Curitiba – Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa
A obra do Colégio Estadual e antigo Grupo Escolar Lysimaco Ferreira da Costa foi iniciada em 1943, pela firma Caron & Vellozo, e concluída em 1946.
CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa
Localização: Av. Iguaçu, esquina com Av. Castro Alves – Bairro Água Verde – Curitiba-PR
Número do Processo: 06/2012
Descrição: O Colégio Estadual e antigo Grupo Escolar Lysimaco Ferreira da Costa, situado no bairro Água Verde, foi construído em um terreno de 6.161,00 m2, na esquina da Av. Iguaçu com a Av. Castro Alves. A obra foi iniciada em setembro de 1943, pela firma Caron & Vellozo, e foi concluída em setembro de 1946. Esse projeto é o melhor exemplo da influência da arquitetura neocolonial na construção de escolas em Curitiba.
A escola teve outras denominações no passado: quando foi inaugurada, em 1936, chamava-se Escola Isolada da Água Verde e funcionava em uma pequena casa de madeira, situada na Rua Carneiro Lobo. Em 1937, recebeu o nome de Casa Escolar da Água Verde, mudando-se para a Rua República Argentina. Em 1939, a instituição recebeu o nome de Escola Reunidas da Água Verde e, pelo Decreto n.° 9.515, de 14 de fevereiro de 1940, passou a denominar-se Grupo Escolar da Água Verde.
Após o Decreto n.º 2.268, de 29 de janeiro de 1946, o interventor do estado, Clotário Portugal, determinou que o Grupo Escolar Água Verde passasse a ser denominado Grupo Escolar Lysimaco Ferreira da Costa.
Esse prédio se diferenciou dos demais grupos escolares pelas suas referências arquitetônicas. Em 1964, passou a oferecer a Escola Normal, que deu um status ao colégio, pois transformou-se numa das referências na formação de professores.
Quanto ao modelo construtivo, incorporou estilos da arquitetura barroca, combinação de referências coloniais brasileiras e elementos da arquitetura religiosa. | Assim, mesclaram-se arcadas e balcões para a composição da fachada. O corpo central dessa fachada assemelha-se aos frontispícios de algumas igrejas e conventos.
A linguagem neocolonial aparece, mais visivelmente, nos frontões curvos e nas colunas com arcos rebaixados. Os requadros de janelas e portadas imponentes dão o tom barroco brasileiro, juntamente com galerias, balcões e vidraças decoradas em mosaico. Outro ponto interessante é o guarda-corpo de sacada, com elementos vazados em formato de meia-lua, como se fossem varandas de casas residenciais. Os telhados planos, de telhas-canal e largos beirais, inspiram-se na arquitetura religiosa.
Fonte: CPC.
Descrição: A construção da sede do Grupo Escolar Lysimaco Ferreira da Costa teve início em setembro de 1943. Em 4 de dezembro de 1946 ocorreu a inauguração da escola, com a presença de diversas autoridades. O Jornal O Dia saúda a iniciativa:
“Grupo – Escolar Lysimaco Costa – Inaugurado ontem o modelar educandário
Revestiram-se de excepcional brilhantismo as solenidades ocorridas, na manhã de ontem, da inauguração do grupo escolar “Lysimaco Costa”, localizado no Bairro do Água Verde.
Com instalações moderníssimas que obedecem aos requintes da mais adequada técnica, otimamente aparelhado, esse estabelecimento de ensino primário, de enorme valor educacional para a nossa terra; situa-se como uma casa modelar, no gênero, em todo o Estado.”
O edifício com suas linhas neocoloniais é um importante exemplar da diversidade formal que a arquitetura curitibana apresentava naquele momento. É tombado pelo patrimônio estadual desde 2012.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário