domingo, 31 de julho de 2022

RELEMBRANDO O CHAFARIZ DO NOGUEIRA O Chafariz do Nogueira, construído em 1862, por ordem do Presidente da Província do Paraná, Antônio Borba Gomes Nogueira, serviu de abastecimento da cidade de Curitiba até 1911, quando foi demolido.

 RELEMBRANDO O CHAFARIZ DO NOGUEIRA
O Chafariz do Nogueira, construído em 1862, por ordem do Presidente da Província do Paraná, Antônio Borba Gomes Nogueira, serviu de abastecimento da cidade de Curitiba até 1911, quando foi demolido.

RELEMBRANDO O CHAFARIZ DO NOGUEIRA
O Chafariz do Nogueira, construído em 1862, por ordem do Presidente da Província do Paraná, Antônio Borba Gomes Nogueira, serviu de abastecimento da cidade de Curitiba até 1911, quando foi demolido.
A primeira foto, de 1904, mostra sua edificação quadrada sustentada por colunas, uma forma de proteger a fonte e manter um reservatório de água. Geralmente eram instaladas bicas nos quatro lados, permitindo o uso simultâneo de mais pessoas. A segunda foto, da década de 1920, mostra a mesma casa registrada à esquerda do Chafariz, vista também na primeira foto.
Pelos antigos mapas de Curitiba, sua localização era na esquina da então rua do Nogueira (atual Barão do Serro Azul) com a então rua Carioca do Campo (também chamada Carioca de Cima), atual rua Riachuelo, onde havia o Largo do Nogueira, hoje Praça Dezenove de Dezembro.
Nota-se a existência de vários topônimos para o local, os naturais, surgidos pelo uso popular: Carioca do Campo, Carioca de Cima, Caminho (ou Estrada) da Marinha;
e os topônimos criados por força política: Nogueira, Riachuelo, Barão do Serro Azul, Dezenove de Dezembro.
Lembrando que, o topônimo "Carioca" era usado à época para indicar a existência de uma bica d'água, fonte ou olho d'água, em cujo local era edificado um bebedouro ou chafariz para atender à população, cujo costume teve por origem o nome do Chafariz da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro, o qual tinha 35 bicas de latão, cujas águas foram canalizadas do rio "Carioca".
(Fotos: Acervo Museu Paranaense e Acervo Cristiane M. J. Gasparin)
Paulo Grani

Pode ser uma imagem de monumento e ao ar livre
Foto de 1904, mostra sua edificação quadrada sustentada por colunas, uma forma de proteger a fonte e manter um reservatório de água. Geralmente eram instaladas bicas nos quatro lados, permitindo o uso simultâneo de mais pessoas.
(Foto: Acervo Museu Paranaense)

Pode ser uma imagem de mapa
Mapa, demonstrando as poucas quadras e suas ruas da Curitiba de 1857. Notamos a sua localização era na esquina da então rua do Nogueira (atual Barão do Serro Azul) com a então rua Carioca (também chamada Carioca de Cima e Carioca do Campo), atual rua Riachuelo, onde havia o Largo do Nogueira, hoje Praça Dezenove de Dezembro.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, monumento e ao ar livre 7&_nc_sid=8bfeb9&_nc_eui2=AeHgKtqVAGFx7_gjPMvjpckuDa6XdJEUxZgNrpd0kRTFmHQ2WErGszsQfOY6lBkxkynufIKzwgVkemZV_gUciSxF&_nc_ohc=YUuiaAV9xKMAX91gmoh&tn=nKLT46fLEqJKUgdo&_nc_ht=scontent.fbfh10-1.fna&oh=00_AT96Z6clMHzWn2muydlGYaB5gN4H-UpvZbH2RXFe88T5hw&oe=62EBF19A" style="animation-name: none !important; background-color: black; border: 0px; color: #1c1e21; font-size: 12px; max-height: calc(100vh - var(--header-height)); max-width: 100%; object-fit: contain; transition-property: none !important; white-space: normal;" />
Nesta foto, da década de 1920, vemos a mesma casa registrada à esquerda do Chafariz, vista também na primeira foto.
(Foto: Acervo Cristiane M. J. Gasparin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário