segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

FÁBRICA DE MÓVEIS BIANCO, LUCAS & CIA.

 FÁBRICA DE MÓVEIS BIANCO, LUCAS & CIA.

A Fábrica de Móveis Biancho, Lucas & Cia., de Curitiba, foi criada em 09/04/1929, com sua sede à Rua Doutor Pedrosa, 151, no bairro Batel, funcionando inicialmente como marcenaria.
Seu proprietário, sr. José Felix Maria Bianco (1899-1971) era casado com Emília Bertolini Bianco.
Seu pai, Pedro José Maria Bianco, imigrante italiano, era engenheiro formado na Itália e falava seis línguas. Chegou ao Brasil em 1885, casou-se em 1890 com a também imigrante italiana Adriana Marianna Dal Lin (*1871 +1952).
Ainda jovem, José Maria acompanhava seu pai nas obras por ele projetadas ou realizadas em Curitiba, tendo desenvolvido habilidades para desenhar plantas e objetos. Em 1914, com 15 anos, desenhou as plantas da Igreja do Cabral, projetada por seu pai.
Além de empresário, professor da Universidade Federal do Paraná, foi um grande artista que produziu vários trabalhos de design em Curitiba.
Encontramos seu nome como artista colaborador e desenhista idealizador de alguns modelos de pianos Essenfelder e mobiliário relacionado.
Em 1937, ele foi contratado pelo sr. Raphael Goldstein Paciornik como diretor-tecnico da fábrica de Móveis Paciornik, que funcionou também na Rua Doutor Pedrosa, 151, em Curitiba, tendo idealizado o design de muitos móveis produzidos lá naquela época.
(Fotos: hemeroteca bn digital)
Paulo Grani





Nenhum comentário:

Postar um comentário