domingo, 23 de julho de 2023

CONHECENDO OS PRIMÓRDIOS DO HOSPITAL GERAL DE CURITIBA

 CONHECENDO OS PRIMÓRDIOS DO HOSPITAL GERAL DE CURITIBA


CONHECENDO OS PRIMÓRDIOS DO HOSPITAL GERAL DE CURITIBA
Em 01/07/1862, foi criada a “Enfermaria Militar do Corpo de Guarnição do Paraná”, para atender ao aumento expressivo dos soldados efetivos locais oriundos da reestruturação do Exército em distritos militares.
Instalada na antiga Rua Aquidaban, atual Rua Emiliano Perneta, a Enfermaria Militar perdurou até 1890 quando foi criado o Hospital Militar de 2ª classe do 5º Distrito Militar do Paraná e consequente transferência para um prédio na antiga Praça da República, hoje Praça Rui Barbosa, lá permanecendo por mais de 30 anos. Naquela época o Hospital desenvolveu intensa atividade e relevante participação na vida da comunidade, ao ponto de o local ficar conhecido como “Praça do Hospital”.
O Hospital Militar, nesse período, participou ativamente no atendimento às vítimas dos conflitos ocorridos na região, como a Revolta da Armada (1894), a Guerra do Contestado (1912-1916) e o Movimento Tenentista (1930-1932), destacando-se, ainda, no atendimento à população civil durante as epidemias de cólera e gripe espanhola de 1918.
O crescente aumento dos efetivos na guarnição levaria à aquisição de um novo terreno e a construção de uma edificação mais moderna, em estrutura pavilhonar, conforme a orientação arquitetônica da época. Assim surgia em 02 de junho de 1924, com a nova reestruturação do Serviço de Saúde do Exército, o Hospital Militar de Curitiba, construído num terreno de aproximadamente 24.000 m², limitado pelas ruas Vicente Machado, Francisco Rocha, Teixeira Coelho e Gutemberg, no bairro do Batel, cuja localização permanece até os dias de hoje.
Na foto de 1929, suas instalações em forma pavilhonar. Em 1956, em uma reforma foi construído o pavilhão principal e, em 1982 houve a construção do edifício de cinco andares, onde hoje funcionam o pronto atendimento e os ambulatórios médico e odontológico.
(Fonte: hgec.eb.mil.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário