HISTÓRIA DA ESTAÇÃO "MARUMBY"
"A Estrada de Ferro Paranaguá -Curitiba é a mais antiga do Estado, foi aberta primeiramente entre o trecho de Paranaguá a Morretes em 1883.
HISTÓRIA DA ESTAÇÃO "MARUMBY"
"A Estrada de Ferro Paranaguá -Curitiba é a mais antiga do Estado, foi aberta primeiramente entre o trecho de Paranaguá a Morretes em 1883. O trecho chegando a Curitiba, foi concluído em fevereiro de 1885. Durante seus 133 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra. [...]
A estação de "Marumbi", aberta com a linha em 1885, era inicialmente de madeira e provisória. Depois foi construída a estação que durou até os anos 1940, também de madeira. O local teria se chamado anteriormente Taquaral e em seguida Quilômetro 60. O prédio anterior ao atual era de madeira de imbuia, próximo a pedreira explorada pela firma Moscalewski e fora inaugurado no ano de 1913, à direita da linha para quem ia para Paranaguá.
No ano de 1935, Marumbi passou de parada a estação de terceira classe. Nos anos 1940 foi construída a estação atual, de alvenaria, do outro lado da linha em relação à antiga - hoje está do lado esquerdo da linha, para quem desce a serra. A construção em alvenaria e a localização atual, prendem-se a um episódio curioso.
Ponto de apoio para os escaladores da Serra do Mar, os chamados marumbinistas, ao saberem estes que pretendia o Cel. Durival de Britto levantar um novo edifício na mesma posição do anterior, dirigiram-lhe um requerimento em que solicitaram que fosse feita a nova construção ao lado esquerdo de quem desce a linha, por ser fachada sul, a fim de que a respectiva plataforma não ficasse exposta às freqüentes chuvas e ventos e também para que se pudesse apreciar o panorama mais lindo desse trecho e o majestoso conjunto granítico de Marumbi, e que também fosse transferido o bar da estação de Eng. Lange para a de Marumbi, tendo-se em vista o maior número de excursionistas, e consequentemente, maior movimento, além de ser ali o cruzamento dos trens M-1 e P-2 e o carro motriz, fato que se afigura de recíproca vantagem, tanto à ferrovia como aos passageiros. Finalmente, pediram-lhe que fosse agregada na construção um pequeno reservado com fogão e chuveiro, destinado unicamente para descanso, abrigo e mudança de roupa, para o número cada vez mais crescente de excursionistas, ficando a cargo destes o zelo, asseio e ordem dessa dependência, de vez que se comprometem também a não perturbar a tranqüilidade dessa estação.
O Cel. Durival de Britto, administrador rigoroso e inflexível, não teve dúvidas e atendeu aos marumbinistas: a estação foi construída do lado esquerdo de quem desce a serra.
As antigas casas de turma eram em 2002 do pessoal do IAP. É onde ficam os responsáveis pelo cuidado do local, segurança, além de locais para guardar mochilas e barracas. É basicamente hoje a única parada do trem turístico na serra, usado para desembarcar e embarcar "mochileiros" que passeiam pela serra. Tanto a estação como as casas estavam em 2016 em razoável estado de conservação.".
Compilado de: nostrilhos.com.br)
Paulo Grani,
Primeira edificação construída em 1883
Segunda edificação construída em 1940.
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