O PRIMEIRO SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO NO BRASIL
Fiquei maravilhado em ver uma grande quantia de telas de TV, mesas com botões, telefones e outros babilaques, os quais eu nada entendia. Aquilo lembrou-me a sala de comando do submarino "Seaview", da série Viagem ao Fundo do Mar, algo tão futurista que nos fazia levantar os pelos. Era intrigante ver resumido naquelas telas de TV, o abrir e fechar dos sinaleiros, a alternância de pessoas e automóveis seguindo suas direções, etc.
O PRIMEIRO SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO NO BRASIL
Lembro-me que, naqueles dias, corria a notícia que Curitiba tinha implantado um sistema de monitoramento do trânsito, através de câmeras instaladas no anel central da cidade, o qual era operado a partir de uma sala especialmente montada dentro da rodoviária. Então, enquanto aguardava o horário de partida do meu ônibus de retorno, resolvi dar uma espiada na porta daquela sala.
Fiquei maravilhado em ver uma grande quantia de telas de TV, mesas com botões, telefones e outros babilaques, os quais eu nada entendia. Aquilo lembrou-me a sala de comando do submarino "Seaview", da série Viagem ao Fundo do Mar, algo tão futurista que nos fazia levantar os pelos. Era intrigante ver resumido naquelas telas de TV, o abrir e fechar dos sinaleiros, a alternância de pessoas e automóveis seguindo suas direções, etc.
Aquela tecnologia de ponta, chegou em Curitiba em dezembro de 1973, nas vésperas no Natal, quando 12 câmeras foram distribuídas em locais estratégicos da cidade, cujo sistema havia sido importado do Japão, ao custo de 1,2 milhão de cruzeiros e era o quarto a funcionar no mundo e o primeiro do Brasil. Fora do Japão, só existiam similares nas cidades de Liverpool e Estocolmo. (Revista Veja, 2 jan 1974).
O Sistema de Controle de Trânsito de Curitiba era chefiado pelo capitão Juarez Lustosa dos Santos, conhecido na época por capitão Lustosa.
(Foto: Acervo familiar de Rita de Cássia Pasqualin Stachera, filha do capitão Lustosa)
Paulo Grani
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