Maringá – Hotel Bandeirantes
O Hotel Bandeirantes Maringá possui 6 mil m2. Construído entre 1956 e 1957, pela Cia. Melhoramentos Norte do Paraná, com características modernas.
CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Edifício do Hotel Bandeirantes Maringá
Localização: Praça Renato Celidônio, nº 190 – Maringá-PR
Número do Processo: 02/2004
Livro do Tombo: Inscr. Nº 156-II
Descrição: O empreendimento para a construção de 6 mil metros quadrados foi lançado em 1947. Com características do modernismo, sua construção ocorreu entre os anos de 1956 e 1957, pela Cia. Melhoramentos Norte do Paraná. Apresenta detalhes de acabamentos requintados, ao gosto modernista da década de 50, mantendo não só o conjunto arquitetônico como o mobiliário ainda original, das áreas sociais, onde os ambientes foram minuciosamente projetados pelo arquiteto José Augusto Bellucci, em modelos representados e planificados para seus respectivos fins. Foi ainda um símbolo para a região e parte integrante de sua história.
Fonte: CPC.
Descrição: O terreno de 5.473m² onde foi construído o hotel encontra-se em plena zona centra, plano e totaliza em quarteirão. O arquiteto paulista José Augusto Belucci foi responsável pelo projeto, do que seria então, o Grande Hotel Maringá. O edifício possibilitou um projeto paisagístico exuberante, cuja realização foi confiada ao agrônomo da companhia, Sr. Aníbal Bianchini que se preocupou em utilizar espécies locais.
Inicialmente, foi pensado em um hotel com 35 a 40 quartos com possibilidade de expansão, em um edifício de 03 blocos, sendo o primeiro defronte a praça que abriga no térreo a recepção, restaurante, bar e salões, no primeiro e segundo os demais serviços. Os apartamentos dispostos no primeiro e segundo pavimentos de cada bloco, com suas coberturas voltadas para a face leste e sul e dotados de ventilação natural cruzada. Toda circulação foi definida levando em conta a privacidade dos hóspedes, considerando que o hotel abrigava em seus salões, bailes para os moradores da cidade. A construção foi executava em etapas, totalizando ao término 69 apartamentos.
As obras iniciadas em 1951, foram concluídas no ano de 1956 com inauguração em grande estilo no dia 13 setembro. O hotel, além de abrigar suas funções de hospedagem, tinha em seu programa de necessidades espaços destinados às atividades sociais da cidade. Também em 1958, o Grande Hotel Maringá hospedou muitos atores e artistas de renome da época, durante um Festival de Cinema Nacional, ocorrido em Maringá.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Veroni Friedrich
Prefeitura Municipal
Espirais do Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário