Curitiba – Praça Dr. João Cândido
A Praça Doutor João Cândido tem como atrativos as ruínas de paredes de alvenaria de pedras do convento dos franciscanos e o antigo Belvedere.
CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Praça Doutor João Cândido
Localização: R. Jaime Reis – Alto do São Francisco – Curitiba-PR
Número do Processo: 14/66
Livro do Tombo: Inscr. Nº 2-I
Descrição: No século XVIII, no ponto mais alto da cidade, os franciscanos iniciaram a construção do seu convento, mas não chegaram a concluí-lo.
Restam hoje, apenas, ruínas de algumas paredes, de alvenaria de pedra, permanecendo, também a denominação do local – Alto do São Francisco – à referência a presença da Ordem Franciscana. Até o inicio deste século ainda existia a capela, único elemento do conjunto franciscano que chegou a ser concluído. A precariedade do seu estado físico levou a decisão de demolí-lo, decidindo o prefeito, engenheiro Cândido de Abreu, construir no local um “Belvedere”, já que daquele ponto descortinava-se toda a cidade. Inaugurado em 1915, essa edificação, por expressar uma arquitetura de evidente influência Art Nouveau, foi projetada, tudo leva a crer, pelo próprio prefeito, responsável por duas obras da mesma época marcada pelo mesmo estilo – o antigo Paço Municipal e a antiga residência da família Camargo.
Depois de permanecer sem uso por alguns anos, foi cedido à União Cívica Feminina, entidade beneficente que ali tem sua sede. Entre as ruínas do convento franciscano a prefeitura municipal, aproveitando a conformação topográfica da praça e o cenário das ruínas, implantou um pequeno anfiteatro, com assentos em alvenaria de tijolo.
Compõe-se a praça de uma área trapeizodal, gramada, com algumas árvores de porte, tendo como atrativo principal as ruínas de paredes de alvenaria de pedras, com um vão de portas completo, que correspondia, provavelmente, a entrada da igreja conventual. O outro elemento arquitetônico significativo, o antigo “Belvedere”, é edificação de dois pavimentos, de alvenaria de tijolo, com coberturas de telhas francesas, implantada na extremidade leste da praça. O aspecto mais importante dessa casa é a solução plástica que transmite, com graça e equilíbrio, o traço Art Nouveau, principalmente na composição das varandas, na forma dos vãos e no desenho fitomorfo dos ornamentos, em massa, ressaltados nos paramentos da fachada, e nos guardas copos recortados em madeira. O gradil em volta do “Belvedere”, colocado há poucos anos, por motivos de segurança, prejudica a apreciação de sua arquitetura.
Dos elementos arquitetônicos dispostos nas ruas que circundam a praça merecem referência o Palácio São Francisco e o edifício neoclássico Palácio Garibaldi, ambos tombados pelo patrimônio Histórico Estadual. A denominação da praça é uma homenagem ao lapeano João Cândido Ferreira (1864-1948), médico, escritor e político, que chegou a presidência da província do Paraná.
Fonte: CPC.
FOTOS:
PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
TOUR
MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo
Prefeitura Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário