"A Cabana do Pai Tomás", novela exibida pela Rede Globo entre 7 de julho de 1969 e 28 de fevereiro de 1970. Foi a sexta novela da emissora a ser exibida no horário das 19 horas.
Escrita por Hedy Maia, Glória Magadan e Walther Negrão, "A Cabana do Pai Tomás" era inspirada no romance Uncle Tom’s Cabin, de Harriet Beecher Stowe, que abordava a luta travada entre escravos e latifundiários do sul dos Estados Unidos na época da Guerra de Secessão. Pai Tomás (Sérgio Cardoso) e sua esposa Cloé (Ruth de Souza), dois escravos, se uniam a amigos nas mesmas condições para enfrentar os fazendeiros e lutar pela liberdade. Neste contexto, era explorado também o romance proibido entre os jovens Pierre Saint Clair (Paulo Goulart) e Bárbara Morrison (Miriam Mehler).A escolha do ator Sérgio Cardoso para viver o protagonista Pai Tomás gerou uma grande polêmica. Branco, o ator tinha a pele maquiada para viver o escravo, o que gerou desconforto, pois se questionava os motivos de não ter sido escalado um ator negro para liderar a trama. Sérgio Cardoso era um dos galãs mais queridos da televisão brasileira da época, e a definição de seu nome para protagonizar a história partiu da agência de publicidade Colgate-Palmolive, responsável pelo patrocínio das telenovelas na década de 1960 no Brasil. A filial estadunidense da agência escolheu o ator para interpretar o escravo Tomás, sem analisar as implicações que isso poderia ter na mídia brasileira.
Alheio à polêmica, Sérgio Cardoso vivia outros dois personagens em A Cabana do Pai Tomás. Além do personagem-título, o artista encarnava o abolicionista Dimitrius, e o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln. Como não havia tecnologia para a realização das cenas em que o mesmo ator aparecia vivendo vários personagens, era necessário gravar com cada um para, em seguida, montar a cena.
A atriz Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na TV Globo, porém, por preconceito de outras atrizes, seu nome não aparece nos créditos da novela como tal.
Ainda estavam no elenco: Milton Gonçalves, Maria Luiza Castelli, Turíbio Luiz, Rachel Martins, Felipe Carone, Norah Fontes, Germano Filho, Jonas Mello, Jacyra Silva, Edney Giovenazzi, Eloísa Mafalda, Nívea Maria, Gésio Amadeu, Chica Xavier, entre outros.
Teve direção de Fábio Sabag, Daniel Filho, Walter Campos e Régis Cardoso.
Curiosidade: A Cabana do Pai Tomás foi a última novela da Rede Globo inteiramente baseada em textos estrangeiros. A novela que a substituiu, Pigmalião 70, já mostrava a realidade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário