Passeio de bicicleta de 200 km/h de José Meiffret
Esta bicicleta de aparência estranha com uma roda de corrente enorme foi projetada para velocidade, e velocidade ela atingiu. Em 19 de julho de 1962, o ciclista francês José Meiffret desceu a Autobahn perto de Friedburg, Alemanha, nesta mesma bicicleta a uma velocidade incrível de 204 km/h (127 mph), tornando-se assim o primeiro ciclista a quebrar a barreira dos 200 km/h.
Para atingir uma velocidade tão incrível usando apenas a força muscular, a bicicleta de Meiffret teve que passar por inúmeras modificações. A roda dentada padrão foi substituída por uma roda superdimensionada com 130 dentes. Ela foi conectada a uma roda dentada traseira de 15 dentes, resultando em uma alta relação de marchas. A roda traseira também foi aumentada para que a bicicleta cobrisse mais terreno a cada volta dos pedais. O ângulo do garfo foi invertido para permitir que o ciclista se aproximasse mais do rolo (para-brisa). Os aros eram feitos de madeira para evitar superaquecimento e pneus tubulares foram usados para desempenho ideal.
Meiffert praticava um tipo de ciclismo chamado “corrida motorizada”, onde um ciclista anda bem atrás de uma motocicleta ou carro, chamado de pacer, para se beneficiar de seu vácuo. O pacer é equipado com um grande para-brisa que protege o ciclista da turbulência, reduzindo drasticamente a resistência do ar e permitindo que ele atinja velocidades inatingíveis em uma bicicleta movida apenas por humanos.
Corridas motorizadas são um esporte perigoso que já custou a vida de inúmeros ciclistas, incluindo alguns dos melhores do mundo. Em 1903, o ciclista americano Harry Elkes morreu quando seus pneus explodiram a 100 km/h, jogando-o sob a máquina de ritmo de outro ciclista. Bobby Walthour, um dos maiores ciclistas americanos de sua época, sofreu uma lista quase inimaginável de lesões ao longo de sua carreira. O historiador Peter Nye observa o "impressionante (ou desanimador) inventário de lesões" de Walthour, incluindo "28 fraturas na clavícula direita, 18 na esquerda, 32 costelas quebradas e 60 pontos no rosto e na cabeça". Em uma ocasião, como conta a história da família, ele foi erroneamente declarado morto em Paris e levado para o necrotério — apenas para recuperar a consciência na laje.
O próprio Meiffret escapou por pouco da morte em 1952, quando corria em Montlhery, França. Enquanto pedalava em alta velocidade, sua bicicleta desabou sob ele, lançando-o no ar. Ele atingiu o chão com força, caindo por 300 pés e deslizando outros 20 antes de parar. Seu corpo estava muito arranhado e ensanguentado. Os médicos encontraram cinco fraturas separadas em seu crânio. Milagrosamente, Meiffret sobreviveu.
Meiffret estava bem ciente dos perigos quando começou sua tentativa de quebrar o recorde na rodovia perto da cidade alemã de Friedburg. “A tela tinha um rolo, mas se ele tocasse a 100 milhas por hora, ele seria cortado. Por outro lado, se ele ficasse para trás apenas 18 polegadas, a turbulência o faria picadinho. Se o carro sacudisse, sacudisse ou batesse em um solavanco, ele estaria em perigo mortal imediato”, escreveu Clifford L. Graves.
No bolso, Meiffret carregava um bilhete:
Em caso de acidente fatal, peço aos espectadores que não sintam pena de mim. Sou um homem pobre, órfão desde os onze anos, e sofri muito. A morte não me aterroriza. Esta tentativa de recorde é minha maneira de me expressar. Se os médicos não puderem fazer mais nada por mim, por favor, me enterrem na beira da estrada onde caí.
José Meiffret nasceu em 1913 na vila de Boulouris na Riviera Francesa. Quando jovem, ele inicialmente tentou corridas de longa distância, mas descobriu que não tinha habilidade. Foi Henry Desgrange, o fundador do Tour de France, que sugeriu que Meiffret tentasse o ritmo motorizado. Em sua primeira corrida com ritmo motorizado, entre Nice e Cannes, Meiffret terminou em primeiro, sete minutos à frente da competição. Animado por essa vitória, ele decidiu repetir a rota atrás de uma motocicleta mais potente, completando o passeio de 40 milhas em pouco mais de uma hora.
Crédito da foto: Paris-Roubaix
Após a Segunda Guerra Mundial, Meiffret retornou às corridas motorizadas e quebrou o recorde de uma hora estabelecido anteriormente pelo francês Paillard na década de 1930, cobrindo 54,618 milhas. Paillard rapidamente recuperou o título, no entanto, ao aumentar o recorde para 59,954 milhas. Determinado a superar Paillard novamente, Meiffret selecionou o circuito de Grenzlandring na Alemanha, onde cobriu 65,115 milhas em uma hora.
Nessa época, Meiffret começou a andar atrás de carros em vez de motocicletas. Os carros forneciam mais proteção contra turbulências e eram capazes de atingir velocidades maiores. Na época, o recorde de andar de bicicleta atrás de um carro era de Alfred Letourneur, que atingiu 108,923 mph na rodovia de Los Angeles em 1941. Meiffret levou apenas três tentativas para superar o recorde de Letourneur, atingindo uma velocidade de 109,100 mph.
Após seu terrível acidente em 1952, Meiffret suportou meses de recuperação, lutando não apenas por seu bem-estar físico, mas também por sua saúde mental. Em busca de tranquilidade, ele se juntou aos monges trapistas em Sept-Fons e abraçou a vida austera de um monge. Durante esse período de reflexão, ele continuou a refinar seus projetos de bicicleta e escreveu seu primeiro livro, Breviary of a Cyclist .
Crédito da foto: Paris-Roubaix
José Meiffret em sua bicicleta. Crédito da foto: Paris-Roubaix
No outono de 1961, aos quarenta e oito anos, Meiffret estabeleceu um novo recorde de velocidade de 115,934 mph em uma rodovia em Lahr, Alemanha. Essa conquista alimentou sua crença de que ele poderia quebrar a barreira elusiva de 200 km/h (124 mph). Determinado a realizar esse feito, Meiffret retornou à Autobahn perto de Freiburg no verão de 1962, preparando o cenário para o que se tornaria seu passeio mais famoso.
Uma pequena multidão febril se reuniu ao longo da rodovia para assistir à tentativa heróica de Meiffret.
Meiffret ajustou seu capacete, montou na moto e apertou as tiras dos dedos. Começar com uma marcha de 225 polegadas foi outra coisa. Uma motocicleta chegou ao lado e começou a empurrá-lo. A 20 milhas por hora, Meiffret estava lutando para ganhar controle. Suas pernas mal se moviam. A 40 milhas, ele estava começando a ganhar ritmo. A 50 milhas, o Mercedes com sua traseira curiosa estava logo atrás. Com um aceno de mão, Meiffret dispensou sua motocicleta e conectou perfeitamente com o para-brisa do Mercedes. Seu timing foi perfeito. Ele havia superado seu primeiro grande perigo.
.....
Ele agora estava se movendo a 80 milhas. Notícias da tentativa heróica se espalharam, e a estrada à frente estava cheia de espectadores. Todos esperavam que algo terrível acontecesse. Herr Thiergarten no carro mostrou a Meiffret o quão rápido ele estava indo por sinais pré-arranjados. Meiffret, por sua vez, podia falar com o motorista por meio de um microfone. "Allez, allez", ele gritou, sabendo que tinha apenas nove milhas para acelerar e desacelerar. O velocímetro marcava 90.
....
O Mercedes teve um desempenho impecável. As pessoas não conseguiam acreditar no que viam. O que viam era o carro em pleno voo com uma figura arqueada logo atrás, pernas girando, camisa esvoaçando, rodas tremendo. "Allez, allez", ofegou Meiffret no microfone. No carro, o velocímetro passou de 100 mph, depois 110 e 120. Angustiado, Zimber olhou para o espelho retrovisor. Como Meiffret conseguia se manter posicionado? Era fantástico.
No plano, a velocidade aumentou para 127. Mais rápido que um trem expresso, mais rápido que um esquiador em queda livre, mais rápido que uma queda livre no espaço. As pernas de Meiffret giravam a 3,1 revoluções por segundo, e cada segundo o levava a 190 pés!
Meiffret finalmente terminou o percurso registrando 127,342 milhas por hora (204,937 km/h).
O recorde de Meiffret permaneceu por 34 anos até ser quebrado pelo ciclista holandês Fred Rompelberg, que alcançou a impressionante marca de 268,831 km/h (167,044 mph) no Bonneville Salt Flats em 1995. O recorde foi quebrado novamente por uma mulher americana, Denise Mueller-Korenek, que atualmente detém o recorde mundial com uma velocidade máxima de 183,93 mph (296 km/h), estabelecida em 2018, novamente em Bonneville.
Correção : O recorde de Jose Meiffret foi batido em 1973 por Allan Abbott, que atingiu 223 km/h (139 mph). Este foi novamente superado em 1985 por John Howard a 244 km/h (152 mph).
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