domingo, 31 de julho de 2022

OS SÁBADOS NA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, ANTIGAMENTE A revista Ilustração Paranaense, edição de 1928, apresenta uma crônica de Raul Gomes intitulada “Os sábados na Rua José Bonifácio”

 OS SÁBADOS NA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, ANTIGAMENTE
A revista Ilustração Paranaense, edição de 1928, apresenta uma crônica de Raul Gomes intitulada “Os sábados na Rua José Bonifácio”

OS SÁBADOS NA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, ANTIGAMENTE
A revista Ilustração Paranaense, edição de 1928, apresenta uma crônica de Raul Gomes intitulada “Os sábados na Rua José Bonifácio” - dedicada ao pintor paranista Lange de Morretes -, onde descreve e comenta o exotismo e a singularidade das camponesas polonesas, em suas visitas à cidade:
" É aos sábados. Desde cedo há naquela rua, coração da urbs da graça, - uma concentração de carrocinhas coloniais. [...]
No inverno aparecem abarrotadas de pinhão, milho, abóboras.
No verão de frutas e hortaliças.
Guiam-nas mulheres, em geral velhas ou maduras.
É no dia das aquisições. [...]
Varejam as casas prediletas, as de armarinhos, fazendas, sapatos, roupas feitas, secos e molhados, açougues, padeiros. [...]
Ranzinzam. Exaltam-se. Brigam. Na ávara disputa de um tostão.
E sempre compram bastante.
Porém quanto suor na porfia enervante a acirrada da pechincha!
Dão serviço aos caixeiros traquejados no suplício de as aguentar. [...]
Ó a graça primitiva e quase silvestre desse 'meeting' de mulheres, enchendo o seio urbano de alacridade e vibração, jocundo eco da vida campesina e feliz!
15px; margin: 0.5em 0px 0px; overflow-wrap: break-word; transition-property: none !important; white-space: pre-wrap;">
Essas rústicas e despreocupadas madamas oferecem, com seus encontros assíduos, salutaríssima lição à nossa gente, lição, aliás até aqui inapercebida dos competentes. "
Nesta foto da década de 1920, as colonas polonesas, descritas por Raul Gomes, destacam-se nas calçadas da Rua José Bonifácio, Curitiba, com suas típicas vestimentas, e em suas carroças.
(Foto: Casa da Memória de Curitiba)
Paulo Grani


Pode ser uma imagem de 6 pessoas e ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário