CONHECENDO O PALACETE WOLF
Fredolin Wolf, imigrante de origem austríaca que chegara ao Brasil em 1858 e que, naquele mesmo ano, montara em Curitiba sua primeira cervejaria
CONHECENDO O PALACETE WOLF Fredolin Wolf, imigrante de origem austríaca que chegara ao Brasil em 1858 e que, naquele mesmo ano, montara em Curitiba sua primeira cervejaria, requereu em 1875 “cem palmos” de terreno no Largo de Igreja do Rosário para construir um edifício. Não se sabe se a finalidade de sua construção era de moradia permanente da família, que possuindo uma chácara nos arredores da cidade, utilizava a casa do antigo Largo do Rosário para reuniões sociais, como a festa realizada no dia 21 de abril de 1877 comemorando a instalação da Loja Maçônica Concórdia IV. De 1886 a 1891, o imóvel foi alugado para o Corpo Policial da Província, mas em seguida foi transformado em sede do governo do Paraná (até 1892). Durante a Revolução Federalista (1894), o sobrado serviu de Quartel General do 5º Distrito do Exército. Dez anos depois da saída do quartel, foi a casa alugada ao Colégio Bom Jesus, pertencente aos franciscanos, que ali instalaram a seção masculina daquele educandário, permanecendo no prédio até 1911. O inquilino seguinte foi o próprio município, cuja Prefeitura e Câmara nele permaneceram um ano, entre 1912 e 1913. Sucederam-se diversos locatários: Em diferentes épocas, foi sede dos colégios Curitibano, Parthenon Paranaense, Internacional, Pereira Pitta, uma escola particular de música, uma livraria e um escritório de engenharia. No início dos anos 70 havia se tornado uma casa de cômodos, abrigando mais de uma dezena de moradores.(Foto: Autor desconhecido. Origem: Pinterest. - Solenidade Cívica, década 1890).Paulo Grani.
CONHECENDO O PALACETE WOLF
Fredolin Wolf, imigrante de origem austríaca que chegara ao Brasil em 1858 e que, naquele mesmo ano, montara em Curitiba sua primeira cervejaria
CONHECENDO O PALACETE WOLF
Fredolin Wolf, imigrante de origem austríaca que chegara ao Brasil em 1858 e que, naquele mesmo ano, montara em Curitiba sua primeira cervejaria, requereu em 1875 “cem palmos” de terreno no Largo de Igreja do Rosário para construir um edifício. Não se sabe se a finalidade de sua construção era de moradia permanente da família, que possuindo uma chácara nos arredores da cidade, utilizava a casa do antigo Largo do Rosário para reuniões sociais, como a festa realizada no dia 21 de abril de 1877 comemorando a instalação da Loja Maçônica Concórdia IV.
De 1886 a 1891, o imóvel foi alugado para o Corpo Policial da Província, mas em seguida foi transformado em sede do governo do Paraná (até 1892). Durante a Revolução Federalista (1894), o sobrado serviu de Quartel General do 5º Distrito do Exército.
Dez anos depois da saída do quartel, foi a casa alugada ao Colégio Bom Jesus, pertencente aos franciscanos, que ali instalaram a seção masculina daquele educandário, permanecendo no prédio até 1911. O inquilino seguinte foi o próprio município, cuja Prefeitura e Câmara nele permaneceram um ano, entre 1912 e 1913.
Sucederam-se diversos locatários: Em diferentes épocas, foi sede dos colégios Curitibano, Parthenon Paranaense, Internacional, Pereira Pitta, uma escola particular de música, uma livraria e um escritório de engenharia. No início dos anos 70 havia se tornado uma casa de cômodos, abrigando mais de uma dezena de moradores.
(Foto: Autor desconhecido. Origem: Pinterest. - Solenidade Cívica, década 1890).
Paulo Grani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário