quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

"Vai malandra... Menino trocado por mula, homossexual, herói para alguns, valente, bandido, presidiário, pai. Afinal,quem foi Madame Satã? A verdadeira malandra das noites cariocas

 "Vai malandra... Menino trocado por mula, homossexual, herói para alguns, valente, bandido, presidiário, pai. Afinal,quem foi Madame Satã? A verdadeira malandra das noites cariocas.


Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Logo após a abolição, muitos bairros próximos ao Centro do Rio de Janeiro transformaram-se em verdadeiros redutos marginalizados, boêmios de baixo meretrício e do que na época conheciam como redutos da "vadiagem".
A Lapa, local hoje frequentado também por uma elite burguesa, abriga ainda diversos ambientes undergrounds ou ecléticos. Você escolhe!
Como dizem os cariocas, a noite certa é a noite na Lapa.
Com um passado de prisões, leis racistas, música de alta qualidade, a alcunha de berço do samba, guarda em suas esquinas, histórias de sucesso e grandes amizades, mas também carrega consigo, amalgamado em cada rua, histórias de um passado triste e não muito antigo, onde prostituição, drogas e crimes eram coisas corriqueiras.
Nesse ambiente, surge o personagem que apresentou uma história icônica para a sociedade do início do século XX.
Sendo redundante como sempre, vamos começar do começo.
Muito antes de ser o famoso "Madame Satã", nasceu em Pernambuco, em uma cidade chamada Glória do Goitá, um menino como tantos outros, magrelinho, cabeça chata, em uma família pobre e gigantesca. E vem textão por aqui! (Quem não gosta de ler, a hora de sair da sala é essa. Beijos e de nada! Vai com Deus! Te amo mesmo assim).
Negro, filho de vítimas sociais da escravidão, Dona Firmina e Sr.Manoel, não passou fome na primeira infância, mesmo vivendo em uma casa com dezoito crianças (Nordestino gosta mesmo de fazer "mininu").
Mas, aos sete anos de idade, sua vida começa a se transformar. Seu pai falece, sua mãe viúva, com essa meninada toda, troca o menino com um fazendeiro de outro Estado por uma mula, com a promessa de que seria alfabetizado e teria condições de ter uma vida digna. O que era fake news.
O cara levou João, aliás, João Francisco dos Santos era o seu nome de registro.
João nasceu em 25 de abril de 1900, doze anos após a abolição da escravatura, ou seja, Taurino. O que procede a identificação de valentia.
João levava uma vida de escravizado, aliás, nesse momento da história, muitos "coronéis" como eram chamados os fazendeiros no interior do Brasil, ainda não tinham deixado cair a ficha que a escravidão tinha acabado.
Explorou o menino ao máximo que pode e não cumpriu o prometido. Aos onze anos de idade ainda era analfabeto e seguiu assim até a morte, percebeu logo, que sua vida ali não seria um morango.
Mas nessa época, conhece Dona In "Felicidade", porque de Dona Felicidade essa pessoa não tinha ou oferecia nada.
Dona Felicidade convenceu-o a vir embora para o Rio de Janeiro, em busca de uma vida nova, com estudos, comida e uma cidade evoluída. Tomou foi mais um toco da vida.
Era obrigado a fazer tudo o que Dona Felicidade queria. instalaram-se na Lapa, onde Dona In'Felicidade abriu uma pensão.Na época o Centro era o fervo e a família Guinle estava começando a sonhar transformar Copacabana na "Princesinha do mar".Assim João cozinhava, lavava panela, fazia entregas, limpava banheiro, carregava compras, enfim, fazia tudo o que Dona In"Felicidade" mandava e não ganhava nada por isso e se não obedecesse, ainda apanhava. Conheceu nessa época, Sete Coroas que era um exímio capoeirista (capoeirista adora tirar crianças da rua e tirar do ócio),aprendeu a gingar, aprendeu manhas da navalha e logo depois, como era de se esperar, fugiu e ganhou as ruas da Lapa.
Todos os dias nadava mais de uma hora na Praia das Virtudes, aliado as atividades de capoeira e os "corres" da vida, ganhou uma disposição invejável e aprendeu a bater com a esquerda, de onde ele dizia " Soco tem que vir de onde menos se espera" e ganhou o apelido de "Caranguejo"
Aos vinte e três anos de idade, já declarava-se homossexual, mas, ainda se relacionava com mulheres e as defendia com unhas e dentes. Afirmava que podia ser homem ou bicha, mas preferia ser bicha. Em uma época que palavras pejorativas como viado, bicha, traveco, eram usadas para ofender deliberadamente os homossexuais, João usava esses termos com orgulho e imposição, deixando claro suas escolhas e passando por cima de quem não o respeitasse.
Referia-se a si mesmo na terceira pessoa e usava a palavra "pessoa" como sujeito: " Minha pessoa gostou da sua pessoa" " Mexeu com minha pessoa, mexeu com o cão" eram palavras normais para João.
Violento, defendia prostitutas e travestis de cafetões, policiais, malandros e covardes, criando na Lapa um personagem adorado pelos "Invisíveis" para a sociedade e odiado pelos demais.
Protetor dos seus, após prisões arrumou cinco filhos adotivos,ex-moradores de rua ou filhos de prostitutas que ele não deixava abortar, que cuidava e alimentava, além disso, alugou uma casa na Lapa, para as prostitutas e travestis que chegassem como ele, sem casa e sem perspectivas pudessem ao menos dormir. Afirmava : "Minha pessoa, acha que puta tem que ter hora de descansar"
Nessa casa foi inspirada a "Casa Nem" uma ONG, que fica na rua onde ele viveu e é uma casa de acolhimento para travestis, transgêneros e LGBT'S em geral, que chegam em situações diversas.
Tornou-se segurança de muitas casas boêmias na Lapa. Uma delas rendeu-lhe sua primeira acusação de roubo.
Trabalhou na casa e por arrumar uma briga com um cliente que havia agredido uma das prostitutas da casa, foi mandado embora, como a casa queria cobrir a despesa do quebra-quebra, meteu a mão no caixa e pegou seu salário, foi denunciado como assaltante, mandaram quatro policiais em sua residência, bateu nos quatro e escapou, ficando foragido. Sendo preso pela primeira vez alguns meses depois, e logo liberado por falta de antecedentes.
No Centro do Rio, começou a dançar travestido, mas, somente se vestia de trajes femininos nos palcos, não aceitava brincadeirinhas e não abria mão de sua fama de "macho violento" fora deles. Aprendeu a andar com uma navalha presa ao pé, caso alguém, mal intencionado cruzasse seu caminho, era morte na certa.
Quando chegou ao Rio, antes de tornar-se Madame Satã, conheceu uma cantora e dançarina muito linda, que se apresentava no teatro, ele a chamava de Bituca e prestava alguns serviços para a mãe dela , que também tinha uma pensão no Arco do Teles, região próxima a Praça XV, quando começou a travestir-se nos palcos, inspirava-se nas performances de Bituca e riu de chorar, emocionado, quando viu em um jornal largado pelo chão, na primeira página, que Bituca havia encontrado o estrelato e estava marcando as mãos na calçada da fama em Hollywood e atendia pelo nome de Carmen Miranda. Guardou essa página por toda à vida.
João passou a ser conhecido por Madame Satã, após ganhar um concurso de carnaval, onde concorreu com uma uma fantasia inspirada em um Morcego da região que nasceu.
Ganhou em 1º Lugar, o prêmio era um rádio e um enfeite de parede.
Foi detido após uma batida da "Lei da vadiagem" e o delegado o reconheceu e perguntou:
-Você não é o viado que estava vestido de Madame Satã? Fazendo uma alusão ao filme "Madam Satan", de Cecil B. de Mille, onde uma esposa se vestia de diaba para seduzir o marido em um baile de máscaras.
E assim surgiu o apelido. Foram liberados.
A Lei da vadiagem, não permitia negros e capoeiristas na rua, após às 22h sem porte de documento ou comprovação de trabalho. Essa lei, criada por Getúlio Vargas em plena Ditadura, visava perseguir as camadas mais pobres e despossuídas da população brasileira, numa prática preconceituosa de higienização social. A sociedade brasileira “da moral e dos bons costumes” nunca se preocupou com a injustiça social de um país sem educação, sem cultura, sem trabalho, sem moradia, sem condições de igualdade socioeconômica, sem dignidade humana, sem nada. Muitos sambistas eram perseguidos e presos por conta dessa lei.
Isso me lembra até aqueles Tapumes implantados no RJ na saída do aeroporto escondendo a Favela da Maré, na época da Copa do Brasil que resistem até hoje.
Mas, voltando ao Satã, sua carreira levantou de forma meteórica e caiu também, se apresentava em diversos teatros e foi contratado pela companhia francesa Ba-Ta-Clã, onde ainda era a "Mulata do Balacochê", mas após uma saída de show, foi interpelado em um bar por um segurança, que afirmou que o bar não era lugar para ele, bateu nele com um cassetete e ele foi em casa, buscou sua pistola e matou esse segurança. Após esse episódio, sua carreira artística desabou. Foi preso inúmeras vezes, ao todo cometeu vinte e seis crimes e passou vinte e oito anos preso, por desacato à autoridade, brigas e assassinatos, sempre que era procurado para dar entrevistas o fazia sem problemas, era sempre uma pessoa acessível e mesmo com esse histórico, querido em seu reduto,sempre impecável na maneira de se vestir, de sapatos coloridos cuidados pelo amigo Italiano que tinha uma sapataria na lapa, cabelo alisado no ferro quente, ostentava seus chapéus do Panamá e sua fama de bom de papo, mas o que mais rendeu ibope ao seu nome, foi a morte do compositor Geraldo Pereira,após uma briga por causa de copo de Chopp, onde levou um soco e ao desequilibrar-se Geraldo bateu com a cabeça no meio fio, e veio a falecer, apesar de seus amigos afirmarem que ele já estava doente, acometido de câncer. Ele era um famoso sambista na época.
