fica localizada na principal rua da cidade, a poucos metros da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
A igreja, que tinha inicialmente uma sineira separada, e posteriormente uma torre central, passou por reformas no início do século XX, quando foram acrescentadas as duas torres que existem atualmente. Um acréscimo feito com critério, que embelezou a igreja e preservou o estilo da época.
Interiormente, a igreja possui decoração em estilo rococó tardio, composta de três retábulos, ornamentos de portas e um belo medalhão no arco do cruzeiro.
O altar colateral do lado esquerdo é dedicado a Nossa Senhora do Remédio e a São Lourenço, que é apresentado com paramentos de diácono, com a palma do martírio e com uma grelha, lembrando a maneira com que foi morto. As peanhas laterais são ocupadas por São Vicente Ferrer e São Jacinto.
O outro altar colateral é dedicado a São Benedito e Santo Antônio de Categerona, dois santos pretos de devoção bastante difundida no Brasil.
A talha da capela-mor é de autoria do artista Luís Pinheiro de Sousa, e no trono é venerada uma imagem de Nossa Senhora do Rosário que é considerada pelos devotos como a mais linda representação de Maria em São João del Rei.
______________
REFERÊNCIAS:
– BAZIN, German, L’Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Tome II, Paris: Librairie Plon, 1958
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://qr.ae/psIZTj
Nenhum comentário:
Postar um comentário