sábado, 2 de outubro de 2021

ALARGAMENTO DA MARECHAL DEODORO Histórica foto do alargamento da Rua Marechal Deodoro, Curitiba, realizado no final da década de 1960

 ALARGAMENTO DA MARECHAL DEODORO
Histórica foto do alargamento da Rua Marechal Deodoro, Curitiba, realizado no final da década de 1960


Nenhuma descrição de foto disponível.Histórica foto do alargamento da Rua Marechal Deodoro, Curitiba, realizado no final da década de 1960, na gestão do prefeito Ivo Arzua.

Encontrei este registro sobre o alargamento da Marechal Deodoro:

"Ivo Arzua foi o responsável por mudanças importantes em Curitiba, entre elas, o alargamento da Avenida Marechal Deodoro, no centro. Ele foi prefeito de Curitiba por duas vezes. Na primeira, foi eleito no ano de 1962 e governou a cidade até 1966. E logo a seguir foi reconduzido à prefeitura, desta vez em eleição indireta pela Assembleia Legislativa. Ficou no cargo até março de 1967, quando assumiu a função de ministro da Agricultura. Em Curitiba, foi um dos principais responsáveis pelo Planejamento Urbano da capital.

Em entrevista gravada em maio de 1997, que está na íntegra na coleção de livros “Memória Paranaense”, ele disse:

José Wille – O senhor fez o alargamento da Marechal Deodoro em vários trechos.

Ivo Arzua – Da Marechal Deodoro inteiramente e da Marechal Floriano, entre a praça Carlos Gomes e a Tiradentes. A Cruz Machado foi aberta e alargada, e também a Tobias de Macedo e um trecho da Rua XV, entre a Muricy e a praça Osório.

José Wille – Em 1964, o congestionamento não existia, mas sem estas obras futuramente surgiriam problemas para a cidade.

Ivo Arzua – Exatamente! Tínhamos que preparar Curitiba para o futuro, porque o planejamento consiste nisso – prever o futuro. E nós tínhamos que prever, no mínimo, 30 anos do progresso de Curitiba, o que foi feito. [...]. Para aprovar o planejamento nós debatemos com o povo e, com as críticas incorporadas, nós o mandamos à Câmara. Nos debates públicos, convocávamos obrigatoriamente três classes: a imprensa, os estudantes e os vereadores. Todos estavam exatamente a par do projeto de elaboração do plano da cidade e criou-se uma consciência curitibana sobre a importância de um plano urbanístico. O povo deu o seu apoio e o plano está aí até hoje."

(Extraído de: Portal Memória Brasileira/José Wille)

(Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

Paulo Grani

A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAUCÁRIA A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891

 A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAUCÁRIA
A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891


Nenhuma descrição de foto disponível.A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891 conectando o trecho ferroviário entre Curitiba e Serrinha, cujo itinerário final era Ponta Grossa.

Nesta foto de 1926, vemos a singela estaçãozinha construída em madeira que incendiou-se em 1962. Uma nova foi construída em alvenaria que foi desativada com o fim do trem de passageiros para Curitiba, em 1977.

Nesses trilhos passavam comboios de vagões carregando gado e também tanques militares do batalhão do Exército vindos de Ponta Grossa e do norte do Paraná, além dos trens de subúrbio, que eram composições mistas de carga e passageiros.

Chegou a atender trens de subúrbio no trecho Curitiba-Passaúna dos anos 1950 até o ano de 1977. A estação de Araucária ficava junto a um trevo da avenida que tem em seu centro hoje em dia um monumento apelidado de "Parafuso". Uma praça ao lado desse monumento era onde estava a estação. Nada restou. No leito da antiga linha, uma avenida.

Nesse ano de 1977, a linha foi substituída pela variante Pinhais-Engenheiro Bley, passando bem mais ao sul de Curitiba, e teve os trilhos retirados no início dos anos 1990. Nessa variante, uma estação com o mesmo nome foi aberta, Araucária-nova.
(Fonte: nostrilhos.com.br)

Paulo Grani 

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

RELEMBRANDO O ESTÁDIO BELFORT DUARTE Histórica foto de 15/11/1932

 RELEMBRANDO O ESTÁDIO BELFORT DUARTE
Histórica foto de 15/11/1932


Nenhuma descrição de foto disponível.Histórica foto de 15/11/1932 da inauguração da primeira fase do então Estádio de Futebol Belfort Duarte, pertencente ao Coritiba Foot Ball Club, com a realização de uma partida de futebol entre o Coritiba e o America-RJ, quando o coxa venceu por 4 a 2.

Antes da aquisição dessa área, os primeiros jogos do Coritiba aconteceram no Jóquei Clube Paranaense, em dias em que não havia corrida. Em 1916, com o apoio dos associados, o clube se transferiu para o Parque Graciosa, no bairro do Juvevê, e ficou lá até ter o contrato rescindido. Com essa rescisão, o Coritiba pagou uma boa indenização e passou a procurar um terreno para a construção de um novo estádio.

O clube era comandado na época pelo Major Antônio Couto Pereira, que dedicou sua vida ao Coritiba. Foi ele quem encontrou a área, pago com um empréstimo de 120 mil contos de réis junto à Caixa Econômica Federal, com juros de 12% ao ano.

O novo estádio, denominado de "Belfort Duarte", ficou pronto em 1932 e foi inaugurado no mesmo ano, com a partida Coritiba 4×2 America Football Club. Ali o Coxa mandou seus jogos até 1956, quando o então presidente, Arion Cornelsen, anunciou uma reforma.

Arion alegou que a torcida do Coritiba havia crescido muito na última década e que aquele era o momento certo para a ampliação do Belfort Duarte, em vista do dinheiro arrecadado com a Loteria Esportiva.

Em 1977, com as obras já concluídas, o nome do estádio foi alterado para Major Antônio Couto Pereira, em homenagem ao responsável pela sua construção.
(Fonte e foto: Coritiba.com.br)

Paulo Grani 

Obras de calçamento da Rua Riachuelo, Curitiba, em 1914. Assim era ha um século atrás. (Foto: Coleção Julia Wanderley) Paulo Grani

 Obras de calçamento da Rua Riachuelo, Curitiba, em 1914.
Assim era ha um século atrás.
(Foto: Coleção Julia Wanderley)


Paulo Grani

Nenhuma descrição de foto disponível.

IGREJA DO ROSÁRIO, DE CURITIBA Construída por escravos em 1737

 IGREJA DO ROSÁRIO, DE CURITIBA
Construída por escravos em 1737


Nenhuma descrição de foto disponível.Construída por escravos em 1737, ela era a igreja dos pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura, perdeu sua razão de ser, só sendo conservada por estar localizada junto ao caminho do Cemitério Municipal.

Devido à proximidade do Cemitério, era escolhida para se fazer a encomenda dos mortos, que depois seguiam para sepultamento e, devido a isso, passou a ser chamada Igreja dos Mortos.

Durante a construção da atual Catedral de Curitiba, no período de 1875 a 1893, serviu de Matriz da cidade.

Seu estilo era originariamente colonial. Em 1931 foi demolida dado o seu péssimo estado de conservação.

Em 1946, a nova Igreja do Rosário foi inaugurada. Em estilo barroco tardio, tem a fachada em azulejos, originais da antiga capela. Enfeitam suas paredes os passos da Paixão em azulejaria recente, em estilo português.

Em sua entrada está o túmulo do Monsenhor Celso, pároco da cidade e cura da Catedral por 21 anos, falecido em 1931. Aos domingos às 8h é celebrada a Missa do Turista e Feirantes.
(Fonte: centrohistoricodecuritiba.com.br / Foto: curitiba.pr.gov.br)

Paulo Grani

Vista interior da antiga Casa Peixoto, fundada em 1903, situava-se na Rua XV de Novembro nº 52, em Curitiba. Comercializava fazendas (tecidos), confecções e armarinhos, nacionais e importados. (Foto: novomilenio.com.br) Paulo Grani

 Vista interior da antiga Casa Peixoto, fundada em 1903, situava-se na Rua XV de Novembro nº 52, em Curitiba.
Comercializava fazendas (tecidos), confecções e armarinhos, nacionais e importados.
(Foto: novomilenio.com.br)


Paulo Grani

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Avenida Manoel Ribas em 1954, durante obras preparação para calçamento. Foto : Acervo Cid Destefani

 Avenida Manoel Ribas em 1954, durante obras preparação para calçamento.
Foto : Acervo Cid Destefani


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Bairro Boa Vista Início dos anos 90, Fonte - MEMÓRIAS DE CURITIBA

 Bairro Boa Vista Início dos anos 90, Fonte - MEMÓRIAS DE CURITIBA


Pode ser uma imagem de estrada e céu

Rua XV Anos 40 Fonte - MEMÓRIAS DE CURITIBA

 Rua XV
Anos 40
Fonte - MEMÓRIAS DE CURITIBA


Pode ser uma imagem de rua e estrada

Montagem dos bondes belgas, marca Nivelle na Praça Ouvidor Pardinho, em meados de 1912. Fonte - Curitiba de ontem

 Montagem dos bondes belgas, marca Nivelle na Praça Ouvidor Pardinho, em meados de 1912.
Fonte - Curitiba de ontem


Pode ser uma imagem de ao ar livre