A INVENÇÃO DO LEITE EM PÓ
1815, o Monte Tambora, um vulcão na ilha de Sulawesi, na Indonésia, entrou em erupção
A INVENÇÃO DO LEITE EM PÓ
E as consequências foram sentidas muito além da Indonésia: uma nuvem de cinzas bloqueou a luz do sol no Hemisfério Norte, fazendo com que o clima fosse afetado - 1816, por exemplo, ficaria conhecido como o ano em que a Europa "não teve verão".
A agricultura entrou em colapso, e as pessoas mais pobres comeram grama, ratos e gatos. O sofrimento teve impacto profundo na vida de um adolescente alemão vivendo na cidade de Darmstadt. Justus von Liebig, tinha 13 anos e adorava ajudar o pai em sua oficina, preparando pigmentos, vernizes e tintas.
Logo ele se tornaria um químico brilhante, movido pelo desejo de prevenir a fome. Seus primeiros estudos foram no campo de fertilizantes, mas também foi pioneiro na ciência nutricional culminando na invenção do leite em pó, ou leite em fórmula como primeiramente foi chamado. Além do leite em pó, inventou também o extrato de carne.
Sua invenção, lançada em 1865, chamada "Comida Solúvel para Bebês de Liebig", era um pó feito à base de leite de vaca, farinha de trigo e bicarbonato de potássio. Era o primeiro substituto comercial para o leite materno derivado de um estudo científico rigoroso.
Liebig sabia que nem todo bebê tinha uma mãe capaz de amamentá-lo e nem todo bebê tinha sequer uma mãe: antes da modernização da medicina, um em cada 100 partos resultava na morte da progenitora, taxa semelhante à encontrada em alguns dos país mais pobres do mundo atualmente. Algumas mulheres tampouco conseguem produzir leite suficiente - estudos sugerem que o problema pode atingir uma a cada 20.
O que acontecia com bebês, então, antes da invenção do leite em pó?
Pais com dinheiro contratavam amas de leite - uma profissão respeitável e que acabou afetada pela invenção de Liebig. Outras usavam leite de cabra ou de jumenta. Muitos pais simplesmente davam para os bebês uma papa feita de pão e água, servida em recipientes difíceis de limpar - e possivelmente infestados de bactérias.
Sendo assim, não é de se surpreender que a mortalidade de bebês não amamentados naquela época era altíssima: um em cada três morria antes de completar um ano.
A Comida Solúvel para Bebês democratizou um estilo de vida anteriormente apenas disponível para os mais abastados. Trata-se de uma opção que moldou o mercado de trabalho moderno. Para muitas novas mães que precisavam voltar ao trabalho formal, o aparecimento do leite em pó foi uma dádiva.
A fabricação do leite em pó é feita a partir da desidratação do leite. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto.
Outros inventores e histórias correlatas:
1832, textos apontam que foi o químico russo, M. Dirchoff que desenvolveu pela primeira vez o leite em forma de pó, numa época em que o desafio era manter a conservação dos alimentos sem os conhecimentos modernos da refrigeração doméstica.
1856, o americano Gail Borden cria o leite condensado, quando tentava desidratar o leite de vaca e percebeu que, antes de virar pó, o produto se tornava um creme delicioso.
1866, Os irmãos norte-americanos Charles e George Page ajudam a criar a Anglo-Swiss Condensed Milk Company. Utilizando o leite fresco abundante na Suíça, aplicam o conhecimento adquirido em seu país natal para estabelecer a primeira fábrica de leite condensado da Europa em Cham.
1867, o farmacêutico alemão Henri Nestlé, lança sua “Farinha Láctea” em Vevey, Suíça. É uma combinação de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar, que Nestlé desenvolve para ser consumida por bebês que não podem ser amamentados, para ajudar a combater as altas taxas de mortalidade infantil. Nessa época ele também começa a usar o atualmente icônico logotipo do Ninho com os passarinhos.
(Fontes e fotos: internet)
Paulo Grani
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário