terça-feira, 19 de julho de 2022

OS INTEGRALISTAS EM CURITIBA Em 19/11/1937, milhares de jovens integralistas reúnem-se na Praça Tiradentes fazendo a saudação nazista.

 OS INTEGRALISTAS EM CURITIBA
Em 19/11/1937, milhares de jovens integralistas reúnem-se na Praça Tiradentes fazendo a saudação nazista.

OS INTEGRALISTAS EM CURITIBA
Em 19/11/1937, milhares de jovens integralistas reúnem-se na Praça Tiradentes fazendo a saudação nazista.
As notícias fervilhavam com informações vindas da Europa, onde Hitler, Mussolini, Franco e Salazar governavam seus países sob o tacão das ditaduras. No Brasil, o ditador Getúlio Vargas instituía o Estado Novo arrochando o regime. No Paraná, o interventor Manoel Ribas dirigia o estado e Curitiba teria três prefeitos. [...]
Entre os movimentos políticos que abalaram a cidade no período pré-guerra, nada foi mais forte que os participantes do Integralismo cujo líder era Plínio Salgado. Movimento fascista espelhado tanto em Mussolini como no nacional socialismo de Hitler, encontrou apoio principalmente entre os descendentes de alemães e italianos, que residiam em Curitiba, tendo também como adeptos seguidores das religiões católicas e luteranas.
Eram comum os desfiles dos simpatizantes do integralismo pelas ruas da cidade, todos vestindo camisas verdes, uma cópia tupiniquim dos camisas negras do fascismo italiano e dos camisas marrons, do nazismo alemão. Ficou famosa a reunião realizada no Teatro Guayra, à noite, após um desfile pela cidade com os participantes portando archotes. Uma verdadeira marcha au flambeau.
A não ser por essas agitações esporádicas de tais extremistas, Curitiba ia levando sua vida de cidade pacata, divertindo-se nos cinemas do centro da cidade. Participando das retretas que as bandas militares proporcionavam no coreto da Praça Osório ou então no coreto Mourisco do Passeio Público. [...]."
(Extraído da Gazeta do Povo / Foto: Acervo Cid Destefani)
Paulo Grani.Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário