CONHECENDO OS PRIMÓRDIOS DO HOSPITAL GERAL DE CURITIBA
CONHECENDO OS PRIMÓRDIOS DO HOSPITAL GERAL DE CURITIBA
Instalada na antiga Rua Aquidaban, atual Rua Emiliano Perneta, a Enfermaria Militar perdurou até 1890 quando foi criado o Hospital Militar de 2ª classe do 5º Distrito Militar do Paraná e consequente transferência para um prédio na antiga Praça da República, hoje Praça Rui Barbosa, lá permanecendo por mais de 30 anos. Naquela época o Hospital desenvolveu intensa atividade e relevante participação na vida da comunidade, ao ponto de o local ficar conhecido como “Praça do Hospital”.
O Hospital Militar, nesse período, participou ativamente no atendimento às vítimas dos conflitos ocorridos na região, como a Revolta da Armada (1894), a Guerra do Contestado (1912-1916) e o Movimento Tenentista (1930-1932), destacando-se, ainda, no atendimento à população civil durante as epidemias de cólera e gripe espanhola de 1918.
O crescente aumento dos efetivos na guarnição levaria à aquisição de um novo terreno e a construção de uma edificação mais moderna, em estrutura pavilhonar, conforme a orientação arquitetônica da época. Assim surgia em 02 de junho de 1924, com a nova reestruturação do Serviço de Saúde do Exército, o Hospital Militar de Curitiba, construído num terreno de aproximadamente 24.000 m², limitado pelas ruas Vicente Machado, Francisco Rocha, Teixeira Coelho e Gutemberg, no bairro do Batel, cuja localização permanece até os dias de hoje.
Na foto de 1929, suas instalações em forma pavilhonar. Em 1956, em uma reforma foi construído o pavilhão principal e, em 1982 houve a construção do edifício de cinco andares, onde hoje funcionam o pronto atendimento e os ambulatórios médico e odontológico.
(Fonte: hgec.eb.mil.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário