quarta-feira, 13 de julho de 2022

A PRAÇA OSÓRIO SOB VÁRIOS OLHARES NO TEMPO "Em meados do século 19 o terreno da Praça Osório não passava de um grande banhado formado pelo Rio Ivo.

 A PRAÇA OSÓRIO SOB VÁRIOS OLHARES NO TEMPO
"Em meados do século 19 o terreno da Praça Osório não passava de um grande banhado formado pelo Rio Ivo.

A PRAÇA OSÓRIO SOB VÁRIOS OLHARES NO TEMPO
"Em meados do século 19 o terreno da Praça Osório não passava de um grande banhado formado pelo Rio Ivo. Na época, a área alagadiça era um entrave para o prolongamento da Rua das Flores, que contava apenas com três quadras de extensão – da Rua Barão do Rio Branco até a Alameda Dr. Muricy. O fato perdurou até o início dos anos de 1870, quando o Governo da Província – ao visualizar o progresso na região – autorizou a abertura da Estrada do Mato Grosso (atual Comendador Araújo). A cerimônia de lançamento da pedra fundamental aconteceu no dia 15 de abril de 1871 sob o governo de Venâncio José de Oliveira Lisboa.
O primeiro nome – "Largo Oceano Pacífico" – veio no início de 1874 após a Câmara Municipal designar uma comissão com o intuito de demarcar o local. A mudança para a denominação atual aconteceu em 27 de fevereiro de 1879 como forma de homenagear Manuel Luís Osório, general de destaque durante a Guerra do Paraguai. As últimas décadas do século 19 foram marcadas por um cenário descampado e sem utilidade. Apenas questões militares e apresentações circenses faziam parte da rotina do Largo General Osório.
As primeiras obras no local viriam ocorrer na gestão municipal de Luiz Antônio Xavier (1900-1907). O então prefeito destacou os melhoramentos no calçamento em torno da região; terraplanagem e o revestimento do mesmo com saibro e pedregulho; arborização do Largo; entre outras iniciativas. O fim das obras, no dia 29 de outubro de 1905, contou com a apresentação da banda de música do Regimento de Segurança do Estado. O novo formato simbolizava um “extenso retângulo cortado ao meio pela linha de bondes que vinha da Rua Comendador Araújo para a atual Avenida
Outras alterações urbanas viriam na sequência como a ligação entre as Avenidas Vicente Machado e Luiz Xavier e a Rua XV de Novembro; novo jardim com objetivo estético; tratamento paisagístico à francesa com estátuas de sereias e de um cisne; um relógio elétrico para marcar o horário oficial do município; além do calçamento em petit pavet. A partir da segunda metade do século XX a Praça Osório receberia mais intervenções. Áreas de lazer, diversão, exercícios físicos, e a criação da Arcada da Praça Osório com bancas de revistas, cafés e a Boca do Brilho."
(Extraído de Curitiba Space. Fotos: Curitiba.pr.gov.br, Arquivo Público do Paraná, gazetadopovo.com.br)
Paulo Grani.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório em 1905, após os melhoramentos iniciados no ano de 1903. As árvores, recém-plantadas, estão dispostas em várias linhas. Há a delimitação da via central, dos passeios e dos jardins. Em primeiro plano, encontra-se um poste de iluminação pública. Também é possível visualizar, no centro da imagem, um bonde puxado à mula.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório em 1908, após os melhoramentos iniciados no ano de 1903. Em destaque a via central, por onde circula o bonde puxado à mula. As árvores estão mais crescidas em comparação com a foto anterior, amenizando a aridez do local.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório em 1912.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório em 1916. Em destaque o paisagismo à francesa, recém-implantado. O local exibe sua infraestrutura moderna: iluminação pública sustentada por sofisticados postes de ferro, calçamento e via pavimentada. Ao fundo, a residência de Affonso Camargo.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório em 1920. A modernidade do bonde elétrico convive com a tradicional carroça.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório em 1920. As elegantes casas enfileiradas dão um ar de sofisticação à praça.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório na década de 1920. Destaque para o novo desenho dos jardins, na face voltada para a Rua Voluntários da Pátria.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório na década de 1920. Destaque para o coreto e o relógio, melhoramentos realizados entre 1913 e 1916.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório na década de 1930. Vista aérea que permite a visualização do paisagismo. À direita, encontra-se a rua Voluntários da Pátria e, à esquerda, na parte superior, a Rua Vicente Machado.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório. Mais detalhadamente, o coreto e o relógio, em foto colorizada.
Foto: Pinterest.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório em um dia de neve.
Foto: gazetadopovo.com.br

Nenhuma descrição de foto disponível.
Praça Osório na atualidade.
Foto: gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário