domingo, 22 de janeiro de 2023

PATO BRANCO P.R.História

 PATO BRANCO P.R.História


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As primeiras penetrações no território do atual município de Pato Branco datam de 1839, quando ali chegou o bandeirante curitibano Pedro de Siqueira Côrtes, chefiando uma expedição ao sul da 5ª Comarca da Capitania de São Paulo, e descobriu os Campos de Palmas. Os primeiros moradores de Pato Branco vieram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em 1919.
Em 1924 já estava formada uma povoação com o nome de Vila Nova de Clevelândia. Novas levas de agricultores e colonos continuaram a chegar ao povoado contribuindo para o aumento. A localidade foi elevada à categoria de distrito judiciário, em 1927, com o nome Bom Retiro.
Em 1928 iniciaram-se os trabalhos de medição e demarcação dos primeiros lotes destinados aos agricultores e colonos que continuavam afluindo, atraídos pela fertilidade das terras e facilidade de aquisição. A partir de 1935 foram-se estabelecendo os primeiros profissionais liberais. A localidade continuava progredindo até que, em 1947, foi elevada a distrito e, em 1951, à categoria de município.
A denominação atual, de Pato Branco, deve-se ao rio de igual nome que banha o município.
O distrito foi criado em 1947. Em 1951, foi elevado à categoria de município com território desmembrado do de Clevelândia.Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Pato Branco pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, subordinado ao município de Clevelândia.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o distrito de Pato Branco, figura no município de Clevelândia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-7-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pato Branco pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, sendo desmembrado do município de Clevelândia. Sede no atual distrito de Pato Branco. Constituído de 2 distritos: Pato Branco e Vargem Bonita, ambos desmembrados de Clevelândia. Instalado em 14-12-1952.
Pela Lei Municipal n.º 26, de 26-04-1953, foram criados os distritos de Coxila Rica, Dois Vizinhos e Verê.
Pela Lei Municipal n.º 40, de 24-09-1953, é criado o distrito de Bom Sucesso e anexado ao município de Pato Branco.
Em divisão territorial datada de 1-7-1955 o município é constituído de 6 distritos: Pato Branco, Bom Sucesso, Coxila Rica, Dois Vizinhos, Vargem Bonita e Verê. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. A Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, desmembra do município de Pato Branco os distritos de Dois Vizinhos, Vargem Bonita e Verê, os dois primeiros elevando-os à categoria de município. Vargem Bonita passou a ser denominada Renascença.
Pela Lei Municipal n.º 27, de 30-12-1961, é criado o distrito de Itapejara e anexado ao município de Pato Branco.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963 o município é constituído de 4 distritos: Pato Branco, Bom Sucesso, Coxila Rica e Itapejara.
A Lei Estadual n.º 4.859, de 28-04-1964, desmembra do município de Pato Branco os distritos Itapejara e Coxila Rica, para constituírem o novo município com a denominação de Itapejara d`Oeste.
Em divisão territorial datada de 31-12-1968 o município é constituído de 2 distritos: Pato Branco e Bom Sucesso. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
A Lei Estadual n.º 9.183, de 08-01-1990, desmembra do município de Pato Branco o distrito de Bom Sucesso, elevado à categoria de município com a denominação de Bom Sucesso do Sul.Em divisão territorial datada de 1993 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.
É criado o distrito de São Roque do Chopim e anexado ao município de Pato Branco.
Em divisão territorial datada de 2001 o município é constituído de 2 distritos: Pato Branco e São Roque do Chopim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.)

BARbearias de Curitiba: Barba, cabelo e cerveja

 

BARbearias de Curitiba: Barba, cabelo e cerveja

Os homens, finalmente, encontraram seu lugar no mundo do cuidado pessoal.

E hoje o que não faltam são barbearias que além de dar um tapa no visual, trazem estilo e boas cervejas. Veja onde encontrar.

Dentro de complexos de entretenimento

Grilo Gringo

A Grilo Gringo Custom House funciona dentro de um centro de entretenimento no Alto da XV. Além da barbearia temática com bar, o complexo abriga loja de roupas e acessórios, customização de motos, cervejaria, estúdio de tatuagem e escola de cutelaria. Volte e meia por lá acontecem eventos nos sábados à tarde com bandas, chope artesanal e food trucks. É um programa super agradável para ir com a família ou encontrar os amigos. A barbearia também tem uma segunda unidade dentro de outro complexo, o recém-inaugurado Street 444, no Batel, que tem hamburgueria, wine bar, shows de música e de humor, estúdio de tatuagem e mesas de sinuca. Custa R$ 50,00 cada serviço nas duas unidades.

Endereço: Rua Fernando Amaro, 801 – Alto da XV | Telefone: (41) 3044-0474 | Facebook do Grilo Gringo
Endereço Street 444: Alameda Presidente Taunay, 444 – Batel | Telefone: (41) 3082-0079 | Site do Street 444

grilo gringo

GRILO GRINGO TEM BARBEARIA, CERVEJARIA, OFICINA E ESCOLA DE CUTELARIA.

Johnny Navalha

É a barbearia que funciona dentro do badalado Distrito 1340, no Seminário, complexo de entretenimento que inclui também oficina e revenda de motos, gastronomia, loja de roupas e acessórios e estúdio de tatuagem. Com uma atmosfera retrô, faz corte de cabelo e barba – que custam R$ 55 cada, ou R$ 100 o combo. O atendimento é por ordem de chegada. A barbearia em si não tem bar, mas as operações Taj Pharmacy e Wine (que também funcionam no complexo) levam suas bebidas até o cliente – que tem 20% de desconto no Wine e no Beer Garage. E o Johnny Navalha permite que se consuma dentro da barbearia enquanto espera ou durante a execução do serviço. Mas o ideal é dar uma volta pelo complexo e interagir com a galera enquanto aguarda a sua vez.

Endereço: Rua Major Heitor Guimarães, 1.130 – Seminário | Telefone: (41) 3049-5701 | Site do Distrito

Rei da Barba

Com duas unidades em Curitiba (na Avenida Vicente Machado e no ParkShopping Barigui) e uma em São Paulo, o Rei da Barba é muito mais que uma barbearia temática. Lugar é um verdadeiro spa masculino, que além do corte de cabelo e barba oferece serviços como limpeza de pele, depilação, podologia, reflexologia, massagem, dia do noivo e do formando, além de mimos como bar com mais de 50 rótulos de cerveja e charutaria. O corte de cabelo (masculino) custa R$ 70,00.

Endereço: Avenida Vicente Machado, 758 – Batel | Telefone: (41) 3598-0220 | Site Rei da Barba
ParkShopping Barigui: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê | Telefone: (41) 3040-9948

rei da barba

UMA DAS PIONEIRAS NO CONCEITO DE SERVIÇOS DE BELEZA PARA HOMENS.

Navalha, Beer & Co.

Também em dois endereços (na Martim Afonso e na região da Praça da Espanha), a Navalha também tem essa atmosfera de spa masculino, com direito a banho, manicure, pedicure, desenho de sobrancelha, massagem relaxante e maquiagem corretiva, por exemplo. Mas também pode ser uma boa opção para happy hour, porque tem deck frontal, área externa – a preferida dos apreciadores de charutos -, bar com mais de 50 rótulos de cervejas (incluindo artesanais) e várias opções de destilado e clube do uísque. Tem também aperitivos, comidinhas, estúdio de tatuagem e estacionamento próprio. Não deixe de conhecer o Espaço Noivo: uma sala reservada com televisão e videogame, banheiro privativo, frigobar, ar-condicionado, cadeira de massagem e área para corte de cabelo e barba. A casa ainda oferece várias opções de pacotes de serviços. O corte masculino custa R$ 65,00.

Endereço: Rua Martim Afonso, 1.059 – São Francisco | Telefone: (41) 3040-7007 |
Rua Saldanha Marinho, 1.560 – Centro | Telefone: (41) 3501-0199 | Site do Navalha

barbearia navalha

ESTILO VINTAGE E HAPPY HOUR COM 50 RÓTULOS DE CERVEJA.

Dentro do boteco

Barbearia 041

Aí você põe no GPS o endereço da Barbearia 041, uma das mais recomendadas de Curitiba. Logo entende por quê: dá de cara com a Cervejaria da Vila – um dos melhores “beer bars” da cidade. É isso mesmo, a barbearia funciona DENTRO da cervejaria. Ou seja, além de dar um trato no visual, você fazer um happy hour ou um esquenta para a balada. Na parte da barbearia, os maiores atrativos são o atendimento e o preço – considerado justo. Tanto o corte de cabelo como o da barba custam R$ 35. Já o bar tem 14 variedades de chopes artesanais e mais de 180 rótulos de cervejas especiais. Não deixe de provar os petiscos deliciosos como porção de pastel de costela e cheddar, batata suíça recheada de linguiça blumenau e muçarela e pratos à base de cerveja.

Dica MCities: Nas duas primeiras horas do happy hour, você paga pelo copo de 300 ml e leva o de 500 ml do chope do dia. E de segunda a quarta tem o 10zão Burger, que leva pão, carne, queijo, cebola roxa, bacon e maionese temperada, por R$ 10.

Endereço: Rua Mateus Leme, 2.631 – Centro Cívico | Telefone: (41) 3079-0041 | Site da 041.

barbearia 0421

A BARBEARIA O41 É DENTRO DE UMA DAS PRIMEIRAS CERVEJARIAS COM CONCEITO ARTESANAL DE CURITIBA.

Lúpulo Titânico

Localizada no Alto da XV, a Lúpulo Titânico vai muito além da barbearia – é quase uma balada. Você pode cortar cabelo e barba, curtir um happy hour e jogar sinuca. A casa conta com oito torneiras de chope artesanal, drinks especiais e cardápio com variedade de petiscos. Sem falar que sempre tem alguma promoção. O corte custa R$ 35.

Endereço: Rua Camões, 542 – Alto da XV | Telefone: (41) 3040-3006 | Site da Lúpulo.

Fazer barba, cabelo e bigode nunca foi tão divertido, não é?!

*valores com base em janeiro/2018. Podem ser alterados sem aviso prévio pelos estabelecimentos.

Curitiba Antique Car: Uma viagem no tempo

 

Curitiba Antique Car: Uma viagem no tempo

Turbine os motores e curta esse passeio

A visita ao Curitiba Antique Car é uma verdadeira viagem no tempo. Com um acervo de mais de 30 carros, o local tem uma das coleções de automóveis raros mais fantástica do país.

Cada carro é uma surpreendente obra de arte e representa o estilo de vida, a história e os personagens de cada uma das décadas, desde 1920. É tudo tão encantador, que você sente que está em um set de cinema, só esperando a ordem do diretor para entrar em ação.

O que você vai encontrar ?

Além dos carros, o museu possui modelos de motos, bicicletas, coleções em miniaturas e bonecos de cera de algumas personalidades famosas, que, acrescentam àquela atmosfera muita personalidade e história.

O espaço também conta com três ambientes: o salão Inglês, o Americano e o Muscle Car. Tudo isso está disponível para visitação por R$40. Entre um carro e outro, experimente o café ou a cerveja, do espaço gourmet. Com certeza, essa experiência deixará tudo ainda mais gostoso.

O Antique Car tem programação aos fins de semana, das 10h às 17h. A adrenalina não fica somente na história, você ainda brinca de corrida em circuitos de Fórmula 1 do mundo, nos dois simuladores que estão próximos a Ferrari, exposta no local, 5 minutos por R$10.

Mas, antes de pegar carona nessa viagem ao passado, escolha seu carro preferido da exposição e veja em qual filme você estrearia.  Coloque os cintos, escolha a playlist perfeita e pé na tábua!

ANTIQUE CAR. FOTO DIVULGAÇÃO

O Grande Gatsby (1920)

O ícone elegante da época, também visto no filme, são os carros, que perderam a característica robusta semelhante a um trator, para linhas mais longas e baixas, como o deslumbrante modelo Whippet 1926, você ficará alguns minutos hipnotizado pela beleza desse veículo.

E não poderia ser diferente, já que a década de 1920 ficou conhecida como “os anos loucos”. Imagine festas grandiosas embaladas ao som do Jazz, regadas a muito uísque e conhaque, apesar da Lei Seca no EUA. Mulheres de cabelos curtos e vestidos coloridos, as chamadas melindrosas.

Se o Whippet 1926, é seu escolhido, você com certeza seria a estrela do filme O Grande Gatsby.

Modelo Whippet 1926. Foto: Divulgação

MODELO WHIPPET 1926. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Poderoso Chefão (1930)

Nessa época, os carros eram mais sólidos e potentes, tinham uma estrutura grande, como você observa no Packard 1937, exposto no museu.

Esses modelos imponentes se popularizaram entre os gângsters, que utilizavam os carros, não só pela força que eles representavam, mas para fugas e até mesmo para se proteger dos tiros.

Como você percebe, a década de 1930 foi marcada pelo crescimento das máfias. E não tem como falar de gângster sem lembrar da famosa família Corleone, e seu chefe, o italiano, Don Vito Corleone, não é?

Por isso, se seu queridinho é o Packard 1937, você entraria em cena como um dos integrantes da família ou até mesmo, quem sabe, o Poderoso Chefão? Já pensou que emocionante?

Modelo Packard 1937. Foto: Divulgação

MODELO PACKARD 1937. FOTO: DIVULGAÇÃO

Juventude Transviada (1940)

Essa década foi marcada pela guerras, o que mudou a estrutura dos carros. Os modelos passam a oferecer um estilo esbelto e muscular, que você observa nos modelos Cadillac 1946 e Mercury 1949, que estão no museu.

O modelo Mercury, ficou famoso nas mãos de James Dean, o eterno rebelde sem causa, do filme Juventude Transviada. Ao ver que o coração bate mais forte só de olhar para o Mercury, prepara a jaqueta de couro preto e um topete estiloso, bem digno de astro de cinema, você com certeza seria o rebelde.

MERCURY 1949. FOTO DIVULGAÇÃO

Rei do Rock (1950)

O modelo que está na mostra é o Cadillac 1959,  que tem rabo de peixe e assim como outros carros da época, carrega uma estética mais robusta, exuberante com exteriores multicoloridos, características  também presentes no Mercury 1956.

Agora, comece ensaiar os passos de rock, porque ao escolher um desses carros, você já pode sair por aí dizendo que o Elvis não morreu. Pois, além de ser o rei do rock, ele também era o rei dos Cadillacs.

MODELO CADILLAC 1959. FOTO DIVULGAÇÃO

007 Contra Goldfinger (1960)

Na mostra, você vê o Mustang de 1967, que assim como os outros modelos da década eram altos, potentes e rápidos. Nessa época, as cores metalizadas aparecem pela primeira vez, inspiradas no avião de caça P15.

Esse modelo, que pode ser considerado um verdadeiro astro do cinema, o  Ford Mustang, teve várias aparições na telona. O seu carro ideal é esse? Então coloca o smoking porque você é o mais novo e famoso agente secreto, o 007, no filme:  007 Contra Goldfinger.

MODELO MUSTANG 1967. FOTO DIVULGAÇÃO

Magnum Detetive Particular (1970 – 1980)

Nessa época, os automóveis ficaram mais compactos, por causa da crise do petróleo. E isso fez com que, a Ferrari 308 Targa ou o Corvette V8 1974, atraíssem os holofotes.

A Adrenalina te fez escolher esse? Sua estrela com certeza brilharia no seriado Magnum, de investigação policial, que tem como protagonista Thomas Sullivan, que dividia a atenção dos espectadores com a Ferrari.

FERRARI 308 TARGA FOTO: DIVULGAÇÃO

Carros que levaram ícones da história

Voltando a vida real, você vai ficar com o coração disparado só de ver os exemplares da Rolls Royce, como o incrível Lincoln Continental 1966, modelo usado pelo presidente Kennedy no dia de seu assassinato em Dallas.

LINCOLN CONTINENTAL 1966. FOTO DIVULGAÇÃO

E ainda, o Pontiac 1956 que pertenceu a Assis Chateaubriant, magnata das comunicações, responsável  por trazer a televisão ao Brasil e ex-governador do Paraná.

PONTIAC 1956. FOTO DIVULGAÇÃO

Vá em frente e sem freiar, a emoção é o que comanda essa experiência. Preparado?

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5026 | Santa Felicidade | (41) 3086-2220 | Site

*Os valores podem ser alterados sem aviso prévio pelo estabelecimento.

Clube de esportes gratuito em Curitiba

 

Clube de esportes gratuito em Curitiba

Que tal fazer uma atividade física em uma estrutura super bacana? E o melhor: de Graça!

O Programa Clube da Gente, da prefeitura de Curitiba, é muita atividade física de graça! Os clubes incentivam a prática de esportes com estruturas que possuem piscinas para hidroginástica, quadras de esporte, musculação, ginástica artística, judô, dança e muito mais.

Separamos algumas unidades que vão te fazer mexer o esqueleto.

Clube da Gente Boa Vista

Localizado no bairro Boa Vista, o clube foi recém-inaugurado, está de cara nova e já tem aula para todos os gostos.  E o mais bacana você não precisa morar nesse bairro para poder frequentar, as vagas são abertas para qualquer bairro. O clube Boa Vista, tem capacidade pra quase mil pessoas com aula de hora em hora.

O clube consegue atender até 1.200 pessoas mais ou menos. Foto: Pedro Ribas/PMC

O CLUBE CONSEGUE ATENDER ATÉ 1.200 PESSOAS MAIS OU MENOS. FOTO: PEDRO RIBAS/PMC

Entre as atividades, você pode optar por ginástica, natação, hidroginástica, hidroterapia e musculação. E, pra ficar ainda mais fácil, uma cozinha e vestiários bem bacanas ajudam quem vive na correria do dia a dia e precisa se agilizar.

O clube é uma excelente pedida para as mães que estão em busca de atividades para os pequenos. A natação é super bacana, pois normalmente escolas aquáticas têm um preço bem salgado. Como não tem piscina infantil, a atividade é oferecida para crianças que já tenham atingido pelo menos 1,45 m.

E tem mais possibilidades ainda para a criançada. A unidade acaba de fechar mais uma novidade: aulas de judô e taekwondo. Pra quem conhece a importância das artes marciais no desenvolvimento das crianças não vai perder essa chance. São atividades que estimulam a coordenação, o trabalho em equipe, o equilíbrio, e muito mais. E tudo de graça mesmo.

Piscina semiolímpica é a grande estrela do clube, que atrai gente de todos os cantos. Foto: Pedro Ribas/PMC

PISCINA SEMIOLÍMPICA É A GRANDE ESTRELA DO CLUBE, QUE ATRAI GENTE DE TODOS OS CANTOS. FOTO: PEDRO RIBAS/PMC

As idades para participação em cada uma das atividades varia. Para as artes marciais, o mínimo é de 6 anos, já para as atividades como ginástica, hidroginástica, por exemplo, o mínimo é de 16 anos. As aulas são ofertadas duas vezes por semana, de segunda a quinta, das 8h às 18h, sempre em hora cheia.

Há disponibilidade de vaga para Pessoas com Deficiência e em todas as modalidades professores e instrutores acompanham os alunos. E aí, tá esperando o que pra correr pro clube?

Obs.: Apesar de estar localizado no Bairro Alto, o clube pertence à regional do Boa Vista e atende aos bairros: Abranches, Barreirinha, Pilarzinho, Taboão, Abranches, Barreirinha, Pilarzinho, Taboão, Atuba, Boa Vista, Santa Cândida, Tarumã, Bacacheri, Cachoeira, São Lourenço, Tingui e Bairro Alto.

Rua Joaquim da Costa Ribeiro, 31 – Bairro Alto | Telefone: (41) 3313-5648

Clube da Gente Santa Felicidade

No bairro italiano, o espaço também foi inaugurado há pouco tempo, mas já são várias atividades rolando. As tradicionais aquáticas, claro, compõem o quadro de modalidades ofertadas de segunda a quinta. Natação, hidroginástica, hidroterapia são sempre as mais procuradas, mostrando que curitibano é fã de água.

Atividade física de graça! Parece mentira, mas não é. Foto: Pedro Ribas/PMC

ATIVIDADE FÍSICA DE GRAÇA! PARECE MENTIRA, MAS NÃO É. FOTO: PEDRO RIBAS/PMC

Para crianças e adolescentes as opções são variadas. Karatê, jazz e ginástica artística são algumas das possibilidades. A ginástica artística é uma atividade que não é tão facilmente encontrada e que é perfeita para meninas e meninos. Sim, a história de que esta é uma atividade feminina já ficou pra trás e hoje todo mundo reconhece os benefícios da modalidade.

Além de ser um esporte que educa e desenvolve o corpo, trabalha a agilidade, a força, a elasticidade e a elegância. Sim, a elegância. Já notou o porte dos ginastas? Pois se seu filho admira o esporte, vale a pena matriculá-lo. A idade aceita é de 5 a 13 anos.

Ginástica e jazz pros pequenos saírem de frente da televisão. Foto: Pedro Ribas/PMC

GINÁSTICA E JAZZ PROS PEQUENOS SAÍREM DE FRENTE DA TELEVISÃO. FOTO: PEDRO RIBAS/PMC

O jazz também é bem bacana e para fazer tem que ter entre 10 e 15 anos, e o karatê para crianças a partir de 7 anos até os 17 anos. Ou seja, atividade pra filharada de qualquer idade.

Agora, se você não é nem criança nem adolescente, as aulas de ginástica localizada e de alongamento podem entrar na sua rotina. Que tal aproveitar o filho na natação pra se matricular em uma dessas aulas?

O alongamento é o clássico “desenferrujar”, e vai te ajudar até na hora da atividade mais simples do seu dia a dia. É o estímulo que faltava na busca pela qualidade de vida, não é mesmo? Todas as aulas acontecem ou na terça e na quinta, ou na segunda e na quarta. Na sexta o local permanece aberto, mas somente a parte administrativa. Eventualmente, o local oferece também festivais de natação e outros eventos relacionados à área esportiva.

Dicas MCities:  Para fazer a inscrição é preciso levar exames de aptidão física, que podem ser obtidos com um clínico geral, e, para as atividades na água, um exame dermatológico. Os documentos para inscrição são RG, CPF e um comprovante de residência. As matrículas para qualquer uma das atividades devem ser feitas na primeira sexta-feira do mês. Por isso, olho no calendário se quiser garantir a sua vaga.

Se você ficou animado, se programe e garanta sua vaga!

Obs.: O Clube da Gente de Santa Felicidade está na regional de mesmo nome e atende os bairros: Butiatuvinha,  Cascatinha, Orleans, São Braz, Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Lamenha Pequena, Santa Felicidade, São João, Campo Comprido, Mossunguê, Santo Inácio e Vista Alegre.

Endereço: Rua Daniel Cesário Pereira, 681 – Santa Felicidade | Telefone: (41) 3296-3261

Por que os ônibus de Curitiba têm essas cores?

 

Por que os ônibus de Curitiba têm essas cores?

Se tem uma coisa que o curitibano se orgulha é do sistema de transporte coletivo da capital. Mas você sabe o motivo das cores? Nós explicamos!

Não é para menos se orgulhar do nosso sistema de transporte. Nele, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) pôs em prática algumas das mais ousadas e inovadoras soluções urbanísticas em transporte público no mundo.

Há quem não saiba, por exemplo, que o sistema BRT (Bus Rapid Transport), caracterizado pelas canaletas exclusivas para ônibus, é uma invenção daqui. É o eixo norte-sul do ônibus Expresso, que entrou em operação em setembro de 1974, e serviu de inspiração para sistemas semelhantes em cidades como Bogotá, Santiago do Chile, Los Angeles, Rio de Janeiro e outras.

A ideia de separar os tipos de ônibus de Curitiba por cores também surgiu nos anos 1970, quando o arquiteto e urbanista Rafael Dely era presidente do Ippuc. Responsável pelo mobiliário urbano e comunicação visual da cidade naquela época, o arquiteto Lauro Tomizawa contou ao MCities por que os ônibus são dessas cores.

O vermelho dos Expressos

A inspiração veio de Londres – mais precisamente do sistema Red Line e Green Line. O Eixo Norte-Sul foi pedra fundamental do sistema que temos hoje, uma espécie de “coluna vertebral” da cidade. E Rafael Dely, em conjunto com Tomizawa, considerou que os ônibus deveriam representar essa pulsação da cidade. Daí a escolha pelo vermelho, cor do sangue, em contraste com o cinza da cidade. Os bombeiros no início não gostaram muito, mas depois acabaram aceitando.

O BIARTICULADO FOI COPIADO EM GRANDES CIDADES DO MUNDO. FOTO: PEDRO RIBAS/SMCS

O verde dos Interbairros

Para a segunda linha especial criada – o Interbairros, que entrou em operação em 1979 –, Dely já tinha imaginado a cor verde, em alusão à Green Line britânica. Mas a decisão acabou ajudando a resolver uma disputa futebolística: a imprensa na época da implantação do Expresso ironizou os ônibus, classificando-os como “atleticanos”. Nada mais conveniente portanto do que os Interbairros serem verdes – não por acaso, a cor predominante no uniforme do Coritiba, arquirrival do Atlético.

O amarelo dos Alimentadores/Troncais/Convecionais

Se a cor dos Expressos e dos Interbairros foi inspirada na Red Line e na Green Line de Londres, o amarelo que estampa hoje os ônibus Convencionais e Troncais surgiu de uma forma muito mais prosaica: veio do desmembramento do verde e do amarelo (as cores dos ônibus até a implantação do Expresso) e ficou sendo a cor do ônibus Alimentador na época – posteriormente alterada para o laranja, deixando o amarelo para os Convencionais e Troncais.

O ALIMENTADOR CIRCULA PELOS BAIRROS. FOTO: BRUNNO COVELLO/SMCS

O prata dos Ligeirinhos

Quando foi implantado, em 1991, o Linha Direta (imediatamente apelidado de Ligeirinho) foi outra revolução. Ao invés das paradas a cada 500 metros, ele parava apenas nos terminais e pontos estratégicos, a cada 3 km. As plataformas de embarque e desembarque também eram futuristas, tubos de vidro no nível do dos ônibus. Para a cor dos veículos, Lerner quis transmitir essa ideia de velocidade, ônibus quase “espaciais” que se acoplam às estações-tubo. Daí a escolha do prata. As estações até hoje são marca registrada da cidade!

O LIGEIRINHO FOI MAIS UMA GRANDE INOVAÇÃO AO FAZER TRAJETOS MAIS RÁPIDOS. FOTO: PEDRO RIBAS/SMCS

O Azul dos Ligeirões

Os expressos biarticulados azuis que hoje rodam pela Linha Verde e pela Avenida Marechal Floriano Peixoto fugiram à lógica, de acordo com Tomizawa. Aparentemente a ideia era diferenciar os biarticulados que percorrem a Linha Verde dos Expressos que rodam nas estruturais – os vermelhos. A razão de ter sido adotado o azul para caracterizar os ônibus da Linha Verde é desconhecida. Talvez para não confundir com os Interbairros, mas é bem bonito também, né?

Outras linhas

À medida que outras linhas eram criadas, elas adotavam novas cores – a partir daí sem razões mais elaboradas. Circular Centro: branco; Inter-hospitais: branco (por motivos óbvios); Jardineira: verde-musgo; Linha Turismo: verde-limão; Sites – Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (que atende alunos de escolas especializadas para deficientes, sem custo): azul com estrelas amarelas.

Agora você já pode dar uma aula sobre os famosos busões multicoloridos de Curitiba.