Após a morte de Geraldo, Madame Satã, ficou muito tempo preso em Ilha Grande e passava o tempo cozinhando, quando saiu, decidiu morar na Ilha e não voltar à Lapa, ali prestava serviços domésticos e cozinhava nas casas dos Policiais.
Todas as vezes que saía da cadeia, adotava uma criança, parecia carregar ódio e compaixão ao mesmo tempo. Casou-se com Maria Faissal, que cuidava das crianças, quando estava preso.
Não aceitava nem que a polícia batesse em alguém injustamente. Na lapa usavam a frase "Em polícia não se bate e se apanhar, bicha não reage" mas, com Satã não funcionava desse jeito. Surgia ali o mito do herói que defendia os oprimidos e encarava o opressor mesmo sendo minoria.
Em certo momento, exasperado com um delegado que frequentemente o perseguia, foi sozinho até a delegacia, arrancou o delegado de sua mesa e o nocauteou com uma sequência de golpes fortíssimos. Foi cercado pelos policiais e por pouco não morreu ali mesmo, de tanta porrada, sendo preso em seguida.
Dizem que foi levado pra Ilha Grande, no caminho, deram mole, pulou no mar pra sair nadando em Niterói, mas foi pego na Lagoa Rodrigo de Freitas. Se é mito ou verdade... Não sabemos.
Em outro caso famoso, enquanto estava em um bar, um sargento apareceu subitamente e desferiu seis tiros nele, errando todos. Vendo que estava ileso, saiu em perseguição do militar e lhe deu uma sequência de navalhadas, uma delas no traseiro. E logo se espalhou a história de que havia dado uma navalhada na bunda de um sargento, que Satã mandava mais na Lapa que os oficiais.
Isso ridicularizou a polícia, que passou a persegui-lo ainda mais.
Satã foi convidado para dar uma entrevista no Pasquim, um jornal semanal popular, muitas vezes considerado imprensa marrom, por ser sensacionalista e contra o Regime da época e foi entrevistado por Sérgio Cabral, Paulo Francis, Millôr Fernandes, Chico Júnior, Paulo Garcez, Jaguar e Fortuna (Pense!) Satã falou abertamente sobre seus casos de polícia, as amizades com gente como Noel Rosa e Chico Alves, os anos encarcerado e alguns dos causos que o imortalizaram no imaginário popular.
Falou da prisão em Ilha grande ao lado do Comunista Luís Carlos Prestes, que ele afirmava, ser um ser social, ao contrário dele. Ele mesmo reforçava seu mito.
Após a entrevista, decidiu lançar um livro com suas memórias
o "Memórias de Madame Satã" escrito por Sylvan Paezzo, o livro foi publicado em 1972
Deixou no Pasquim uma marca de sua personalidade e amor à Lapa: “Enquanto eu viver, a Lapa viverá”.
Morreu em 1976, muito pobre, foi enterrado em Ilha Grande, a morte no Rio de janeiro foi pouco divulgada, mas, saiu na Folha de São Paulo, e em seguida o Pasquim, republicou sua entrevista.
A causa provável de sua morte foi Câncer, apesar de algumas afirmações que tinha AIDS, devido a perda muito grande de peso, acho precoce afirmar.
Seu túmulo está abandonado mas, incrivelmente cercado pela natureza por um jardim de Espadas de São Jorge.
"Armas de fogo o meu corpo não alcançarão" diz a oração do Santo protetor e não alcançaram mesmo.
Pós morte sua biografia foi transformada em peças teatrais, musicais, filmes e até virou um Bar em São Paulo, que resite até hoje. Lázaro Ramos , iniciando sua carreira o Interpretou brilhantemente, Milton Gonçalves também, foi homenageado pela Portela no Carnaval de 2015, que falava da nata da malandragem carioca, sendo representado pelo ator Ailton Graça.
Após Cento e vinte anos de seu nascimento e quase cinquenta de sua morte, seu nome é lembrado para que não apaguem as chagas da abolição mal estruturada e não esqueçam que estas continuam abertas. Ao menino trocado por uma mula, sobrou a marginalidade, após cento e trinta anos, o Rio de janeiro é o Estado onde mais morrem negros e homossexuais. O passado precisa ter voz, para a igualdade no futuro ter espaço para passar.
E Anitta achando que a malandra era ela porquê sentava com o bumbum.
Izabelle Valladares
Ah, e chama aquele amigo super maneiro, descolado e inteligente para curtir a página. Gente chata tu deixa pra lá.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/camila-banus_30.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/camila-morrone.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/glossario-de-praticas-no-terreiro.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/a-influencia-dos-orixas-sobre-nosso.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/01/vida-profissional-dos-filhos-de-oxossi.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/01/oracao-rosa-caveira-da-praia-para.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-aranha-espelho-thwaitesia.html

 

https://qr.ae/pYGyva

https://qr.ae/pYGYKE

https://qr.ae/pYGFKv

https://qr.ae/pYGc0s

https://qr.ae/pYGxPr

https://qr.ae/pYGlvN

https://qr.ae/pYhYXx

https://qr.ae/pYhC09

https://qr.ae/pYhok7

https://qr.ae/pYh32r

https://qr.ae/pYhjcN

https://qr.ae/pYhQQo

https://qr.ae/pYtPB2

https://qr.ae/pYt51D

https://qr.ae/pYt3Ui

https://qr.ae/pYtjJm

https://qr.ae/pYnAto

https://qr.ae/pYnkta

https://qr.ae/pYnMbq

https://qr.ae/pYnqci

https://qr.ae/pYnEqn

https://qr.ae/pYndId

https://qr.ae/pYvFgC

https://qr.ae/pYvHdQ

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/pouco-se-fala-sobre-o-trecho-original.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/mapa-de-joao-teixeira-albernaz-ii-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/bascuia-um-heroi-anonimo-nascido-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/voce-ja-percebeu-que-o-centro-da-cidade.html

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-historia-da-itambe-comecou-em-1944.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-grande-terremoto-de-colchester-de-1884.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/data-decada-de-60-localizacao-thomaz.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/juca-rosa-o-pai-de-santo-da-corte.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/rua-xv-esquina-com-marechal-floriano-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/preparando-o-leito-da-rua-desembargador.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/rua-nilo-cairo-trabalhos-no-rio-e-no.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-cabra-passeia-tranquilamente-pela.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/moqueca-ao-molho-de-camarao-ao-vinho.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/marbo-bakery.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/chimarrao-grill.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/mapa-do-estado-do-parana-do-ano-de-1919.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/mapa-da-provincia-do-parana-de-1881-o.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/01/calisi-ink-tambem-conhecido-como-angel.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/4-passeios-incriveis-na-praia-da-pipa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/filipe-ii-da-franca-nascido-21-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/ana-de-veras-lamim-nascida-curitiba-pr.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/jeronimo-bortolo-muraro-nascido-5-de.html

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/15-fatos-interessantes-que-voce-talvez.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-que-aconteceu-com-as-irmas-de-dom.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-curiosa-historia-da-rocinha-maior.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-primeira-advogada-da-historia-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-emocionante-historia-de-luis-gama-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-homem-da-capa-preta-o-deputado.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/01/sobre-sloane-synful.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/01/ruby-riott-tambem-conhecida-como-dori.html

https://qr.ae/pYNzOQ

https://qr.ae/pYGyva

https://qr.ae/pYGYKE

https://qr.ae/pYGFKv

https://qr.ae/pYGc0s

https://qr.ae/pYGxPr

https://qr.ae/pYGlvN

https://qr.ae/pYhYXx

https://qr.ae/pYhC09

https://qr.ae/pYhok7

https://qr.ae/pYh32r

https://qr.ae/pYhjcN

https://qr.ae/pYhQQo

https://qr.ae/pYtPB2

https://qr.ae/pYt51D

https://qr.ae/pYt3Ui

https://qr.ae/pYtjJm

https://qr.ae/pYnAto

https://qr.ae/pYnkta

https://qr.ae/pYnMbq

https://qr.ae/pYnqci

https://qr.ae/pYnEqn

https://qr.ae/pYndId

https://qr.ae/pYvFgC

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/magia-cigana-para-abertura-de-caminhos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/a-cigana-samara-e-uma-mulher-que-se.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/a-historia-do-cigano-diego-e-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/xango-sao-jeronimo-o-orixa-da-justica-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/os-sete-atributos-da-orixa-iansa-santa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/firmeza-e-assentamento-forcas-sao-as.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/orixa-de-frente-orixa-adjunto-orixa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/o-que-significa-bater-cabeca-na-umbanda.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/uma-das-primeiras-coisas-que-despertam.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/de-vez-em-quando-eu-escuto-relatos-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/historia-da-cigana-maria-dolores.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/ok-voce-esta-pronto-nosso-comando-ja.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/certo-preto-velho-um-dia-afirmou-que-na.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/deriva-palavra-oxala-do-vocabulo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/deriva-palavra-iemanja-da-contracao-dos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/por-ser-agua-indispensavel-qualquer-ser.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/o-carater-de-iansa-corresponde-ao-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/ewa-e-dona-do-encanto-dominando-tudo-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/a-palavra-oba-significa-em-yoruba.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/literalmente-palavra-oxumare-quer-dizer.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/na-natureza-ogum-e-o-orixa-que-tem.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/oxossi-tem-como-principal-funcao-na.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/aquele-que-se-destaca-pela-forca-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/seu-nome-xapana-deriva-de-sanponna-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/iroco-e-um-orixa-de-origem-jeje.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/logun-ede-ou-logunede-e-um-orixa-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/exu-destranca-rua-entidade-que-trabalha.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/exu-mangueira-e-bastante-antigo-no.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/uma-pequena-historia-de-tranca-rua-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/como-oferecer-uma-champanhe-maria.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/os-sintomas-de-quem-tem-pomba-gira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/como-maria-padilha-e-maria-padilha-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/maria-padilha-do-cabare-e-extremamente.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/maria-padilha-do-inferno-tem-o-visual.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/ogum-onire-e-o-titulo-de-ogum-filho-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/oxum-aboto-aboto-ou-oxogbo-feminina-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/oxum-yjimu-ygimun-e-de-grande.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/oxum-abalu-ou-abalo-e-uma-velha-oxum.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/caracteristicas-de-exu-veludo-sua-forma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/formacao-da-falange-dos-pretos-velhos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/a-linha-dos-boiadeiros-de-ogum.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/lendas-de-ogum.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/lendas-de-nana.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/uma-historia-sobre-pai-jose-e-vo-maria.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/uma-historia-sobre-os-guardioes-carlos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/caboclo-das-sete-encruzilhadas-e-o-exu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/muito-se-ouve-falar-sobre-as-colonias-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/pai-antonio-espirito-que-se-manifesta.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/em-uma-das-muitas-escolas-de-aruanda-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/xango-forca-da-justica-homem-velho.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/cigana-sarita-esta-cigana-e-de-origem.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/cabocla-jurema-se-tornou-primeira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/quem-e-orixa-oko-e-um-orixa-de-alta.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/o-exu-7-mantos-e-um-exu-que-possui-sete.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/cigana-morgana-cigana-feiticeira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/maria-padilha-das-sete-rosas-vermelhas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/maria-padilha-dos-sete-cruzeiros-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/as-entidades-que-atendem-pelo-nome.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/pombo-gira-maria-pimenta-esta-pomba.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/pombo-gira-maria-rosa-maria-rosa-e-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/pombo-gira-menina-das-7-porteiras.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/pombo-gira-pantera-negra-esta-qualidade.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/7-simpatias-da-calcinha-com-o-nome-dele.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/7-simpatias-chora-nos-meus-pes-ritual.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/05/harmonize-as-energias-com-defumacao-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário