domingo, 22 de janeiro de 2023

Por que os ônibus de Curitiba têm essas cores?

 

Por que os ônibus de Curitiba têm essas cores?

Se tem uma coisa que o curitibano se orgulha é do sistema de transporte coletivo da capital. Mas você sabe o motivo das cores? Nós explicamos!

Não é para menos se orgulhar do nosso sistema de transporte. Nele, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) pôs em prática algumas das mais ousadas e inovadoras soluções urbanísticas em transporte público no mundo.

Há quem não saiba, por exemplo, que o sistema BRT (Bus Rapid Transport), caracterizado pelas canaletas exclusivas para ônibus, é uma invenção daqui. É o eixo norte-sul do ônibus Expresso, que entrou em operação em setembro de 1974, e serviu de inspiração para sistemas semelhantes em cidades como Bogotá, Santiago do Chile, Los Angeles, Rio de Janeiro e outras.

A ideia de separar os tipos de ônibus de Curitiba por cores também surgiu nos anos 1970, quando o arquiteto e urbanista Rafael Dely era presidente do Ippuc. Responsável pelo mobiliário urbano e comunicação visual da cidade naquela época, o arquiteto Lauro Tomizawa contou ao MCities por que os ônibus são dessas cores.

O vermelho dos Expressos

A inspiração veio de Londres – mais precisamente do sistema Red Line e Green Line. O Eixo Norte-Sul foi pedra fundamental do sistema que temos hoje, uma espécie de “coluna vertebral” da cidade. E Rafael Dely, em conjunto com Tomizawa, considerou que os ônibus deveriam representar essa pulsação da cidade. Daí a escolha pelo vermelho, cor do sangue, em contraste com o cinza da cidade. Os bombeiros no início não gostaram muito, mas depois acabaram aceitando.

O BIARTICULADO FOI COPIADO EM GRANDES CIDADES DO MUNDO. FOTO: PEDRO RIBAS/SMCS

O verde dos Interbairros

Para a segunda linha especial criada – o Interbairros, que entrou em operação em 1979 –, Dely já tinha imaginado a cor verde, em alusão à Green Line britânica. Mas a decisão acabou ajudando a resolver uma disputa futebolística: a imprensa na época da implantação do Expresso ironizou os ônibus, classificando-os como “atleticanos”. Nada mais conveniente portanto do que os Interbairros serem verdes – não por acaso, a cor predominante no uniforme do Coritiba, arquirrival do Atlético.

O amarelo dos Alimentadores/Troncais/Convecionais

Se a cor dos Expressos e dos Interbairros foi inspirada na Red Line e na Green Line de Londres, o amarelo que estampa hoje os ônibus Convencionais e Troncais surgiu de uma forma muito mais prosaica: veio do desmembramento do verde e do amarelo (as cores dos ônibus até a implantação do Expresso) e ficou sendo a cor do ônibus Alimentador na época – posteriormente alterada para o laranja, deixando o amarelo para os Convencionais e Troncais.

O ALIMENTADOR CIRCULA PELOS BAIRROS. FOTO: BRUNNO COVELLO/SMCS

O prata dos Ligeirinhos

Quando foi implantado, em 1991, o Linha Direta (imediatamente apelidado de Ligeirinho) foi outra revolução. Ao invés das paradas a cada 500 metros, ele parava apenas nos terminais e pontos estratégicos, a cada 3 km. As plataformas de embarque e desembarque também eram futuristas, tubos de vidro no nível do dos ônibus. Para a cor dos veículos, Lerner quis transmitir essa ideia de velocidade, ônibus quase “espaciais” que se acoplam às estações-tubo. Daí a escolha do prata. As estações até hoje são marca registrada da cidade!

O LIGEIRINHO FOI MAIS UMA GRANDE INOVAÇÃO AO FAZER TRAJETOS MAIS RÁPIDOS. FOTO: PEDRO RIBAS/SMCS

O Azul dos Ligeirões

Os expressos biarticulados azuis que hoje rodam pela Linha Verde e pela Avenida Marechal Floriano Peixoto fugiram à lógica, de acordo com Tomizawa. Aparentemente a ideia era diferenciar os biarticulados que percorrem a Linha Verde dos Expressos que rodam nas estruturais – os vermelhos. A razão de ter sido adotado o azul para caracterizar os ônibus da Linha Verde é desconhecida. Talvez para não confundir com os Interbairros, mas é bem bonito também, né?

Outras linhas

À medida que outras linhas eram criadas, elas adotavam novas cores – a partir daí sem razões mais elaboradas. Circular Centro: branco; Inter-hospitais: branco (por motivos óbvios); Jardineira: verde-musgo; Linha Turismo: verde-limão; Sites – Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (que atende alunos de escolas especializadas para deficientes, sem custo): azul com estrelas amarelas.

Agora você já pode dar uma aula sobre os famosos busões multicoloridos de Curitiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário