Maringá – Capela Santa Cruz
A Capela Santa Cruz, em Maringá-PR, foi tombada por sua importância cultural.
CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Capela Santa Cruz
Localização: Avenida Brasil, esquina com R. Santa Joaquina de Vedruna – Maringá-PR
Número do Processo: 05/2007
Livro do Tombo: Inscr. Nº 162-II
Descrição: É a única igreja em madeira situada na área urbana de Maringá e no norte novo, que representa o período de colonização nos anos de 1940. De linguagem vernacular, foi desenhada e construída pelo carpinteiro Sr. Anton Joseph Christoph. A sua construção foi iniciativa da própria comunidade na localidade onde se concentrou o núcleo original de Maringá, denominada hoje “Maringá Velho”.
Fonte: CPC.
Descrição: Construída em madeira nos anos de 1945/46, a Capela Santa Cruz foi o primeiro templo religioso na zona urbana. Em 1952 passou a fazer parte do conjunto arquitetônico do Colégio Santa Cruz, primeira escola particular de Maringá.
A Capela encontra-se protegida por legislação municipal. Sua preservação foi efetivada através de uma intervenção de restauro, realizada a partir de um laudo elaborado em 1987 e as obras foram concluídas em 1991. No seu interior encontra-se quadros e imagens sacras, algumas vindas da Espanha.
A construção dessa capela contou com a colaboração de todos os moradores que contribuíram com o que dispunham. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. Em 29 de maio de 1991, ocorreu a sua reinauguração, com missa dos pioneiros.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Prefeitura Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário